Amine Silvares
Uma nova iniciativa do governo municipal para cuidar da saúde dos jovens teve início na manhã da última sexta-feira, dia 19. A política de atenção voltada para a saúde dos adolescentes é uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde com a Gerência de Vigilância em Saúde, Gerência de Atenção Integral à Saúde, Coordenação da Estratégia de Saúde da Família e da Secretaria Municipal de Educação, e implantou a Caderneta de Saúde do Adolescente com sucesso, levando informações sobre prevenção aos estudantes do quinto ao nono anos da rede municipal. O lançamento aconteceu na Policlínica Centro Dr. Sylvio Henrique Braune, no Suspiro.
As ações da Caderneta de Saúde do Adolescente são integradas com as escolas. De acordo com Fátima Carestiato, coordenadora de Projetos Especiais da Secretaria Municipal de Educação, “nas escolas eles serão direcionados para o posto de saúde mais próximo”. No evento de lançamento, jovens das escolas Rui Barbosa, Odette Penna Muniz, Juscelino Kubsticheck, Américo Ventura, Dermeval Barbosa Moreira e Rei Alberto participaram de oficinas de conscientização sobre tabagismo, drogas, alimentação saudável, atividades físicas, cultura da paz, higiene pessoal, saúde bucal e sexo seguro, além de ter a oportunidade de colocar sua caderneta de vacinação em dia.
Ao todo, 69 jovens, entre 12 e 17 anos, participaram das ações do dia, que contou com a presença do secretário municipal de Educação, Marcelo Verly. Ele destacou que “os adolescentes e pré-adolescentes estão em um momento de definições e têm o poder de influenciar seus amigos e familiares, e os princípios apresentados aqui fazem parte de uma estratégia mais ampla de prevenção na área de saúde”. Verly ainda afirmou que a Secretaria de Educação apoia este tipo de atitude e que surgirão mais parcerias como essa.
A saúde do adolescente, que sempre esteve desvalorizada, ganha destaque com esta iniciativa. A dr.ª Rosane Siqueira, coordenadora da Saúde do Adolescente e Jovem, da Fundação Municipal de Saúde, e uma das idealizadoras do evento, afirmou: “Temos uma dívida com o adolescente, pois ele não se encaixa na saúde infantil e nem dos adultos. Eles precisavam de uma atenção direcionada e diferenciada”. Com a participação dos alunos da Faculdade de Odontologia da UFF e do curso de enfermagem da Unesa, o dia foi marcado por diversas atividades relacionadas à saúde, além do sorteio de brindes e dança. Vale frisar que é importante saber falar com o jovem sobre a necessidade da prevenção para se criar adultos saudáveis.
Deixe o seu comentário