O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) entregou ao Corpo de Bombeiros do Estado do Rio diversos equipamentos para combate a incêndios florestais adquiridos com recursos de Compensação Ambiental do grupo EBX, no valor de R$ 770 mil. A entrega foi realizada durante solenidade de abertura da nova turma do Grupamento de Socorro Florestal e de Meio Ambiente (GSFMA), no Complexo de Ensino Coronel Sarmento, em Guadalupe, no Rio.
O grupamento e o de Operações Aéreas utilizarão os novos equipamentos—entre os quais, abafadores, bombas costais, bombas de sucção, cestos para transporte de água nos helicópteros, entre outros—para combater incêndios em florestas e em áreas de unidades de conservação de difícil acesso, denominados bambi-buckets. “Ao doarmos estes equipamentos estamos deixando nossos parques e reservas muito mais protegidos, pois sempre que necessário, poderemos contar com o empenho e a reconhecida competência dos bombeiros militares no combate aos incêndios florestais, principal causa de destruição da Mata Atlântica fluminense”, afirmou o secretário do Ambiente, Carlos Minc.
O secretário de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Sérgio Simões, enfatizou a importância da parceria das secretarias do Ambiente e de Defesa Civil para a prevenção e controle de desastres naturais e dos incêndios florestais. “Juntando esforços teremos mais agilidade e eficiência na prevenção e no controle de incêndios e desastres naturais”, explicou o secretário.
O diretor de Biodiversidade de Áreas Protegidas do Inea, André Ilha, que representou a presidente Marilene Ramos na cerimônia, ressaltou que, com os grupamentos mais bem equipados, “há garantia de atuação mais eficiente quando ocorrerem incêndios em parques municipais, estaduais e nacionais, nas Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN) ou qualquer unidade de conservação”.
Os equipamentos destinados ao Corpo de Bombeiros foram adquiridos juntamente com aqueles comprados para equipar os guarda-parques do Inea, que estão em treinamento na Estação Ecológica Estadual Paraíso, em Guapimirim, e no Parque Nacional das Serras dos Órgãos, em Teresópolis.
Deixe o seu comentário