O 6º Grupamento de Bombeiro Militar de Nova Friburgo realizou, no último dia 13, um simulado no Teleférico. O objetivo da instrução foi preparar os alunos do curso de formação de soldados para situações de emergência, como a que ocorreu no ano de 2002, quando o fogo atingiu a área onde fica o Teleférico de Nova Friburgo e impossibilitou a descida de 12 pessoas, sendo dez adultos e duas crianças, que estavam no topo do morro. Além dos novos combatentes, participaram oficiais e praças do 6º GBM. O simulado seria feito em três partes, porém, devido à chuva, somente duas foram realizadas. Na primeira os alunos utilizaram a técnica de escada estaiada, onde cordas, amarradas à escada e seguras por militares, a mantêm de pé enquanto é feito o socorro. Na segunda parte o salvamento foi feito do ponto mais alto do primeiro trecho onde a autoescada mecânica Magirus foi utilizada para o resgate da vítima, que foi descida em segurança e levada para a ambulância.
Para o tenente-coronel Mori, comandante do 6º GBM, o simulado foi um sucesso e revelou dois problemas que deverão ser solucionados para facilitar e possibilitar um salvamento mais eficiente, caso seja necessário: a poda de uma árvore e a retirada de um poste de iluminação, que impedem o arriamento do cabo de aço, dificultando o resgate. Para ele esse tipo de treinamento é importante para que não só os turistas se sintam seguros, mas também a população local, que vê no Teleférico uma opção de lazer.
O simulado contou também com a participação da direção e dos funcionários do Teleférico. Essa integração, segundo Mori, é fator primordial para oferecer total segurança aos frequentadores da atração turística.
Deixe o seu comentário