Cadastro em site inibe abuso de ligações de telemarketing

Inclusão em lista Não Me Perturbe impede oferta de serviços como pacotes de telefonia, acesso à internet e TV paga
terça-feira, 16 de julho de 2019
por Jornal A Voz da Serra
O site Não Me Perturbe, onde clientes devem se cadastrar
O site Não Me Perturbe, onde clientes devem se cadastrar

Já está em vigor a lista Não Me Perturbe para as operadoras de telecomunicações. Clientes incluídos nesse grupo não poderão ser alvo de ligações de telemarketing de empresas como Algar, Claro/Net, Nextel, Oi, Sercomtel, Sky, TIM e Vivo para a venda de serviços, como pacotes de telefonia, acesso à internet e TV paga. A medida foi uma determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

As pessoas que não desejarem receber esse tipo de chamada podem incluir seu nome no site criado para a iniciativa, o Não Me Perturbe (CLIQUE AQUI PARA ACESSAR), no ar a partir desta terça-feira, 16.

As empresas também deverão criar e divulgar amplamente um canal por meio do qual o consumidor possa manifestar o seu desejo de não receber ligações.

Segundo a Anatel, se uma pessoa solicitar a sua inclusão e continuar recebendo ligações de oferta de bens e serviços de telecomunicações, ele pode ligar para o número 1331 e fazer uma reclamação. As sanções podem variar de advertência a multa de até R$ 50 milhões.

Outra decisão da Anatel é que essas empresas não poderão mais efetuar ligações telefônicas com o objetivo de oferecer seus pacotes ou serviços de telecomunicações para os consumidores que registrarem o número na lista nacional a ser criada.

As companhias vão ter de abrir canais para que seus clientes possam solicitar a inclusão no grupo, que passará a não poder mais receber ligações com ofertas de serviços de telecomunicações. Assim, na prática, as empresas ficam impedidas se oferecer seus produtos e serviços utilizando o telemarketing.

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