Bravo busca em Brasília verba para construir ciclovias

Associação espera resposta positiva do Ministério das Cidades para que obras comecem ainda este ano
segunda-feira, 25 de junho de 2018
por Paula Valviesse
O prefeito pega uma bicicleta e pedala na Alberto Braune durante o desfile de 7 de setembro passado (Arquivo AVS)
O prefeito pega uma bicicleta e pedala na Alberto Braune durante o desfile de 7 de setembro passado (Arquivo AVS)

A Associação de Ciclistas de Montanhas e Asfalto (Acima) de Nova Friburgo recebeu com entusiasmo a notícia sobre a solicitação de recursos para o projeto de construção de ciclovias na cidade, feita pelo prefeito Renato Bravo ao ministro das Cidades, Alexandre Baldy, em sua visita à Brasília, na última quarta-feira, 20. O pedido, que será analisado pelo ministério, prevê um valor de execução de aproximadamente R$ 4,9 milhões, destinado à mobilidade urbana.

A entidade foi criada no final do ano passado, já estando registrada em cartório e informada na prefeitura. E, segundo o presidente Arnoldo Márcio Borges, de 54 anos, chega com o objetivo de promover campanhas de conscientização sobre o uso de bicicletas, segurança no trânsito e representar de forma oficial as reivindicações dos ciclistas.

“Temos vários grupos de ciclistas nas redes sociais, mas agora temos uma entidade que poderá responder em nome de uma maioria. Vamos solicitar inclusive o registro junto a Federação do Ciclismo do Rio de Janeiro (Facierj). Pensamos em organizar palestras tendo como público-alvo ciclistas, motoristas e pedestres. Também por meio da Acima continuaremos as mobilizações para a construção da ciclovia, como temos feito em algumas datas comemorativas”, explica Arnoldo.

O presidente inclusive esteve na prefeitura para buscar informações sobre a solicitação de recursos, onde recebeu o número do processo e a notícia de que o projeto prevê a construção de ciclovias dentro do padrão de mobilidade. “Nós, ciclistas, nas várias reuniões com o Executivo sobre o tema, tivemos conhecimento sobre alguns detalhes do projeto. Acredito que o ponto de partida para a construção deverá abranger o trecho Duas Pedras - Centro. Já esse comunicado que será uma ciclovia padrão responde a alguns dos nossos questionamentos, pois já temos a faixa na Avenida Galdino do Vale Filho, que não tem nem sido considerada por quem faz o percurso de bike, porque não tem sinalização, nem pintura”, diz Arnoldo.

O prefeito Renato Bravo esteve em Brasília na companhia do subsecretário do Escritório de Gerenciamento de Convênios e Projetos (EGCP), André Gomes. A prefeitura ainda não divulgou detalhes sobre o projeto que foi apresentado no Ministério das Cidades, respondeu apenas que o mesmo encontra-se em andamento e que o valor aproximado para a execução é de R$ 4,9 milhões. Contudo informou que o valor da obra ainda será definido em orçamento após o término do projeto.

Sobre o percurso também não há definição. Segundo a prefeitura, no momento só é possível confirmar que o trecho de Conselheiro Paulino será o mesmo divulgado recentemente pela concessionária Rota 116, sendo então dependente da obra de construção da “Avenida Brasil Friburguense”, via às margens do Rio Bengalas, que tem como objetivo ligar o distrito ao trevo de Duas Pedras.

Quanto às mudanças que a construção de uma ciclovia trariam para o trânsito e a população de Nova Friburgo, a administração destacou que o investimento irá beneficiar toda a cidade, uma vez que grande parte da população circula pelo eixo central.

Ligando toda a cidade

A solicitação dos ciclistas é que a ciclovia contemple a Ponte da Saudade e todo o eixo Olaria-Conselheiro Paulino, com as devidas ligações. Desde 2013, um projeto com esse objetivo vem sendo elaborado, mas nenhuma intervenção saiu do papel ainda. A princípio, o trecho inicial a ser feito ligaria Conselheiro ao Centro, margeando o Rio Bengalas. A previsão inicial era que a pista exclusiva para bicicletas contemplaria um percurso de 27 quilômetros.

Desde o anúncio, os ciclistas se mobilizaram diversas vezes para cobrar a execução do projeto. Em um dos protestos, realizado no desfile cívico-militar da Independência do Brasil, no dia 7 de setembro do ano passado, até o prefeito acompanhou a bicicletada, pedalando com os manifestantes no trecho da Avenida Alberto Braune.

“Nós temos um grupo forte de ciclistas no Whatsapp que mobilizamos sempre que há a necessidade de reivindicações em cima das duas rodas. Temos também um grupo pequeno de ciclistas que são membros da Acima, que sempre tenta investidas no setor público e privado. A ciclovia da forma como está sendo veiculada pelo atual prefeito é fruto de nossas várias visitas a ele. O atual subsecretário do EGCP já me junto com o Arnoldo quando cobramos o prazo para a implementação do projeto. Nosso anseio maior é que a ciclovia cubra todos as localidades mais populosas de Friburgo, ou seja, de Conselheiro até Olaria”, ressalta a ciclista Márcia Rocha, de 48 anos.

Ela, que mora em Olaria e trabalha na Avenida Euterpe Friburguense, destaca ainda que a calçada exclusiva trará mais segurança aos ciclistas, incentivando a adesão ao meio de transporte: “Fiz o percurso de casa ao centro e quase fui atropelada em frente ao Country Clube por duas vezes, meu sonho e o de muitas pessoas é ir para o trabalho pedalando sem riscos. E a mobilidade inclui também acessibilidade e educação no trânsito”, completa ela.

Apoio nas redes sociais

A manifestação pela construção da ciclovia ganhou as redes sociais. Na página Ciclovia em Friburgo muitos participantes deixaram recados sobre união dos ciclistas para cobrar que o projeto seja executado.

  • “Ciclovia, um sonho do friburguense. Vamos nos unir e cobrar das autoridades ação” - Alexandre Faria.
  • “Precisamos dessa força! Chega de ter medo de morrer ou machucar alguém a cada momento que saímos de casa para trabalhar ou fazer um esporte!” - Luciana Mastrângelo.
  • “Chega de mi, mi, mi! Queremos uma ciclovia aqui! Chega de blá, blá, blá! Ciclovia já!” - Ricardo Drolshagen.
  • “Merecemos uma ciclovia! Apoio total a campanha! Bicicleta é vida” - Samantha de Oliveira.
  • “Ótima iniciativa. Espero que as autoridades da cidade se sensibilizem e presenteiem Friburgo com essa obra que abrirá as portas da serra para os amantes da natureza e do pedal de uma forma que mostrará o que a cidade já tem de potencial natural, turismo e qualidade de vida” - Francisco de Assis.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Obras
Publicidade