Texto: Vinicius Gastin / Fotos: Rafael Ribeiro-CBF
O mundial do Brasil, até o momento, é de fato a Copa das Copas. Média alta de gols, estádios lotados, jogos eletrizantes e muitas surpresas. A Costa Rica, sem dúvidas, é a principal delas. A vitória sobre a Itália por 1 a 0 nesta sexta-feira não só garantiu os costarriquenhos nas oitavas de final como também eliminou a Inglaterra já na primeira fase. O chamado grupo da morte, com a presença de três campeões mundiais, manterá apenas um deles vivo na competição: Itália ou Uruguai. Desta forma, três detentores da taça mais cobiçada no mundo do futebol deram adeus à Copa — além do perdedor deste confronto e dos ingleses, a Espanha está eliminada.
Assombrado pelo fantasma dos resultados improváveis, a Seleção Brasileira entra em campo nesta segunda-feira, às 17h, para enfrentar o já desclassificado Camarões no estádio Mané Garrincha, em Brasília. Apesar do empate contra o México e do futebol pouco empolgante apresentado até o momento, o time de Felipão está em situação confortável para garantir vaga na próxima fase. Basta uma vitória simples, um empate contra os africanos, ou mesmo uma derrota da Croácia (neste caso, o Brasil poderia perder o jogo). A seleção canarinho avança até mesmo com uma vitória croata, desde que não seja goleada por Camarões. A única possibilidade de desclassificação é o empate entre Croácia e México e uma derrota para os camaroneses. Caso confirme a vaga, o Brasil terá como adversário o Chile ou a Holanda, já garantidos na chave B.
"Tem que melhorar algumas coisinhas, mas melhora jogando. Tem agora o jogo contra Camarões. Eu senti uma evolução do primeiro jogo para o segundo. A gente tem um sonho, mas tem que jogar jogo por jogo, não pode dar mole, não tem jogo fácil. E vai seguir nessa linha. Copa do Mundo não tem jogo fácil. Camarões a gente sabe como é que é, são fortes, têm qualidade, a gente vai para o jogo, faz o trabalho, respeitando sempre a seleção rival”, destacou o lateral-esquerdo Marcelo durante a coletiva desta sexta-feira na Granja Comary.
A Seleção treina na tarde deste sábado, em Teresópolis, e à noite segue para Brasília em voo fretado. Felipão comanda treino no local da partida no domingo e, possivelmente, a atividade será fechada para a imprensa. Apesar do mistério, o treinador dificilmente fará alterações no time titular para enfrentar Camarões. A única novidade deve ser o retorno de Hulk, recuperado de contusão. Questionados, Fred e Paulinho devem ser mantidos entre os 11 principais. Desta forma, o Brasil deve entrar em campo com Julio Cesar, Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Luiz Gustavo, Paulinho e Oscar; Hulk, Neymar e Fred.
Carinho dos torcedores
Antes de concederem entrevista, o zagueiro David Luiz e o lateral-esquerdo Marcelo receberam seis mil cartas enviadas por torcedores. Dois funcionários dos Correios chegaram pela manhã à Granja Comary e a CBF planejou a entrega no momento da coletiva. "É uma das coisas mais gratificantes da vida quando conseguimos ter momentos especiais. Se não fosse o trabalho deles (carteiros), não teríamos a oportunidade de saber como somos queridos. Hoje tem as redes sociais, que facilitam, mas vemos a dedicação de uma pessoa quando recebemos essas cartas”, disse David Luiz.
Retrospecto positivo
A julgar pelo histórico de confrontos entre Brasil e Camarões, o time de Felipão vai avançar para a próxima fase sem maiores dificuldades. Nos quatro confrontos em toda a história, a Seleção venceu três e perdeu apenas uma, marcando sete gols e sofrendo um. Em Copas do Mundo, as equipes se enfrentaram apenas uma vez, em 1994, com vitória brasileira por 3 a 0. Romário, Marcio Santos e Bebeto marcaram no duelo válido pela primeira fase do mundial, em São Francisco.
AGENDA:
21/06/2014 – Grupo F:
13h – Argentina x Irã, Mineirão
19h – Nigéria x Bósnia, Arena Pantanal
Grupo G:
16h – Alemanha x Gana, Castelão
22/06/2014 – Grupo G:
19h – EUA x Portugal, Arena da Amazônia
Grupo H:
13h – Bélgica x Rússia, Maracanã
16h – Coréia do Sul x Argélia, Beira-Rio
23/06/2014 – Grupo A:
17h – Brasil x Camarões, Mané Garrincha
17h – Croácia x México, Arena Pernambuco
Grupo B:
13h – Austrália x Espanha, Arena da Baixada
13h – Holanda x Chile, Arena Corinthians
Deixe o seu comentário