A cabeleireira e estilista da capital paulista, Maria Rita Dias, entra novamente para o RankBrasil – empresa que registra recordes brasileiros –pelo Maior número de peças confeccionadas com cabelos humanos.
Talento original, a recordista produziu 32 peças, entre roupas, chapéus, quadros, bolsa, sandálias, colares, escultura e até um cachorro de enfeite. São itens variados, mas com a mesma e inusitada matéria-prima: cabelos de pessoas.
Nascida na cidade de Poções – BA, Maria Rita é cabeleireira há 13 anos e há oito ela confeccionou a primeira peça de sua coleção. “Durante uma madrugada tive a ideia e então criei meu primeiro top e uma saia”, lembra.
Há cerca de um ano, a cabeleireira percebeu que podia fazer muitas outras coisas com cabelos e começou a produção dos mais diversos produtos: “Usando a criatividade e com força de vontade é possível fazer qualquer peça a partir desta matéria-prima”.
Entre os itens da coleção, a recordista destaca dois quadros, um de um tigre e outro de sua sobrinha. “Eles ficaram lindos e chamam muito a atenção, surpreendendo a todos que os visualizam”, diz.
Sobre conquistar um novo recorde brasileiro e entrar mais uma vez para o RankBrasil, Maria Rita conta que é um sonho realizado, uma satisfação. “Isto mostra minha capacidade de superação e que posso realizar todos os meus objetivos: considero-me uma vitoriosa por duas vezes”, comemora.
Ela comenta ainda que pretende produzir novos produtos: “Fico imaginando o que mais posso criar com cabelos e sei que ainda terei muitas outras inspirações e acabarei surpreendendo a mim mesma”.
Para os interessados em um produto exclusivo e bastante diferente, Maria Rita nunca vendeu as peças, mas não descarta a possibilidade de comercialização. “É um trabalho demorado e o valor de cada item deve ser compatível ao tempo dedicado”, completa.
Materiais e técnicas
Segundo a recordista, a matéria-prima utilizada é reaproveitada de seu próprio salão de beleza, com os cortes dos clientes. Quando precisa de maior quantidade, ela adquire o produto em lojas especializadas em cabelos.
Para a produção de roupas, Maria Rita explica que faz a cor desejada a partir de coloração, colorindo ou descolorindo, e então aplica os cabelos no tecido.
Nos trabalhos de arte, ela revela que, depois de colorir, picota os cabelos, buscando sempre um trabalho de qualidade. A confecção das peças exige outros materiais, como tecidos, tela, pincel, cola, tintas para obter a cor, spray secante, água e tesoura.
Outro recorde
Maria Rita Dias também está no RankBrasil pela Maior coleção de roupas confeccionadas com cabelos, recorde conquistado no ano de 2010.
Coleção recordista
14 peças de roupa
5 quadros
2 sandálias
2 colares
2 chapéus
1 porta caneta com passarinho
1 cachorro
1 escultura
1 jarra
1 bolsa
1 pulseira
1 par de brincos
Deixe o seu comentário