Cabo Frio sediou encontro regional de CVBs cariocas

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010
por Jornal A Voz da Serra

o dia 5 de fevereiro aconteceu o I Encontro Regional dos Conventions & Visitors Bureaux (CVBs) de Araruama, Cabo Frio, Rio das Ostras, Macaé e Nova Friburgo, na sala de reuniões do Sebrae Baixadas Litorâneas, em Cabo Frio. Estiveram presentes o presidente do Araruama CVB, Lourival Silva, o vice-presidente do Macaé CVB, Leonardo Anderson, o representante do II Salão de Turismo do RJ, Edson Biá, a executiva do Nova Friburgo CVB, Valéria Cristina Kratochwill, a diretora do Rio das Ostras CVB, Carla Ennes, a assessora do Sebrae, Juliana e alguns convidados.  

Diversos temas foram debatidos, entre eles, a necessidade financeira dos CVBs quanto à captação de recursos, principalmente a contribuição para o turismo ou room tax, que é urgente e necessita de apoio da federação dos CVBs do estado do Rio quanto a materiais de divulgação, bem como de palestrantes para criar uma maior participação por parte dos empresários da área de hospitalidade dos municípios. Outro tema tratado foi quanto às participações em feiras e eventos do Trade Turístico no Brasil e no exterior, principalmente nos eventos promovidos ou apoiados pela Confederação Brasileira dos CVBs, nos quais a participação dos CVBs do Rio de Janeiro ainda é inexpressiva.

“Estamos criando uma mobilização autenticamente empresarial numa das regiões mais belas do Brasil, mas ainda sem apoio de recursos financeiros do país, com poucos recursos do estado e somente recursos das cidades, muitas vezes insuficientes e direcionados sem a participação do trade local. Com a criação dos CVBs se está trabalhando duro para recuperar o tempo perdido e desta forma estamos envolvendo a iniciativa privada em temas que historicamente eram tratados apenas pelos governos locais”, disse Marco Navega, presidente do Macaé CVB.

Já o anfitrião do encontro, Radamés Muniz, presidente do Cabo Frio CVB, declarou ter sido um encontro excelente para aproximar os CVBs do interior. “Vamos realizar workshops com os municípios vizinhos e mostrar o mar para os cidadãos da serra e vice-versa, criando novos negócios para os mantenedores de nossos CVBs, com clientes que estão mais perto de nós e com vantagens competitivas e comerciais”, ressalvou. 

O Nova Friburgo CVB foi o idealizador do encontro e o presidente em exercício, José Leonardo Mattos, foi enfático ao afirmar: “Devemos construir parcerias fortes entre os CVBs vizinhos, sob pena de, se não o fizermos, ficarmos isolados num mercado que está se tornando a cada dia mais seletivo e disputado. Os destinos devem se unir em projetos regionais, tal como o Serramar, patrocinado pelo Ministério do Turismo e pelo Sebrae, aproximando as regiões turísticas da Costa do Sol e da Serra Verde Imperial no estado do Rio, deixando para o visitante escolher a melhor viagem entre um cardápio de ofertas criados com profissionalismo e qualidade”. 

O gestor do projeto da estrada Serramar, Ronald, informou que “estaremos recebendo em breve o cardápio de ofertas desenvolvido nesta parceria entre MTur, Sebrae e os 12 municípios integrantes, representados pelos setores públicos e privados para, em seguida, realizarmos a distribuição e comercialização em feiras e encontros de turismo nacionais e internacionais. O MTur disponibilizará este conteúdo no site www.turismo.gov.br”. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade