Eloir Perdigão
Na noite da última quinta-feira, 19, o 6º Grupamento de Bombeiro Militar reuniu dezenas de motociclistas para uma palestra de conscientização da categoria a fim de que seja reduzido o número de acidentes com motocicletas na cidade. O comandante do 6º GBM, tenente-coronel João Paulo Mori, abriu a palestra, que foi conduzida pelo coordenador da Defesa Civil de Nova Friburgo, o também tenente-coronel Roberto Robadey, e pelo capitão Leonard Eyer, que mostraram filmes e gráficos num telão. Após o encontro no 6º GBM foi realizada uma motociata pela cidade para chamar a atenção de todos para a causa, terminando em Duas Pedras com um churrasco de confraternização.
Desde que comandou o 6º GBM, Robadey vem detectando o aumento do número de acidentes em Nova Friburgo envolvendo motos. Já em 2007 ele iniciou uma campanha, constando da distribuição de panfletos aos motociclistas. Esta campanha teve continuidade com o coronel Mori, que o sucedeu, e a palestra era parte integrante dessa campanha.
De acordo com Robadey, atualmente é muito fácil a compra de uma moto e são justamente os iniciantes que têm se envolvido mais em acidentes, ao contrários dos mais experientes e integrantes dos motoclubes que são mais conscientes ao pilotar. Estatísticas e aspectos dos acidentes em geral, com ênfase naqueles que envolvem motos – motos e carros e motos e pedestres – foram enfocados. O coordenador da Defesa Civil argumentou que as motos são menos visíveis que os carros e por esse motivo acabam se envolvendo mais em acidentes.
O elevado número de acidentes com motos também foi enfocado pelo capitão Leonard Eyer, que chamou a atenção da ocorrência de três a cinco desses acidentes por dia em Nova Friburgo. Médico e motociclista há 28 anos, ele também falou da necessidade de se diminuir esta estatística.
O capitão enfatiza que hoje o número de acidentes com motos quadruplicou. A maioria das vítimas são jovens, com menos de 30 anos e que usam motos com menos de 250 cilindradas. Um de seus objetivos é fazer do pessoal dos motoclubes formadores de opinião e, assim, fazer chegar essa conscientização aos mais jovens e não integrantes dos motoclubes.
O presidente do motoclube Trogloditas do Asfalto e da Associação Friburguense de Motoclubes, Hélio Madureira, mostrava-se satisfeito com a palestra, pois além dos integrantes dos motoclubes da cidade, muitos motociclistas novatos também participaram. Através dos entendimentos que manteve com o tenente-coronel Mori, o 6º GBM passa a ser cedido para mais encontros como o de quinta-feira para continuação da campanha de conscientização dos motociclistas, que conta também com apoio das revendedoras de motos da cidade.
Tendo servido durante muitos anos em Niterói, o tenente-coronel Mori afirmou ver em Nova Friburgo um número de acidentes com motos igual ao de grandes cidades. O próximo evento da campanha será um curso de direção defensiva para os motociclistas, ainda em data a ser definida.
Durante a palestra foi citado por Robadey e Leonard que o Brasil é o campeão mundial de acidentes. São 50 mil mortos e 350 mil feridos todos os anos. Ironia do destino, assim que a palestras foi iniciada chegou a informação ao 6º GBM da ocorrência de um atropelamento no cruzamento da ponte do Suspiro, obrigando uma equipe da corporação a sair para prestar os primeiros atendimentos.
Deixe o seu comentário