O carnaval começa nesta sexta-feira, 13, e o já tradicional Bloco do Frizão vai desfilar um tema especial este ano na Avenida Alberto Braune. Os centenas de componentes vão cantar o amor pelo Friburguense na sexta-feira, 13, durante a apresentação do bloco — que deve acontecer por volta das 21h.
O tema foi escolhido para homenagear o clube, que em 2015 comemora 35 anos de fundação. A presença de jogadores ainda não está confirmada, e depende da programação estabelecida pela comissão técnica do time profissional para a folia.
No entanto, ídolos como Eduardo e o ex-goleiro Adriano têm presença praticamente confirmada. "A nossa ideia é realmente homenagear o Friburguense. Esse ano nós vamos levar muita animação para a avenida, e contaremos mais uma vez com o apoio das empresas que nos patrocinam. Além disso, cabe aqui um agradecimento especial à Valéria, da Secretaria de Turismo”, ressalta Edmilson Debossan, um dos responsáveis pelo Bloco do Frizão.
Ao todo foram confeccionadas 400 camisetas, que estão à venda na Cantina Fri-Clube, na parte social do Friburguense. Podem desfilar sócios e também não-sócios do clube. O Bloco do Frizão, fundado em 2005, reúne amigos apaixonados por futebol e samba, e atravessa a passarela relembrando as músicas que fizeram sucesso na festa de Momo em anos anteriores.
O dinheiro arrecadado no desfile deste ano será utilizado para a compra de novos equipamentos e manutenção dos instrumentos. Parte da verba, no entanto, será prontamente consumida: logo depois do desfile, os componentes se reúnem para a tradicional confraternização no centro da cidade.
Um baluarte compõe o samba
Em qualquer associação entre Nova Friburgo e carnaval precisa ter citada, dentre outras, a figura de Cesar Fonseca. Autor de sambas históricos para blocos e escolas de samba de Nova Friburgo e outras cidades, o compositor foi o responsável por escrever o hino que vai embalar o Bloco do Frizão em 2015.
"Agradeço ao presidente Wagner Faria e à diretoria do Friburguense Atlético Clube por me permitir brincar o carnaval com o Bloco do Frizão”, diz o compositor.
História: Da segunda sem lei ao Bloco
Durante anos a "Segunda sem lei”, evento realizado às segundas-feiras de carnaval, foi a principal confraternização entre eles. A ideia de criar o Bloco do Frizão amadureceu com o aval de Jones Canto, à época vice-presidente social do Friburguense. Os instrumentos foram doados pelo sócio Weimar Jaccoud. Como as peças para formar a bateria eram poucas, algumas outras foram alugadas. O comando dos ritmistas ficou sob responsabilidade de Elton Valeriano. O primeiro enredo foi "O Viagra do Frizão: se subir, não desce mais”. Em 2014, o bloco desfilou com o tema "O Copo do Mundo é nosso”, em referência à Copa do Mundo no Brasil.
Deixe o seu comentário