Botox terapêutico: a novidade da odontologia chega a Nova Friburgo

Uso da toxina botulínica para tratamento de saúde será desenvolvido pela dentista Andréa Pirazzo
sexta-feira, 14 de outubro de 2011
por Jornal A Voz da Serra
Botox terapêutico: a novidade da odontologia chega a Nova Friburgo
Botox terapêutico: a novidade da odontologia chega a Nova Friburgo

Henrique Amorim

Aquela dor de cabeça e as tensões musculares na face ocasionadas pelo estresse do dia a dia e que certamente fazem muita gente recorrer ao consumo desenfreado de analgésicos podem agora ter solução no consultório do dentista. É isso mesmo. Usado nos últimos oito anos na grande maioria das vezes somente para fins estéticos, principalmente no combate às rugas, o composto de nome esquisito, toxina botulínica A, mas bastante conhecido como “botox” e responsável pela mudança facial de muita gente, teve recentemente sua utilização autorizada pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) também para fins terapêuticos. Como são os dentistas que têm maior conhecimento da região facial, ninguém melhor que eles para aplicar o botox em pacientes que buscam não só o aprimoramento estético da face, mas também o combate ao bruxismo (ranger dos dentes à noite), dores de cabeça persistentes de origem muscular e nas articulações, tensões nervosas que promovem o apertamento dos dentes, na correção do sorriso gengival (aparecimento da gengiva além do devido), mordedura com força excessiva, pouca abertura da boca, redução do fluxo excessivo de saliva, dores nos músculos mastigatórios e como profilaxia para diminuir a força muscular em casos de implantes de carga imediata.

A dentista Andréa Pirazzo, que tem consultório no Centro de Nova Friburgo (Avenida Alberto Braune 4/sala 312 – telefone 2533-0622) é pioneira na difusão do mais novo método no Centro-Norte fluminense. Ela viajou recentemente a Balneário Camboriú-SC, onde participou de um curso com cirurgiões bucomaxilofaciais paulistas que trouxeram o botox terapêutico para a odontologia e desenvolvem pesquisas sobre sua utilização não mais somente para combater as marcas do envelhecimento. Andréa está apta a desenvolver a técnica na região e até já vem sendo procurada por pacientes interessados no novo método. A dentista explica que a aplicação do botox terapêutico é feita em consultório em doses injetáveis após a realização de uma série de exames clínicos e diagnóstico detalhado do paciente. Todo o procedimento e aplicação duram pouco mais de meia hora. Os efeitos colaterais são raros.

A eficiência do produto tem a durabilidade média de quatro a oito meses e deve ser acompanhado com sessões de fisioterapia. “Após esse período, é recomendado que se faça uma nova avaliação do paciente antes de reaplicar o produto”, observa Andréa Pirazzo. O uso muito contínuo da substância não é recomendado, pois pode ocasionar a produção de anticorpos no paciente, fracassando o tratamento.

O que é a toxina botulínica A

O botox é um produto resultante de uma proteína obtida por uma bactéria, a clostridium botulinum, que atua na junção neuromuscular bloqueando o impulso nervoso nas fibras musculares. Inibindo o estímulo, diminui-se as contrações facilitando o relaxamento muscular temporário, diminuindo assim a intensidade da dor. A dentista Andréa Pirazzo lembra ainda que o êxito de todo tratamento em busca de um melhor sorriso depende da harmonia dos componentes da região facial e a cavidade oral de cada paciente. Aliado ao botox, o uso do ácido hialurônico para a composição da estética orolabial também tem sido utilizado assim como para suavizar sulcos e cicatrizes.

A marca comercial da toxina botulínica A, o Botox tornou-se conhecida inicialmente nos Estados Unidos e foi a primeira substância liberada para uso estético combatendo as rugas que surgem na meia idade. O Botox foi aprovado para uso cosmético em 2004 e até hoje é a única marca de toxina botulínica tipo A aprovada para este fim naquele país. No Brasil, a marca Botox foi aprovada em 1992 para indicações terapêuticas e, em 2000, para o tratamento de rugas e hiperidrose axilar e palmar. Por aqui, existem ainda as marcas Dysport, da Suécia, e o Prosigne, de Israel e Xeomin da Alemanhã. Mas por ser a primeira aprovada, a marca Botox tornou-se muito conhecida e virou sinônimo do procedimento nos consultórios.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade