Black Friday surpreende e lota o comércio da cidade

domingo, 30 de novembro de 2014
por Jornal A Voz da Serra
Black Friday surpreende e lota o comércio da cidade
Black Friday surpreende e lota o comércio da cidade

Fotos: Amanda Tinoco

Nesta sexta-feira, 28, as ruas do centro da cidade amanheceram movimentadas. Com a primeira parcela do 13º salário no bolso, muitos friburguenses já começaram a procurar presentes para as festas de fim de ano. Outro fator que motivou ainda mais os gastos por parte dos consumidores foi a participação inesperada de diversas lojas do município ao popular Black Friday.

Tradicional nos Estados Unidos, a "sexta-feira negra” chegou às terras brasileiras através de grandes redes varejistas e de lojas virtuais. Em Nova Friburgo, por exemplo, houve pouca divulgação por parte dos estabelecimentos que iriam participar, mas a agitação nas filiais de redes varejistas no município incentivou muitos empresários. Com balões pretos e cartazes, alguns comércios da cidade chegaram a oferecer descontos que ultrapassavam os 50% e permaneceram abertos por 24h ininterruptas. A movimentação foi tamanha que chegou a gerar congestionamentos em alguns pontos de Friburgo. "Trânsito totalmente parado próximo a um mercado no bairro de São Geraldo. O local não possui grande estacionamento, e por causa do Black Friday, tudo parado. O bairro não tem estrutura para isso. Somente agora chegou um carro da Smomu para tentar organizar. Já estou quase uma hora atrasada para o meu trabalho”, relatou a leitora Fabiana Vicente Queiroz, através do WhatsApp.

As oportunidades parecem de fato tentadoras — e, às vezes, realmente são. No entanto, para muitos, a imagem do dia de promoções arrasadoras já está mais do que arranhada, e isso devido às diversas constatações de maquiagem nos preços, ou seja, falsos descontos. Apesar dos esforços feitos pela organização do Black Friday Brasil para mudar essa realidade, este ano a insatisfação não foi diferente. Em sua terceira edição no Brasil, a megaliquidação foi motivo de muitas críticas e piadas nas redes sociais caracterizadas pela hashtag "#BlackFraude” e por frases que se transformaram em viral na internet como: "Black Friday: Tudo pela metade do dobro” e "Black Friday: Você economiza mais se não comprar nada”. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: negócios | economia | Black Friday | descontos
Publicidade