Branding: a comunicação da marca e sua importância

Não bastam ações de marketing para aumentar exposição no mercado, mas também ações internas na empresa para transmitir a imagem pretendida
sábado, 22 de julho de 2017
por Jornal A Voz da Serra
Branding: a comunicação da marca e sua importância

O país, atualmente, vive um período de recessão econômica que tem afetado milhares de famílias e empresas. Ainda assim, muitos empreendedores estão em busca do sucesso, surgindo com novas ideias e negócios. Dados do Conaje (Confederação Nacional dos Jovens Empresários) comprovam que o empreendedorismo jovem é o que mais ganha força no Brasil. Jovens de até 35 anos estão optando por criar um cenário de economia estável em seus empreendimentos.

Com os conceitos de empreendedorismo já bem fundamentados no cotidiano dos novos empresários, a importância da comunicação de suas marcas sempre se apresenta como o ponto chave do crescimento: é o chamado branding, que consiste em gerir a marca desde sua imagem às suas ações.

O branding consiste não apenas em ações de marketing com o propósito de aumentar a exposição da marca no mercado, mas também em ações internas na empresa, para transmitir a imagem pretendida. É o responsável por pensar no nome da empresa, seu slogan, seus símbolos, marcas, logotipos, e quaisquer outros elementos de representatividade da empresa.

Um branding bem realizado envolve ações de marketing bem pensadas e planejadas, voltadas para o objetivo de aumentar a popularidade, aceitação e exposição da empresa no mercado; além de focar na comunicação e ações internas.

Uma das palavras-chaves para a gestão de marca é confiança. Toda identidade do produto oferecido deve despertar a confiança em seu consumidor final.

Visão, missão e valores

Toda ideia nasce com um propósito. A visão, missão e valores de uma empresa ou empreendedor são responsáveis por contextualizar e expor esse propósito. O branding deixa claro que não basta estabelecer e não cumprir: todas as ações devem estar alinhadas com o que a empresa propõe para seu consumidor final.

A Era Digital como ferramenta do branding

A internet é uma forte maneira de propagar sua marca, mas, segundo artigo publicado no portal InfoBranding, ela apresenta armadilhas quando o usuário não sabe gerir sua imagem.

Postagens inapropriadas, mal formuladas, com informações não verificadas ou comunicação fraca acabam, em vez de fortalecer a marca, causando o efeito inverso: com a rápida propagação na rede, em questão de minutos, milhares de pessoas podem ter acesso ao conteúdo e criar uma imagem negativa acerca da empresa ou empreendedor. Esses casos exigem um enorme trabalho em cima da gerência de crises, que, muitas vezes, não reparam grande parte dos danos.

Associação Comercial e Sebrae

Com o objetivo de incentivar o microempreendedor de Nova Friburgo, a Acianf, em parceria com o Sebrae, desenvolveu uma campanha para a Semana do MEI que aconteceu em maio. Foram doados 20 kits de base para a criação e identidade do MEI. Para concorrer ao kit, era necessário participar de pelo menos quatro oficinas, ser associado da Acianf e ter dado entrada no alvará de funcionamento. O kit era composto por 100 cartões, criação de um logotipo e divulgação nas mídias da Associação Comercial de Nova Friburgo. Essa ação será repetida em outros momentos, dando oportunidades para as pessoas que precisam desse pontapé inicial em seus negócios.

 

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