Comemora-se na próxima sgunda-feira, 12, o dia da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, uma data de devoção nacional. Foi através de Galdino do Valle, em 1923, que a data também passou a ser conhecida como Dia da Criança. Durante toda a segunda serão realizadas várias festas para as crianças, mas o santuário nacional, localizado na cidade de Aparecida do Norte (SP), recebe milhares de pessoas. Ano passado passou de 60 mil devotos de todas as partes do Brasil. Aparecida é hoje o maior santuário do mundo, com capacidade para 25 mil pessoas, perdendo apenas para a Basílica de São Pedro, no Vaticano, que acolhe 30 mil fieis.
A novena de Aparecida, transmitida ao vivo, às 15h, pelas tevês Aparecida, Canção Nova e Rede Católica de Rádio, começou no último dia 3 e terminou nesta sexta, 9, com grande festa popular após a cerimônia religiosa. Espera-se este ano que cem mil pessoas passem pelo santuário, que foi todo reformado.
A devoção do povo brasileiro à Nossa Senhora, a peregrinação da padroeira para a pátria, a abertura de várias vias rápidas de condução e uma equipe especializada de sacerdotes e irmãos coadjutores puseram Aparecida do Norte entre os maiores centros de maior peregrinação do mundo. A atual basílica foi consagrada pelo papa João Paulo II no dia 4 de julho de 1980.
De 1965 a 1969 dom Antonio Macedo, bispo auxiliar de Aparecida, levou a imagem da santa por todo o território nacional, percorrendo 885 cidades. Tal prática ainda continua hoje e o administrador do santuário leva a imagem a todas as cidades do Brasil.
Em Nova Friburgo a imagem de Nossa Senhora Aparecida esteve em 1993, segundo ano de dom Alano Maria Pena à frente da Diocese, quando a Catedral São João Batista recebeu mais de dez mil pessoas em dois dias de visitas.
Deixe o seu comentário