"São três decisões e três vices campeonatos. Agora chega. Este ano vamos mudar isso se Deus quiser”. Desta forma o meia Caio do Botafogo definiu o clima que reinava em General Severiano antes do jogo com o Flamengo pela decisão da Taça Rio, domingo, 18, no Maracanã. Já o técnico Joel Santana, ainda na sexta-feira, 16, dia seguinte ao treino, disse aos jornalistas que estavam no clube: “Temos que dar um basta nisso, vocês vão ver. Vamos acabar com o campeonato domingo”, finalizou o treinador.
E as duas frases proféticas acabaram se tornando realidade. Depois de 12 anos o Botafogo ganha os dois turnos, antecipa a decisão e se torna campeão carioca. E coube novamente ao Botafogo protagonizar essa façanha que parece que somente o técnico Joel Santana, um iluminado, e seus jogadores acreditavam que pudesse acontecer.
Assim que o árbitro Guttemberg de Paula apitou o final do jogo, a torcida do Botafogo em Nova Friburgo tomou as ruas do centro da cidade e participou de uma comemoração que só acabaria no final da noite de domingo. Botafoguenses de todoas os bairros do município vieram para o centro se unir aos milhares que já se encontravam ali, com carros, gravações de gols, bandeiras, camisas e muitos outros apetrechos alusivos à conquista do time da Estrela Solitária.
Ao Flamengo resta se contentar com o vice-campeonato. Aliás o time da Gávea não está num bom momento. Parece que o ninho do urubu está despencando. Foi rebaixado de hexa para pentacampeão brasileiro (aliás um rebaixamento justo, porque somente os dirigentes da Gávea e a imprensa carioca ainda teimavam em manter essa ilusão), perdeu o campeonato carioca, poderá ficar fora da Libertadores e vê sua dupla atacante do amor, cada vez mais distante daquilo que se propôs quando se formou.
Durante a comemoração nas ruas da cidade muitos torcedores flamenguistas diziam que o título do Botafogo não tem graça porque foi conquistado com dois gols de pênaltis. E daí? Pênalti não faz parte da regra do jogo? “O bom seria com gols em movimentação”, disse um torcedor do Fla. Mas e se fosse ao contrário, teria validade?
O importante é que o Botafogo é o legítimo campeão carioca, ganhou no campo, jogando muita bola, com um elenco desacreditado no início do campeonato, principalmente após os 6 x 0 para o Vasco na segunda rodada da Taça Guanabara, e provou para todo mundo que futebol se ganha no campo e não nos microfones, diante das câmeras de TV, nas páginas de jornais, nas fotografias de sites e blogs e etc.
Deixe o seu comentário