Os vigários episcopais da Diocese de Nova Friburgo estão sendo transferidos entre os vicariatos. O padre Gelcimar Petinatti Celeste respondia pela Sede, padre Alexandre Guidio pelo Litoral, e padre Fábio Fellipe pelo Norte. Com a decisão, o padre Fábio veio para a Sede, o padre Alexandre vai para o Norte, e o padre Gelcimar para o Litoral. De acordo com o bispo Dom Edney Gouvêa Mattoso, a determinação tem como meta dinamizar o trabalho pastoral na diocese. "Eu renovo a gratidão em meu coração ao trabalho desenvolvido pelos meus fiéis colaboradores. A cada um deles confiei a supervisão de uma parte do território da querida Diocese de Nova Friburgo, que com indiscutível probidade e prudência, ao longo do período em que estiveram nas paróquias e vicariatos, souberam cuidar com diligência e zelo pastoral. Agora os desafios são outros. É preciso adquirir novas experiências, tão importantes para o bem do povo de Deus e a causa da evangelização.”
Na segunda-feira, 20, o padre Fábio assumiu a Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Olaria. No próximo domingo, 26, às 10h, na Paróquia Nossa Senhora da Piedade, assume o padre Alexandre. Finalizando, o padre Gelcimar será empossado na próxima terça-feira, 28, às 19h, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima.
Os vigários episcopais são instrumentos evangelizadores mais descentralizados. Colaboram para o atendimento às exigências da ação da Igreja Católica em uma área do território diocesano, organizando melhor o trabalho e as relações pastorais. Nomeados, cultivam uma estreita relação pastoral com o seu bispo, na medida em que ajudam a governar pastoralmente o imenso território da diocese multiplicando e difundindo o próprio ministério do bispo.
OS VICARIATOS - A Diocese de Nova Friburgo é composta por 19 municípios e possui uma extensão territorial de dez mil quilômetros quadrados. A Igreja, nessa área, é dividida pelos vicariatos Sede, Norte e Litoral. Duas vezes por ano, o bispo diocesano realiza o projeto Governo Itinerante, com o objetivo de atender as paróquias com mais amplitude.
SEDE - Responsável pelos municípios de Cachoeiras de Macacu e Sumidouro, o Vicariato Sede é instalado em Nova Friburgo. Até o momento, teve como administrador o padre Gelcimar, que chegou à Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Olaria, no ano 2009. Neste período, o sacerdote reorganizou o trabalho do Centro Social, reforçou as atividades pastorais, participou da instalação da Sede Canônica do Vicariato Sede e atuou nas obras da paróquia, além da administração do Colégio Nossa Senhora das Graças.
NORTE - O Vicariato Norte é composto por Bom Jardim, Macuco, Trajano de Moraes, Santa Maria Madalena, Cordeiro, Duas Barras, Cantagalo, Itaocara, Sumidouro, Carmo e São Sebastião do Alto. O padre Fábio assumiu a Paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Cordeiro, em 2009.
Durante os anos em que esteve no Vicariato Norte, o trabalho pastoral feito por padre Fábio se destacou nas emissoras de rádios e redes sociais. Agora este será realizado na Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Nova Friburgo. No Norte, padre Fábio colaborou para a organização de vários eventos diocesanos e participou ativamente das programações.
LITORAL - Os municípios que fazem parte do Vicariato Litoral são Conceição de Macabu, Rio das Ostras, Carapebus, Macaé, Casemiro de Abreu e Quissamã. O vigário episcopal, padre Alexandre da Silva Guidio, assumiu a Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Macaé, no ano 2001. Desde então, realizou obras e organizou o trabalho pastoral.
Segundo o vigário, o maior legado que deixa não é material, mas espiritual. "Aqui em Fátima vi inúmeros nascimentos, casamentos e também mortes. Hoje, os paroquianos criam laços de amizade uns com os outros. Além disso, é uma comunidade muito fervorosa”, finalizou. (fonte: Assessoria de imprensa da diocese).
Deixe o seu comentário