Bruno Baeta fatura a segunda etapa do carioca de downhill em Paty do Alferes

quarta-feira, 31 de dezembro de 1969
por Jornal A Voz da Serra
Bruno Baeta fatura a segunda etapa do carioca de downhill em Paty do Alferes
Bruno Baeta fatura a segunda etapa do carioca de downhill em Paty do Alferes

Vinicius Gastin

Famosa pelos morros descampados e velozes — e sem muitos obstáculos naturais —, a pista de Paty do Alferes foi palco para mais uma vitória de Bruno Baeta. O atleta de Nova Friburgo faturou a primeira colocação na segunda etapa do Campeonato Carioca de Down Hill, categoria Master A2. A prova aconteceu no último fim de semana e reuniu alguns dos principais praticantes da modalidade no estado. 

"Estou feliz demais com a vitória na cidade de Paty do Alferes. A etapa foi realizada em um pico inédito, que com certeza foi aprovado por todos os pilotos. Isso em falar no fim de semana ao lado dos amigos. Agradeço muito ao amigo Cadico Ricardo Monteiro pela hospedagem da equipe. Também parabenizo aos outros pilotos friburguenses que também representaram muito bem a cidade. Vamos sempre em frente, sem nunca esquecer o prazer que temos de andar de bike”, enfatizou Baeta.

Favorito ao título de sua categoria, Bruno Baeta fez uma prova segura e de poucos erros. A característica veloz da pista, com boa parte do traçado sobre grama ou capim rasteiro e o restante sobre terra exige atenção e bastante preparo dos pilotos. O piloto friburguense cumpriu de forma competente a estratégia montada pela equipe e levou o troféu. A etapa é uma das mais tradicionais da competição, e desde o ano passado retornou ao circuito com novidades. A vitória em Paty do Alferes é considerada fundamental para alcançar as primeiras posições na tabela de classificação já nas provas iniciais.

"É sempre bom vencer provas importantes. Preciso agradecer a todos que me apóiam. A CCM Sports, Showrasquinho, Oficina Super Brilho, Oficina da Cor II, Intense Bike Shop, Edgar Freire Machado Guimarães, Underfloor, Capim Limão Suplementos, Marcelo Reis Team, Academia Body Club, Gaiamx, Importcycles, Skull Racing e ao Jornal A Voz da Serra.”


 

Baeta inicia o ano com vitória importante na segunda etapa do estadual de downhill

 

Tudo em casa

Acostumados à pista, atletas de Teresópolis e Ribeirão Preto faturam Copa Rio de Ciclismo

Cerca de 450 atletas percorreram o trajeto da primeira etapa da Copa Rio de Ciclismo no último domingo, 15. Mais do que disputar o troféu de campeão, os ciclistas puderam ter a satisfação de pedalar por um dos mais belos cenários esportivos do estado, em Itaipava. Na categoria elite masculino sagrou-se campeão Alan Valêncio Maniezzo, da equipe São Francisco Saúde, de Ribeirão Preto, e, na feminina, a vencedora foi a triatleta Lívia Bustamante, da OCE, de Belo Horizonte, moradora de Teresópolis. Ambos conhecem bem o percurso e aproveitaram a vantagem para andar mais rápido que os adversários.

A Copa Rio de Ciclismo fez parte das comemorações do aniversário de 172 anos da cidade de Petrópolis, celebrado na última segunda-feira, 16. A novidade foi a realização da prova infantil, a Copinha Tour do Rio, que reuniu mais de 80 crianças entre 2 e 12 anos. Muitos pais acompanharam as primeiras pedaladas dos filhos em uma prova, e o sucesso fez com que a organização do evento já confirmasse a competição infantil na próxima etapa da Copa Rio, em Angra dos Reis, no dia 19 de abril.

