Karina Monnerat
As chuvas que caíram em março em Nova Friburgo, causando alagamentos nas principais ruas do Centro e de outros bairros, levaram medo à grande parte da população, que ainda sofre por conta da tragédia do último dia 12 de janeiro. Este mês as chuvas diminuíram, mas ainda assim ocorreram alagamentos na cidade, como em Conselheiro Paulino na noite do último domingo, 24. A principal causa, em alguns pontos do município, é o entupimento dos bueiros — gerando acúmulo de água nos cantos da rua e alagamento de ruas e avenidas.
De acordo com Vanor Pacheco, secretário municipal de Serviços Públicos, a Prefeitura possui uma equipe encarregada da limpeza de galerias todos os dias na cidade, o que vem sendo feito rotineiramente desde o início de janeiro, quando ele assumiu o cargo. O grande problema, segundo Vanozinho, é que Nova Friburgo possui um sistema fluvial ultrapassado, que não comporta a quantidade de água trazida pelas chuvas, causando entupimentos e alagamentos nas vias. “É um trabalho contínuo, nós desentupimos cerca de oito bueiros por dia, mas toda vez que chove eles entopem novamente”, disse o secretário.
No mês de abril foram desentupidos e limpos os bueiros das ruas Duque de Caxias, Oliveira Botelho, Fernando Bizzotto, Ariosto Bento de Mello, Augusto Cardoso, Monte Líbano, Farinha Filho, Monsenhor Miranda, Luiz Spinelli, Sete de Setembro e Dante Laginestra, no Centro. As avenidas Alberto Braune e Campesina Friburguense também foram visitadas pela equipe, assim como a Praça Getúlio Vargas e a Travessa São João.
O secretário lembra que todos esses serviços são feitos em horários que não prejudicam o trânsito nem o fluxo de pedestres — geralmente à noite ou de manhã bem cedo — e que todas as reclamações neste sentido estão sendo atendidas. Depois de toda tragédia vivida na cidade, a chuva vem carregada de terra, areia e lixo, o que contribui ainda mais para os entupimentos dessas galerias antigas, que possuem pouco diâmetro. A Secretaria de Projetos Especiais está fazendo um estudo para ampliar o sistema fluvial da cidade, mas, enquanto isso não acontece, o trabalho da equipe de limpeza é constante e frequente, conforme garante a Prefeitura.
Deixe o seu comentário