“Realize seu sonho na íntegra.” Este é o conselho que o cabeleireiro e maquiador Kico Moraes dá às noivas. Seguir tendências e modismos só vale a pena quando estes fazem parte dos sonhos de quem vai casar. Experiência com noivas, ele tem. Começou quando poucos profissionais trabalhavam neste segmento em Nova Friburgo.
Ser o responsável pelo visual da noiva não é uma tarefa tão fácil assim. Além do alto conhecimento técnico, o profissional necessita estar preparado para atendê-la num dia importante de sua vida. “Não tem como atender outra cliente naquele dia. Por isso eu fecho o salão só para ela. Tive que me estruturar, hoje eu disponho de uma sala para ela se arrumar, uma cozinha para oferecer alimentos leves e até champanhe. É o dia dela”, diz Kico, que presenteia as noivas com chinelos e robe personalizados, para que elas fiquem à vontade nas várias horas de preparação.
Em tempos de superprodução, quando algumas noivas registram tudo, até mesmo o momento em que estão sendo maquiadas e penteadas, é fundamental que haja um ambiente descontraído e agradável, exclusivo. “Praticamente não existe mais noiva nervosa antes do casamento, até porque elas estão muito bem amparadas com a grande gama de serviços que hoje são oferecidos. Por outro lado, há muita gente envolvida. É comum, por exemplo, a presença de umas oito ou mais pessoas no salão. Agora, todos querem um making-of, então são dois fotógrafos, duas pessoas filmando, mais a mãe da noiva, a irmã ou uma amiga, além de nós. Se não tivermos um bom esquema, com um cronograma bem feito, com infraestrutura, corremos o risco de deixar a noiva estressada”, resume Kico.
Ele recomenda que as noivas marquem horário com seus maquiadores e cabeleireiros com um ano de antecedência. Pode parecer muito tempo, mas os profissionais especializados nesses serviços estão sempre com a agenda cheia. “Tenho horário marcado até para 2014. Este ano, minha agenda já está lotada. Nesse período, acabamos criando um vínculo porque, geralmente, elas me procuram para eu dar opinião sobre a grinalda e o véu, por exemplo. Adiciono-as no Facebook, enfim, criamos um laço, o que é muito bom para eu conhecê-las bem. Penso na noiva como um todo, e não só do pescoço para cima”, afirma o cabeleireiro.
Tendências
Nem sempre seguir as tendências vai deixar a noiva feliz. Para Kico, o importante é que ela se case do jeito que sempre desejou. “Às vezes a tendência não combina com o sonho dela. Eu sempre digo: seja feliz, realize seu sonho na íntegra, independente das tendências. A maquiagem, por exemplo, tem que deixar a noiva com a cara dela mesmo, é importante que as pessoas a reconheçam. Ela tem que estar linda sendo ela mesma.”
Mesmo destacando que é fundamental a noiva se casar de acordo com o que sempre sonhou, Kico aponta algumas tendências. Os vestidos de noiva estão mais “secos”, o que possibilita cabelos mais ousados, desfiados, despretensiosos. As grinaldas estão cada vez mais chiques, assinadas até por designers famosos. “Mas nada disso vale para aquelas que se imaginaram totalmente diferentes”, reafirma.
Um conselho que Kico dá a todas as noivas nada tem a ver com tendência ou modismo, mas ao lado prático do evento: “Sempre digo para elas irem de cabelos presos e por um único motivo. Antigamente, as festas eram mais frias, hoje não, são calorosas, todos se abraçam, dançam a noite inteira. Resultado: a noiva acaba descabelada. Cabelo preso garante que ela esteja arrumada a noite inteira. Mas não vamos esquecer a recomendação: se ela sonhou casar com cabelo solto...”.
Deixe o seu comentário