A Secretaria estadual do Ambiente inaugurou dia 18 o primeiro parque fluvial do estado, em Cachoeiras de Macacu, com investimentos de R$ 2,8 milhões, oriundos do Fundo da Mata Atlântica. Com oito hectares, o parque fluvial visa a preservação da Bacia do Rio Macacu e o incentivo ao lazer e ecoturismo com seis km de ciclovia e de trilha e área reflorestada com espécies nativas.
Na mesma solenidade, foi inaugurada a sede da Área de Proteção Ambiental (APA) Estadual da Bacia do Rio Macacu, a Unidade de Policiamento Ambiental (UPAm) do Parque Estadual dos Três Picos—a quarta instalada só este ano no estado.
Ao participar da solenidade, o secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, destacou que o governo do estado, ao criar as UPAms, dá um importante passo para intensificar o combate aos crimes ambientais. Com um efetivo de 22 policiais militares, a UPAm dos Três Picos atuará em três frentes: combate aos crimes ambientais dentro da unidade de conservação; no entorno do parque, em ações de prevenção a crimes ambientais; e na região onde o parque está situado, como, por exemplo, no apoio às ações de repressão a crimes ambientais.
“Além de reforçar ações de preservação ambiental e combater crimes ambientais, as UPAms auxiliam a incentivar a prática do ecoturismo, por exemplo. Em quatro anos, o nosso objetivo é quadruplicar o número de visitantes nos nossos parques, passando de 220 mil para 800 mil”, ressaltou o secretário.
Ao destacar que o Parque dos Três Picos é a maior unidade de conservação do estado, com 60 mil hectares, abrangendo Nova Friburgo, Cachoeiras, Teresópolis, Silva Jardim e Guapimirim, Minc virou-se para os 22 policiais militares da UPAm e disse:
“Estamos falando do maior parque do Estado do Rio de Janeiro. A joia da nossa coroa está nas mãos de vocês. Isso não é pouca coisa”, destacou o secretário Carlos Minc, ressaltando que o município de Cachoeiras de Macacu é um dos campeões de ICMS Verde, devido a ações ambientais como acabar com o seu lixão e a criação de unidades de conservação ambiental que somam seis mil hectares de área protegida.
Presente à cerimônia, a presidente do Inea, Marilene Ramos, destacou que o parque fluvial irá incentivar o ecoturismo e garantir mais quantidade e qualidade de água para consumo da população, fortalecer os corredores verdes de Mata Atlântica, restaurar a biodiversidade, evitando o assoreamento dos rios. “Então, o parque fluvial e sede da APA estadual, tudo isso complementa o trabalho de reflorestamento feito a ônus na Bacia do Rio Macacu”, destacou.
Também estiveram presentes o prefeito de Cachoeiras de Macacu, Rafael Muzzi, o secretário de Meio Ambiente de Cachoeiras, Paulo Schiavo, o comandante do Comando de Polícia Ambiental (CPAm), coronel João Silvestre de Araújo, entre outros. Na mesma solenidade, o capitão Jorge Luís Claudio foi empossado comandante da UPAm do Parque Estadual dos Três Picos.
Deixe o seu comentário