Bruno Pedretti
Os policiais e bombeiros militares de Nova Friburgo realizaram nesta sexta-feira, 26, protesto visando à igualdade e justiça salarial em nível nacional, equiparando o salário dos profissionais de todo país aos do Distrito Federal. A reivindicação teve início em frente ao Instituto de Educação de Nova Friburgo (Ienf), se estendendo pela Avenida Alberto Braune, até chegar à Prefeitura.
Com gritos contra os baixos salários, fogos de artifício, faixas de protestos e discursos de apoio ao Projeto de Emenda Constitucional (PEC) 300, a mobilização fez com que o trânsito ficasse congestionado no Centro, por volta do meio-dia. Um trio elétrico foi disponibilizado pela Associação de Inativos e Pensionistas do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar (Assinap), de onde servidores e deputados explicaram o projeto à população e cantaram os hinos dos Bombeiros Militares, dos Policiais Militares, além do Hino Nacional, na Praça Dermeval Barbosa Moreira.
A mobilização não acontece só em Nova Friburgo e no estado do Rio de Janeiro, todo o país está unido para que a PEC 300 seja aprovada e os salários sejam equiparados aos dos servidores de Brasília. O estado do Rio possui o segundo pior salário do país. De acordo com o tenente do 6º Grupamento do Corpo de Bombeiros, Valentim Moreira, no dia 5 de abril policiais e bombeiros de todo o país sairão em marcha para Brasília. Nova Friburgo terá dois ônibus, saindo do quartel dos bombeiros, no bairro Vila Nova.
O protesto tem o objetivo de pressionar os deputados para que coloquem em pauta antes do período eleitoral a votação da PEC 300. A proposta já foi aprovada, porém, foram acrescidas cinco emendas que precisam de aprovação por parte dos deputados. Uma delas já foi aprovada no dia 4 de março. Ficam faltando quatro emendas para que o PEC 300 saia da Câmara dos Deputados para o Senado.
É válido ressaltar que todos os policiais e bombeiros que participavam da passeata em Nova Friburgo estavam de folga. O protesto se encerrou em frente à Prefeitura. Novamente foi cantado o Hino Nacional e, através do discurso do coronel Hudson, o prefeito Heródoto Bento de Mello enviou sua solidariedade à reivindicação dos policiais e bombeiros militares de Nova Friburgo.
Deixe o seu comentário