Essa foi a primeira vez que Marcus Vinicius competiu na modalidade Sectorball. Acostumado às grandes conquistas na modalidade 12 toques de futebol de mesa, o jogador de Nova Friburgo mostrou estar à vontade neste novo desafio. Marquinhos, da AFFM/Friburguense, faturou o terceiro lugar do V Campeonato Brasileiro, realizado no último fim de semana em São Januário, no Rio de Janeiro. O resultado rendeu uma vaga na Seleção Brasileira da modalidade.
A competição contou com atletas de alguns dos principais clubes do estado fluminense — como Bangu, Friburguense e Vasco da Gama —, São Paulo (Maria Zélia) e Minas Gerais (Tupi, de Juiz de Fora). “Joguei a primeira vez e logo num campeonato brasileiro, o que nunca é fácil. Mesmo assim, consegui esse terceiro lugar”, vibra. “Desta forma, eu garanti vaga nas duas seleções brasileiras, a de sector e também na de 12 toques.”
O Sectorball
A modalidade Sectorball é uma vertente da regra europeia do futebol de mesa. A origem húngara é reconhecida internacionalmente e foi incluída pela CBFM (Confederação Brasileira de Futebol de Mesa) em seu calendário oficial após um intercâmbio iniciado em 2007, que culminou com a participação da seleção brasileira no mundial da modalidade em 2009.
Este ano a Confederação Brasileira promoveu a V Edição do campeonato nacional da modalidade, e já confirmou a presença do Brasil na Copa do Mundo. O evento acontece no mês de setembro, na Hungria, e poderá ter a presença de Marcus Vinicius.
Vasco domina o Brasileiro
Na disputa interclubes pelo título nacional de Sectorball, o Vasco da Gama confirmou o favoritismo e chegou ao pentacampeonato. O cruzmaltino derrotou o Bangu A.C. pelo placar de 2x1 na decisão. A equipe paulista Maria Zélia completou o pódio na terceira colocação. O Vaso competiu com os atletas Felipe Albuquerque, Marcelo Lages, Robson Marfa e Weber Gomes.
Ainda no primeiro dia de competição, foi realizada a disputa do Brasileiro de Duplas. Os vascaínos Marcelo Lages e Robson Marfa, que havia conquistado o título na primeira edição em 2010, subiram no lugar mais alto do pódio. Na última rodada, três duplas tinham chances matemáticas de alcançar o título do torneio. Durante metade do primeiro tempo de jogo, o título estava nas mãos da dupla do Maria Zélia, formada por Gutierres e Renato Pinheiro. Com dois gols ainda no primeiro tempo da partida contra o Bangu, a dupla vascaína passou a liderar a competição no critério saldo de gols. Entretanto, na medida em que os gols foram surgindo nos demais jogos da rodada, a vantagem deixou de existir.
Restando apenas cinco minutos para o término da rodada, a dupla Marcelo Lages e Robson Marfa vencia a partida por dois gols de diferença, e precisava de pelo menos mais um gol para chegar ao título. Robson Marfa colocou a dupla cruzmaltina com a mão na taça e Marcelo Lages, no último lance da partida, fez o quarto gol para sacramentar a conquista.
Vascaíno e friburguense brilham no individual
No domingo, 12, aconteceram as partidas pela categoria individual. O evento reuniu atletas de Minas Gerais, do Rio de Janeiro e São Paulo. Destaque para as presenças de Leonardo Stumpf e Marcos Motta do Tupi, de Juiz de Fora, atletas com vários títulos brasileiros na modalidade Bola 3 Toques. A final da competição foi realizada entre os vascaínos Robson Marfa e Weber Gomes, vencida por Robson Marfa pelo placar de 1x0. Marcus Vinicius, do Friburguense, derrotou Gutierres do Maria Zélia por 1x0 para garantir a terceira colocação. Resultado bastante comemorado por quem disputou apenas a primeira competição na modalidade.
Além de jogar pela Seleção Brasileira e pelo Friburguense na modalidade 12 toques, Marcus Vinicius também disputa as competições interestaduais pela Seleção Carioca. Atual campeão estadual, o botonista é o terceiro colocado no ranking do Rio de Janeiro. Desta forma, já garantiu vaga para participar dos campeonatos Sul-Americano, Copa do Brasil e o Torneio Rio x São Paulo, além, claro, do Brasileiro de Equipes. O atleta também está apto a disputar o mundial de bola 12 toques deste ano, que será realizado na Hungria.
Deixe o seu comentário