Amamentar aumenta proteção ontra câncer de mama
Uma pesquisa feita pela Universidade da Carolina do Norte, nos EUA, comprovou que mulheres com parentes de primeiro grau com câncer de mama, mas que amamentaram têm uma chance 59% menor de desenvolver a doença antes da menopausa.
A pesquisa, que durou oito anos, representa mais um aspecto importante dos benefícios da amamentação e acaba de ser publicada na revista Archives of Internal Medicine.
Depois de analisar mais de 60 mil mulheres, ficou confirmado o efeito protetor da amamentação no caso de doença na família. Já as que não tinham história familiar de câncer de mama não se beneficiaram do efeito protetor da amamentação.
Os pesquisadores ainda não conseguiram explicar os motivos pelos quais a amamentação protege contra o câncer. Acreditam, porém, que ela tem a ver com as alterações ocorridas na mama durante esse período como, por exemplo, o aumento de volume das glândulas mamárias.
Cremes e laser ajudam a combater olheiras
O cansaço físico, noites mal-dormidas e o estresse físico ou emocional são, sabidamente, os principais causadores de olheiras. Mas o fumo e o excesso de bebidas alcoólicas também colaboram para o surgimento ou piora das manchas. Quem tem tendência a apresentar olheiras também deve diminuir o consumo de sal. As olheiras também têm a ver com uma tendência genética e estar associadas ao período menstrual.
Por enquanto, não têm uma cura definitiva, mas há diversos tratamentos que prometem atenuar bastante as manchas. As mais eficientes são as sessões de laser, mas também são usados clareadores e antioxidantes à base de vitamina C. Os cremes não fazem com que as manchas desapareçam, mas melhoram bastante seu aspecto.
A aplicação de cremes hidratantes estimula a circulação e a vasodilatação, diminuindo as bolsas. Entretanto, algumas receitas caseiras, como as tradicionais compressas geladas com chá preto ou de camomila também podem ser usadas para disfarçar as olheiras. Saunas e banhos quentes também ajudam a atenuar as manchas.
A maquiagem ajuda bastante a disfarçar as olheiras, mas é fundamental acertar na escolha do corretivo. O produto deve ser aplicado em toda a pálpebra superior e na inferior, no canto dos olhos e no canto do nariz. É preciso uniformizar o tom do corretivo com o restante da pele do rosto. Se a mancha for arroxeada, o corretivo deve ser amarelo; no caso desta ser esverdeada, o corretor deve ser rosado; se for amarronzadas, bege e acinzentada, laranja. O corretivo deve ser aplicado com um bastão bem seco e fixado com pó facial aplicado com esponja de espuma.
Os tratamentos mais modernos para eliminar ou atenuar as olheiras
· Carboxiterapia - Melhora a circulação local e diminui a flacidez da pele da pálpebra. O procedimento introduz um gás na região afetada e são necessárias, em média, cinco sessões.
· Peeling químico – Feito com ácidos que promovem esfoliação e clareamento da região. Esse tratamento só deve ser feito por médicos para evitar manchas.
· Fototerapia por laser - O laser atua sobre os pigmentos da pele, aumentando sua capacidade de refletir a luz. Com isso, é possível clarear bastante as manchas. O laser também promove o aumento da circulação, descongestionando a região.
· Preenchimento com ácido hialurônico - Pode ser necessário se as olheiras forem muito profundas. Com isso, preenche-se o espaço vazio e estimula-se a produção de colágeno. Vale lembrar que o preenchimento com ácido hialurônico é temporário (dura cerca de um ano), pois o produto é reabsorvido pelo corpo.
Deixe o seu comentário