Caia na folia com muito estilo

Designer friburguense inova na criação de camisas
sexta-feira, 01 de fevereiro de 2013
por Jornal A Voz da Serra
Caia na folia com muito estilo
Caia na folia com muito estilo

Juliana Scarini 

A designer friburguense Juliana Florêncio inovou na criação de camisas de carnaval. Em 2010, procurando trabalho como freelancer no Rio de Janeiro, contatou um cliente que trabalha há anos com camisas de carnaval no Mercado Popular da Uruguaiana. Desde então, criar essas camisas se tornou um desafio muito prazeroso e cheio de originalidade.
“Aceitei o trabalho, que na época representou um grande desafio, pois as camisas de carnaval são um ícone da cultura do samba no Rio de Janeiro”, comenta Juliana, lembrando que a ideia era criar sem fugir do estilo que já existia. “Eu particularmente tinha vontade de inovar dentro desse estilo, trazendo a concepção de um design moderno, mais fashionista, para dentro deste trabalho, como, por exemplo, imagens com efeitos e não apenas uma sobreposição e montagem simplesmente, como observei que vinha sendo feito anteriormente”, frisou.
 Com o objetivo de criar camisas que impressionassem não apenas os integrantes e simpatizantes das escolas, mas também o público mais crítico e exigente, Juliana optou por fazer as camisas de acordo com o samba-enredo e os pontos fortes do samba. “Dentro deste tema realizei pesquisas para que toda a camisa tivesse um contexto, em vez de ser apenas um amontoado de imagens jogadas de maneira aleatória. Sendo assim, fiz camisas para todos os enredos das escolas de samba do grupo especial do Rio de Janeiro através deste cliente do mercado popular”, destaca a designer.
Escolas como União da Ilha, Mocidade, Grande Rio, Beija Flor, Mangueira, Salgueiro, São Clemente, entre outras, tiveram suas camisas assinadas pela designer friburguense.
Em 2011 ela foi procurada por um representante de uma escola de samba de Sesimbra, em Portugal, localizada ao sul de Lisboa. “Nesta cidade se realiza uma grande festa de carnaval, nos moldes do carnaval brasileiro”, informa Juliana. Desta forma, criou camisas para a bateria e o enredo dos carnavais 2012 e 2013 da escola de samba portuguesa G.R.E.S. Bota No Rego. “Eles têm nomes muito peculiares para as escolas”, afirma, bem-humorada. 
O sucesso das camisas em Portugal foi tão grande que as concorrentes da “Bota no Rego” também se interessaram pelo trabalho de design nas camisas. Assim, a Trepa no Coqueiro e a Batuque do Conde também aderiram ao trabalho de Juliana Florencio. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade