Blocos arrastam foliões e garantem alegria e alto-astral no Carnaval de Duas Barras

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010
por Jornal A Voz da Serra
Blocos arrastam foliões e garantem alegria e alto-astral no Carnaval de Duas Barras
Blocos arrastam foliões e garantem alegria e alto-astral no Carnaval de Duas Barras

O clima de alegria e alto-astral que contribuiu e muito para o sucesso do Carnaval deste ano em Duas Barras e Monnerat, garantiu a presença de um número recorde de turistas no município, ficando por conta dos vários blocos, que desfilaram arrastando centenas de foliões, que literalmente vestiram as camisas para defender seus preferidos, sem necessariamente garantir exclusividade. Afinal de contas, como diria o filósofo carnavalesco de plantão, “bloco não é como escola, que exige fidelidade e dedicação, mais parece um trem lotado que, de estação em estação, sempre está disposto a acolher mais um”. E foi com este espírito que a Liga Bibarrense de Blocos Carnavalescos, sob o comando de Hugo Ornellas, procurou administrar os R$ 16 mil disponibilizados pela Prefeitura Municipal, garantindo a cada bloco uma parte do recurso, segundo o critério da proporcionalidade, ou seja: ganha mais aquele que reúne um maior número de foliões.

Segundo a secretária de Governo, Sônia Amélia, “o sucesso do Carnaval só acontece quando cada um cumpre com responsabilidade o seu papel, como aconteceu este ano. A Prefeitura repassou em tempo hábil os recursos públicos, que foram aprovados pela Câmara, recursos estes que são retirados dos impostos públicos, resultado da contribuição de todos, e cabe à Liga e às escolas de samba cumprirem com o seu papel, administrando esses recursos com responsabilidade. O importante é que todos saibam que esses recursos são destinados ao interesse da coletividade e deverão ter uma prestação de contas junto à Prefeitura logo após o Carnaval”.

Detalhes que fazem a diferença

Apesar dos atrasos, bastante criticados por todos, como no caso do Bloco dos Amarelos, que prejudicou o desfile da Esum, em Duas Barras, e do Bloco Fazenda do Samba, que acabou atropelando o desfile das Piranhas da Usina, e mesmo o evidente atraso da Gresum, em Monnerat, que acabou desanimando alguns foliões, especialmente crianças e o pessoal da terceira idade, o Carnaval bibarrense aconteceu em clima de muita alegria. Entretanto, os atrasos deverão merecer uma atenção especial por parte da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, sob o comando de Camila Ponce que, aliás, acompanhou de perto o desenrolar da folia em praticamente todos os dias do Carnaval.

Também foi notada a presença do prefeito Antônio Carlos (PMDB) e da primeira-dama Sônia Amélia, com seus familiares, bem como um grande número de secretários e assessores, que escolheram Duas Barras para brincar o Carnaval com seus familiares, o que reforçou ainda mais a presença do governo na folia. Políticos e lideranças locais também não perderam a oportunidade de participar da festa, envolvidos em seus blocos de preferência ou simplesmente acompanhando de perto o desenrolar dos acontecimentos. Vale destacar a presença da juíza da Comarca, Maria do Carmo, que mesmo não estando trabalhando, ao lado do seu esposo e familiares escolheu Duas Barras para passar o Carnaval.

Blocos desfilam e arrastam multidões

Foram os desfiles dos blocos que garantiram o clima de alto-astral durante todo o Carnaval, como fica evidente nas fotos de Reinaldo e Elis Rocha, que registraram alguns momentos momescos. Na sequência desfilaram Bloco Cara Pintada (bastante animado, é o preferido de crianças, jovens e adolescentes, que usam tinta para pintar os corpos); Bloco dos Aroucas (que cresceu muito e reúne amigos e familiares do jogador de futebol Arouca, ex-fluminense e atual São Paulo. Este ano veio mais organizado e com maior número de foliões); Bloco Vila Thapera (mesmo mantendo a animação, o bloco veio com menos foliões. Teve sua concentração prejudicada e não empolgou muito este ano); Bloco Balança Pra Secar (o preferido de jovens e adolescentes, empolgou e fez bonito no desfile); Bloco Simbala Recanto (animado por jovens e adolescentes, também desfilou com garra); Bloco das Piranhas da Usina (homens e mulheres invertem os papéis; o bloco desfila sempre no domingo e na terça-feira. É o mais irreverente do Carnaval de Duas Barras, não poupa críticas a ninguém e novamente arrastou multidões); Bloco do Amarelo (criado por iniciativa do vereador Diego Ornellas, amigos e familiares, já é tradicional e também preferido dos jovens e adolescentes. Este ano pecou pelo atraso excessivo, o que prejudicou o seu desfile e o da Esum, mas manteve o clima de alto-astral); Bloco Cia. Viva (organizado pela turma do Tio Patrick e Gabriela Ribas, com as presenças de Nando Pernambuco, Davi, Lúcia, Lucas Borelli, Gustavo Agostine e a bandinha-show da 8 de Dezembro, sob o comando de Manoel de Souza. Preferido das crianças, conta com a presença de bonecos gigantes, palhaços, pernas de pau e malabaristas); Bloco Fazenda do Samba (criado por iniciativa do vereador Bebeto, amigos e familiares, desfilou pela primeira vez com muita animação e agradou geral, trazendo como novidade um boi bastante agitado, que empolgou os foliões. Mas acabou atrasando o desfile do Bloco das Piranhas).

Já em Monnerat desfilaram Parada Gay; Urubuzada; Mama Aqui; Arrastão da Alegria; Da Amizade; Camisinha; Algodão Doce e Parada Gay. Em Holofote desfilou o Unidos do Holofote.

TAGS: