A economia estável e o desempenho do setor ao longo do ano estão levando os especialistas a preverem um bom Natal para o comércio em 2010. Em Nova Friburgo, de acordo com o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e do Sindicato do Comércio Varejista (SinComércio), Braulio Rezende, aliadas a essas condições encontram-se lojas modernas, bonitas e bem preparadas, que devem superar em até 10% as vendas de 2009. Braulio demonstra otimismo para este fim de ano.
“Nossas expectativas são as melhores para o Natal de 2010. Nova Friburgo tem excelentes lojas, com ótimos produtos, preços competitivos e estoque suficiente para atender aos consumidores daqui e de toda a região. O comércio de Nova Friburgo é forte”, defende ele.
O presidente da CDL e do SinComércio observa que, especialmente perto de feriados e datas especiais, as consultas ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) têm registrado um dado curioso: além de consumidores dos municípios vizinhos, o comércio de Nova Friburgo vem sendo procurado por visitantes de cidades mais distantes, como Rio Bonito, Casemiro de Abreu, Silva Jardim, Rio das Ostras, Macaé, Itaocara, Pádua e Miracema, entre outras.
“Não foi apenas a Estrada Serramar que facilitou a vinda de moradores dessas regiões para comprarem aqui. A verdade é que as lojas de Nova Friburgo atraem os consumidores por sua beleza e pelos serviços que oferecem. Nós temos também dois bons shoppings”, salienta.
Braulio Rezende considera que as ações das duas entidades do comércio ajudam a incrementar as vendas em Nova Friburgo. Este ano, as entidades vão promover novamente apresentações musicais nas ruas, a partir do dia 4, para movimentar as lojas e animar os consumidores que estiverem fazendo suas compras de Natal na cidade. Já estão confirmados os grupos Tom sobre Tom e Meu Chapéu Virou Pandeiro, que participaram do projeto do ano passado, e Os Bartira, novidade para 2010.
“As apresentações agradam a lojistas e consumidores. Recebemos sempre e-mails e cartas elogiando a iniciativa da nossa campanha. A música cria o clima de Natal na cidade, alegra as ruas e une as pessoas”, enfatiza.
Segundo Braulio, outro fator que contribui para aumentar as vendas no comércio local é o horário estendido no mês de dezembro. Ele credita ao Sindicato dos Empregados no Comércio o mérito do acordo que prevê a ampliação do horário de funcionamento das lojas em datas especiais e a abertura em feriados.
“O Sindicato dos Empregados no Comércio não cria obstáculos e, há vários anos, incluímos na convenção coletiva cláusula que permite a extensão do horário nos períodos próximos às datas especiais. Nova Friburgo é uma cidade com vocação turística, que não pode receber seus visitantes com as lojas fechadas nos feriados e fins de semana prolongados”, argumenta.
Para reforçar as boas perspectivas para o Natal, Braulio Rezende revela que a CDL e o SinComércio vão investir em campanha de mídia que vai atingir os municípios de toda a região e visa motivar os consumidores a fazerem suas compras no comércio de Nova Friburgo.
“Quando o comércio vende bem, produz uma cadeia positiva que beneficia não apenas o setor, mas toda a economia. Por isso é tão importante que os consumidores se conscientizem de que devem comprar aqui. Eles só têm a ganhar”, acentua.
Braulio Rezende lembra ainda que, nesta época do ano, o comércio movimenta recursos com a geração de empregos temporários.
“No fim de novembro, já começam a ser criadas dezenas de vagas de trabalho e, em janeiro, mais de 50 por cento desse contingente são efetivados nas empresas”, conclui o presidente da CDL e do SinComércio.
Deixe o seu comentário