Cafeomancia: lendo o futuro na borra do café

sexta-feira, 16 de abril de 2010
por Jornal A Voz da Serra

Muito difundida nos países árabes, a cafeomancia, técnica usada para ver o futuro através da borra de café, tornou-se uma de suas mais ricas tradições, principalmente no Irã, na Turquia e no sul da Rússia, onde era praticada pelas cortes dos grandes czares. Atualmente a prática é muito comum na Turquia e nos países do norte da África, que a conservam há vários séculos, transmitindo-a de geração a geração.

Dizem os entendidos no assunto que a cafeomancia ajuda no desenvolvimento da intuição, facilitando a comunicação espiritual, e exercita a percepção espiritual, na medida em que se tenta desvendar os significados dos símbolos.

Para desvendar o oráculo, a preparação do ambiente é importante. Não é aconselhável fazer a borra de café quando se está angustiado ou muito ansioso, para não influenciar nos significados. O ideal é purificar o ambiente com incenso e preparar um copo com água e sal, para ajudar a afastar energias negativas. Feito isso, basta iniciar a leitura que, ao contrário do que se possa pensar, não é difícil, exige apenas muita concentração e sensibilidade para perceber com clareza a figura que surgirá e decifrá-la.

Como fazer

Para preparar o café, misture numa panela uma colher de sopa de pó de café, uma colher de sopa de açúcar e uma xícara de chá de água. Leve ao fogo brando, deixando ferver por três vezes. Em seguida, coloque o café numa xícara de louça branca, sem relevo ou desenho, e deixe descansar por alguns minutos. Beba o café lentamente, concentrando-se em seu pedido ou na pergunta desejada. Quando terminar, coloque o pires sobre a xícara, como se fosse uma tampa, e vire-o, num movimento rápido. Deixe descansar por mais alguns minutos. A xícara estará, então, pronta para a leitura, que deve ser feita sempre no sentido horário, ou seja, da esquerda para a direita.

Observe com bastante atenção as figuras que se formam na parede da xícara. Se aparecerem figuras verticais, como colunas, atravessando a altura da xícara, considere as marcas como símbolos do tempo, correspondendo a um mês cada uma delas.

Olhando atentamente e utilizando a imaginação, veja com que se parecem as figuras formadas com as borras de café e anote-as. Quando terminar a leitura da parede da xícara, leia também seu fundo, anotando novamente as figuras que encontrar.

Neste processo de iniciação à arte da cafeomancia, procure usar sua imaginação de forma criativa para visualizar as imagens formadas na parede e no fundo da xícara.

Vale ressaltar que uma boa leitura depende de dois fatores: o significado das figuras e a posição delas na xícara. Se as imagens se formarem à esquerda da asa é sinal de que está sofrendo influência do passado. À direita, significa que está sob influência de fatos futuros. Próximas da asa ou da borda indica que o resultado da sua leitura aparecerá mais rápido e, nas laterais, os acontecimentos serão mais para o futuro.

Se, por acaso, a xícara mostrar apenas uma visão indistinta, visualmente confusa, considere o momento como disperso: o ambiente ou a pessoa estão carregados. Concentre-se e faça outra leitura. Caso não obtenha respostas, melhor deixar para outro dia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade