Blocos de embalo fecham o carnaval 2012 em grande estilo

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012
por Jornal A Voz da Serra
Blocos de embalo fecham o  carnaval 2012 em grande estilo
Blocos de embalo fecham o carnaval 2012 em grande estilo

Os blocos de embalo encerraram o carnaval de Nova Friburgo em grande estilo. Três grupos se reuniram no fim da noite desta terça, 21, para fechar a comemoração que neste ano teve o tema “Sacode a poeira de dá a volta por cima”. O bloco Unidos de Bariri, de Olaria, Unidos dos Papudinhos, do Cordoeira e o Bloco dos Malas levaram os foliões para a Avenida Alberto Braune.

O primeiro a passar foi o Bloco de Embalo Unidos de Bariri, com a Rainha do Carnaval e o Rei Momo à frente. Com cerca de cem componentes, levaram o tema “Friburgo vai voltar a sorrir” para a avenida, puxados pelos intérpretes Alessandro, João Paulo e Sheik. A composição de Júlio e Helinho falou sobre as perdas da cidade durante a tragédia do ano passado e seus pontos turísticos. O samba ainda serviu como um agradecimento pelos esforços de todos os envolvidos no processo de reconstrução e aproveitou para fazer um pequeno protesto em relação às denúncias de corrupção que rondam a cidade e pedir casas para os desabrigados.

Com 400 componentes, o Bloco de Embalo Unidos dos Papudinhos conseguiu levantar o público das arquibancadas. O samba “Eu só quero é ser feliz e poder me orgulhar” de Diego, Jão, Grilo, Vadinho e Vilmar veio acompanhado de uma bateria bem preparada. Muitas crianças faziam parte do bloco, que pediu mais atenção às necessidades da comunidade, além de destacar os pontos positivos do bairro. Durante os 45 minutos de apresentação, o bloco que surgiu em 1993 trouxe muita animação para o público. Mesmo após ser atrapalhados no começo pela passagem da Banda dos 09 aos 90 pela calçada, o B.E. Unidos dos Papudinhos conseguiu se impor e acabou ganhando o troféu de Melhor Bloco de Embalo.

Quem finalizou a noite foi o Bloco dos Malas. O divertido protesto, que contou com cerca de cem componentes, fechou o carnaval de forma animada. Carregando malas cheias de notas falsas e mensagens contra a corrupção, os foliões chamaram a atenção pela irreverência, com fantasias simples e um samba que declarava “a vergonha de ser brasileiro”. A provocação, de acordo com quem desfilou, foi para chamar atenção da população friburguense para os problemas antigos e novos que continuam se acumulando por toda a cidade.

Banda dos 9 aos 90 arrasta uma multidão de foliões pelas ruas

Um dos destaques deste carnaval friburguense foi a passagem da Banda dos 9 aos 90, que arrastou uma legião de foliões pelas ruas do centro da cidade na última segunda e terça-feira. Ao som de tradicionais marchinhas carnavalescas, ranchos e sambas, a banda cumpriu a promessa de garantir diversão sadia como nos antigos carnavais. Prova disso é que o desfile reuniu muitas famílias e transformou a Avenida Alberto Braune em uma passarela de alegria e descontração.

Além do repertório cheio de clássicos do passado, executado por um time de músicos de primeira, outra marca da Banda dos 9 aos 90 é a sua madrinha: a esfuziante Marly Pinel. Esbanjando simpatia e animação, ela comprovou que tem mérito de sobra para estar há anos à frente do posto. A rainha eleita este ano, Maria Antonieta do Nascimento, também fez bonito na avenida e mostrou que tem muito samba no pé e disposição.

Vale destacar que o desfile da Banda dos 9 aos 90 tem sido um dos mais aguardados do carnaval friburguense nos últimos anos. Fundada em 2003 por um grupo de amigos como o saudoso Cláudio Lamblet, a banda está conquistando um número crescente de admiradores devido ao trabalho de resgate das antigas marchinhas. A escolha do nome não foi por acaso e teve o intuito de abranger foliões de todas as idades, oferecendo diversão para toda a família.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade