“Bravo, Euterpe querida!”

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013
por Jornal A Voz da Serra

Sessão solene na Câmara Municipal nesta terça-feira, 19; Missa em Ação de Graças no domingo, 24 e um dia inteiro de comemorações na terça-feira, 26, a partir das 8h.
Nesta semana, a Sociedade Musical Beneficente Euterpe Friburguense vive e compartilha com a sociedade local momentos especiais e muito significativos: a comemoração de seus 150 anos de fundação, resultado de uma promessa do ex-oficial músico Samuel Antonio dos Santos, maestro da banda dos Fuzileiros Navais da Marinha portuguesa.
A sessão no Legislativo foi proposta pelo vereador e líder do governo na Casa, Alexandre Cruz—coincidentemente proponente da sessão idêntica da comemoração de 145 anos—e contará com apresentação da banda sinfônica, sob regência do maestro Nelson José da Silva Neto, além das presenças de diversos convidados, autoridades e de seis ex-presidentes da agremiação. Dois deputados estaduais têm presenças já confirmadas: Comte Bittencourt e Altineu Cortez.

Procurando não atrapalhar o trânsito
O dia do aniversário vai merecer destaque especial. Desde as primeiras horas do dia, uma alvorada festiva está programada: os dois trenzinhos de passeios sairão da sede da agremiação por volta das 8h transportando músicos e diretores num cortejo motorizado por ruas centrais e alguns bairros próximos; numa parceria com a Acanf—Associação de Carros Antigos de Nova Friburgo—estarão participando também alguns exemplares de automóveis de época. A ideia de incorporar o cortejo ao tráfego foi do presidente Francisco de Assis da Silva para não atrapalhar a circulação normal dos veículos.
“Existe uma solicitação grande para que a banda sempre desfile em cortejo na cidade, como era comum há alguns anos, mas isso hoje é complicado, exatamente por causa do trânsito e para não atrapalhar as pessoas, exatamente num horário de movimento de início do dia, optamos por essa alternativa.”
Contatos com o diretor da Autran, coronel Hudson de Aguiar Miranda, já foram feitos, e ainda esta semana será realizado um encontro de representantes da banda com agentes da autarquia para definir o plano de balizamento do cortejo na manhã da próxima terça-feira, 26.
Depois do cortejo que irá até Duas Pedras, depois Olaria e algumas ruas do Centro, até retornar à Avenida Euterpe e para o qual os músicos serão recebidos por um café da manhã na sede da banda, haverá também um almoço com a diretoria e músicos, alguns dos quais serão homenageados, com a entrega de títulos de sócios beneméritos. 

Sessão comemorativa na sede
Para a noite do dia 26, são esperados grandes momentos. Além de um novo cortejo da banda, em frente à sede, será realizada inauguração da iluminação cênica do prédio—cuja fachada foi recentemente restaurada pela Loja Maçônica—enquanto também serão inauguradas: a foto oficial da banda neste sesquicentenário; placa comemorativa que constará dos nomes de todos os músicos e diretores, bem como a posse do presidente de honra, o engenheiro e empresário Jairo Wermellinger. O prefeito Rogério Cabral será homenageado com o troféu “Amigo da Euterpe”.
A noite será encerrada com um coquetel de confraternização. No entanto, a festa não termina. Desde o ano passado organizando os festejos, a diretoria da Euterpe pretende que até o final do ano ocorram eventos especiais. Coordenador do projeto “Rumo ao 150 anos”, o jornalista Girlan Guilland explica que todos os atrativos foram pensados para ressaltar Nova Friburgo e seu potencial para a cultura e para a música.
“Tenho insistido que, depois de tantas tragédias, políticas e climáticas, nos dois últimos anos, o sesquicentenário da Euterpe é a melhor notícia friburguense neste ano. Possuir um patrimônio desses deve ser motivo de honra e satisfação para casa um dos friburguenses e principalmente se pensarmos que é uma instituição cultural, sem fins lucrativos, que forma músicos e portanto se trata de algo que temos de mais precioso, que é a música, a qual considero capaz de contribuir muito com o município, neste momento de sua recriação”, defende Girlan.

O grande dia: 10 de março
O aniversário da Euterpe será na próxima terça-feira, 26, mas o grande momento desta primeira fase de sua programação especial comemorativa será o domingo, 10 de março, quando serão realizadas homenagens a diversas personalidades, às quais serão entregues as comendas de “Embaixador do Sesquicentenário”. O programa daquele dia se inicia com um concerto especial da Banda Sinfônica, sob regência do maestro Nelson José Neto, às 11h (Teatro Municipal de Nova Friburgo, Praça do Suspiro), seguido de almoço de confraternização para convidados e homenageados.
Noventa por cento dos agraciados com a comenda já confirmaram suas presenças. São artistas, intelectuais, políticos e personalidades expressivas de suas respectivas áreas de atuação.
Além da filha do ex-presidente JK, Maria Estela Kubitscheck Lopes, diretora do Memorial JK em Brasília (conforme publicado semana passada pela coluna de Giuseppe Massimo), também já garantiram participação na festa: o trineto do barão de Nova Friburgo (que foi o primeiro presidente da Euterpe), Harold de Nova Friburgo Lee Hartmann; o cineasta friburguense Roberto Farias; o ex-diretor do Sistema Globo de Rádio, o também friburguense Giovanni Faria; a atriz Aimée Madureira (a Rayanne de “Salve Jorge”); a jornalista friburguense Adriane Salomão; a secretária estadual de Cultura, Adriana Rattes; o representante do Ministério da Cultura no Rio de Janeiro, Marcelo Vellozo, entre muitos outros nomes de expressão no cenário cultural brasileiro.

PROGRAMAÇÃO
A primeira fase dos festejos do sesquicentenário, têm atividades agendadas entre fevereiro e março:

“A maior aniversariante do ano merece todos os nossos aplausos!
1863 – De uma promessa a exemplo de superação – 2013
Dois mil e treze é o ano das boas notícias.
E uma dessas ‘boas novas’ é o aniversário da banda Euterpe.
Um século e meio de História e estórias; muita música, dificuldades e vitórias, conquistas e muita perseverança.
Cada um de nós tem o privilégio de viver este especial tempo do ‘Sesquicentenário da Euterpe’.
Mais do que testemunhas, vivenciamos e somos convidados a participar também desse momento histórico.
Mais um capítulo, mais uma página, nesta fase do enredo que nos cabe escrever. Mesmo aos 150 anos, a história da Euterpe Friburguense ainda vai longe: afinal, é uma história de superação que está apenas começando”.

19 de fevereiro - Terça-feira, 19 horas - Câmara Municipal de Nova Friburgo
Sessão Solene Comemorativa ao 150° aniversário

24 de fevereiro  – Domingo, 11 horas - Ginásio Santa Paula Frassinetti
- Colégio Nossa Senhora das Dores
Missa em Ação de Graças - participação Arautos do Evangelho

26 de fevereiro – Terça-feira - Dia do 150° aniversário
08 horas – Alvorada Festiva – Queima de fogos, com desfile da banda no trenzinho pelas principais ruas e bairros. (Saída da sede da banda).
20 horas – Sessão solene – Inauguração da Placa alusiva ao 150° e da Foto oficial do Sesquicentenário.

10 de março – Domingo, 11 horas – Teatro Municipal (Suspiro)
Concerto especial da Banda Sinfônica (*)
- 13 horas - Salão social do NFCC - Solenidade de entrega das comendas “Embaixador do Sesquicentenário”.

(*) mediante ingressos a serem retirados com antecedência

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade