Amine Silvares
Uma nova tendência mundial em compras chegou ao Brasil em março deste ano. As compras coletivas, ou clube de compras, dão acesso a lugares e produtos com descontos generosos, que costumam variar entre 50% e 90%. A moda, que começou nos Estados Unidos em 2008, já está em Nova Friburgo através do site www.boadaserra.com.br. Em uma semana de existência e apenas duas promoções lançadas, o site já teve mais de seis mil acessos e 30 mil cadastros, um número incrível para um empreendimento tão recente.
As compras coletivas são uma forma de incentivar as compras por impulso e fidelizar novos clientes. O processo acontece da seguinte forma: uma empresa anuncia um serviço ou produto com um bom desconto (algo entre 30% e 98%), por um curto período de tempo (geralmente varia entre horas e três dias), com um mínimo de compradores para ativar a oferta. No caso, se forem necessários 30 compradores para ativar o desconto, assim que o número for atingido, a promoção estará valendo também para qualquer outra pessoa que se cadastrar e decidir participar. O cadastro não é válido apenas para uma oferta. Com ele, o assinante passa a receber em sua caixa de e-mail todas as ofertas disponíveis e as que entrarem posteriormente.
Para efetivar a compra é preciso fazer o pagamento, geralmente através de cartões de débito ou crédito e, em alguns casos, boleto bancário. Caso o número mínimo de compradores não seja atingido, a oferta é cancelada e o dinheiro devolvido. Apesar dos riscos, os sites especializados neste tipo de empreendimento não tem tido problemas; são raras as ofertas que não alcançam o número mínimo de clientes.
Os serviços e produtos oferecidos são, em sua maioria, de beleza, gastronomia e entretenimento, e não costumam ser renovados. Aos compradores é dado um cupom com um prazo para gastá-lo. Este prazo pode durar alguns meses, de forma que a oferta seja aproveitada quando o cliente quiser.
Em Nova Friburgo, o site Boa da Serra tem conquistado cada vez mais assinantes e cadastrados. Carlos Eduardo Werner, fundador do site, contou que havia um mercado inexplorado em Nova Friburgo.
“O pessoal de Friburgo e região se cadastrava no Peixe Urbano, e só recebia promoções do Rio e de Niterói, ficava com água na boca e não podia aproveitar. Só vinham promoções irrelevantes pra gente”, constatou.
Como todos gostam de comprar barato, foi só uma questão de saber gerenciar as opções que a cidade pode oferecer.
As alternativas são muitas e os empresários locais já estão aproveitando a ideia para divulgar suas marcas. Como o serviço é on-line, a propaganda acontece em larga escala e de forma instantânea. As redes sociais como Twitter, Facebook e Orkut são as grandes ferramentas que ajudam a difundir sites como o Boa da Serra.
“Cada oferta é enviada para o e-mail de 30 mil pessoas, além de divulgar nas redes sociais, que são as grandes forças”, destaca Carlos Eduardo.
Ele ainda explica que, depois de comprar e pagar, o cliente entra no site com seu login e senha, imprime o cupom e já pode usá-lo. Cada oferta tem regras de uso específicas, que ficam expostas na página inicial do site.
O sucesso do Boa da Serra tem feito com que muitos empresários queiram anunciar. Carlos Eduardo disse que devem surgir ofertas diferenciadas como academias, salões de beleza, além de hotéis e pousadas ainda neste ano. Para quem procura qualidade de preço, produto e serviço reunidos em um só lugar, o site www.boadaserra.com.br é uma ótima forma de aproveitar e descobrir os melhores lugares da cidade.
Deixe o seu comentário