Na competição oficial, os ciclistas percorreram os 26 km de prova a partir do final da subida da serra Petrópolis-Teresópolis, na BR-495. Os campeões da elite já conheciam o percurso e tiraram proveito da familiaridade com a pista para superar os adversários. Lívia Bustamante, de 33 anos, mora em Teresópolis e Alan Valêncio, de 30 anos, já havia disputado outras provas no local. "Treino na serra duas vezes por semana. Até os buracos da estrada eu já conheço. Ainda assim eu fiquei surpresa, tinha muita gente boa participando. A prova é curta, mas é bastante dura. Como eu conheço bem, sabia onde podia forçar ou não”, explica.

Especialista em provas de montanha, Alan considerou a estratégia da equipe fundamental para a vitória. O atleta optou por andar mais forte nos 7 km finais e conseguiu ganhar distância para cruzar sozinho a linha de chegada "Fizemos um belo trabalho. Não deixamos nenhum atleta de outra equipe desgarrar, neutralizando as fugas, e saímos com a vitória”.

A Copa Rio é um dos caminhos para a classificação de equipes para o Tour do Rio, o maior evento de ciclismo da América Latina. Aos vencedores foram distribuídos prêmios que somam R$ 10 mil. 

 

Alan superou centenas de adversários para faturar o título da competição


Resultados da etapa:

 - Masculino:

1º- Alan Valêncio Maniezzo - São Francisco Saúde - 48min30seg

2º- Tiago Fiorilli - ECT - 49min44seg

3º- Antoelson Dornelles da Silva - São Francisco Saúde - 49min47seg

 

- Feminino:

1º- Lívia Bustamante - OCE - 59min31seg

2º- Roberta Stopa - No Limits Team -1h02min20seg

3º- Fernanda da Silva Souza - Funvic Soul Cycling - 1h03min56seg

 

Que fase...

Juniores do Frizão sofrem pesada derrota para o Bangu

Se a fase do time profissional do Friburguense não é boa — são seis jogos sem vencer no campeonato estadual —, a situação dos juniores também não é confortável. É preciso ressaltar que a equipe é formada, em sua maioria, por atletas do time juvenil (uma categoria abaixo em relação aos juniores), mas a instabilidade incomoda ao técnico Luiz Mendonça. 

No último domingo, 15, depois de um primeiro tempo equilibrado, o Bangu aproveitou as desatenções do Friburguense para construir a vitória por 6x1 no estádio Eduardo Guinle. Quatro gols aconteceram nos 15 minutos iniciais do segundo tempo, quando o Tricolor da Serra também teve o artilheiro Lohan expulso. Os juniores do Frizão voltam a campo no próximo sábado para enfrentar o Resende, às 13h45, no Vale do Aço.

Em um primeiro tempo equilibrado, com oportunidades para ambos os lados, fez a diferença a boa jogada de Ricardo e o faro de artilheiro de Lohan. Aos 29, o lateral esquerdo foi ao fundo e levantou com precisão na cabeça do camisa nove, que apenas testou no canto para vencer o goleiro. Antes, o Bangu havia chegado com perigo algumas vezes à meta de Jorge Luiz. Depois do gol, no entanto, o time de Luiz Mendonça passou a controlar as ações e criou mais chances para marcar o segundo. A mais clara esteve nos pés de Jarles, que arrancou praticamente do meio-campo, invadiu a área e acertou a trave. A equipe visitante sentiu o tento, e ameaçou menos o Friburguense. 

A exceção foi a cobrança de falta aos 32, na trave esquerda de Jorge. O lance reanimou o time carioca, que voltou a ter posse de bola e a criar situações. O gol de empate aconteceu já nos instantes finais.

Na etapa final, o Friburguense sofreu um verdadeiro apagão nos 15 minutos iniciais. O Bangu aproveitou a queda de rendimento e abriu larga vantagem, marcando quatro gols. A expulsão de Lohan diminuiu ainda mais as chances de reação do time de Mendonça, que ainda tentou promover algumas alterações. No entanto, o Bangu marcaria mais uma vez para dar números finais à partida.

 

Recheado de jogadores mais jovens, Frizão faz campanha irregular no estadual

 

Destaque da equipe, atacante Lohan marcou um gol e acabou expulso no segundo tempo






 


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade