Bispo transfere vigários para dinamizar trabalho pastoral na diocese

terça-feira, 21 de janeiro de 2014
por Jornal A Voz da Serra
Bispo transfere vigários para dinamizar trabalho pastoral na diocese
Bispo transfere vigários para dinamizar trabalho pastoral na diocese

Os vigários episcopais da Diocese de Nova Friburgo estão sendo transferidos entre os vicariatos. O padre Gelcimar Petinatti Celeste respondia pela Sede, padre Alexandre Guidio pelo Litoral, e padre Fábio Fellipe pelo Norte. Com a decisão, o padre Fábio veio para a Sede, o padre Alexandre vai para o Norte, e o padre Gelcimar para o Litoral. De acordo com o bispo Dom Edney Gouvêa Mattoso, a determinação tem como meta dinamizar o trabalho pastoral na diocese. "Eu renovo a gratidão em meu coração ao trabalho desenvolvido pelos meus fiéis colaboradores. A cada um deles confiei a supervisão de uma parte do território da querida Diocese de Nova Friburgo, que com indiscutível probidade e prudência, ao longo do período em que estiveram nas paróquias e vicariatos, souberam cuidar com diligência e zelo pastoral. Agora os desafios são outros. É preciso adquirir novas experiências, tão importantes para o bem do povo de Deus e a causa da evangelização.”

Na segunda-feira, 20, o padre Fábio assumiu a Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Olaria. No próximo domingo, 26, às 10h, na Paróquia Nossa Senhora da Piedade, assume o padre Alexandre. Finalizando, o padre Gelcimar será empossado na próxima terça-feira, 28, às 19h, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima.

Os vigários episcopais são instrumentos evangelizadores mais descentralizados. Colaboram para o atendimento às exigências da ação da Igreja Católica em uma área do território diocesano, organizando melhor o trabalho e as relações pastorais. Nomeados, cultivam uma estreita relação pastoral com o seu bispo, na medida em que ajudam a governar pastoralmente o imenso território da diocese multiplicando e difundindo o próprio ministério do bispo.

OS VICARIATOS - A Diocese de Nova Friburgo é composta por 19 municípios e possui uma extensão territorial de dez mil quilômetros quadrados. A Igreja, nessa área, é dividida pelos vicariatos Sede, Norte e Litoral. Duas vezes por ano, o bispo diocesano realiza o projeto Governo Itinerante, com o objetivo de atender as paróquias com mais amplitude.

SEDE - Responsável pelos municípios de Cachoeiras de Macacu e Sumidouro, o Vicariato Sede é instalado em Nova Friburgo. Até o momento, teve como administrador o padre Gelcimar, que chegou à Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Olaria, no ano 2009. Neste período, o sacerdote reorganizou o trabalho do Centro Social, reforçou as atividades pastorais, participou da instalação da Sede Canônica do Vicariato Sede e atuou nas obras da paróquia, além da administração do Colégio Nossa Senhora das Graças.

NORTE - O Vicariato Norte é composto por Bom Jardim, Macuco, Trajano de Moraes, Santa Maria Madalena, Cordeiro, Duas Barras, Cantagalo, Itaocara, Sumidouro, Carmo e São Sebastião do Alto. O padre Fábio assumiu a Paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Cordeiro, em 2009.

Durante os anos em que esteve no Vicariato Norte, o trabalho pastoral feito por padre Fábio se destacou nas emissoras de rádios e redes sociais. Agora este será realizado na Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Nova Friburgo. No Norte, padre Fábio colaborou para a organização de vários eventos diocesanos e participou ativamente das programações.

LITORAL - Os municípios que fazem parte do Vicariato Litoral são Conceição de Macabu, Rio das Ostras, Carapebus, Macaé, Casemiro de Abreu e Quissamã. O vigário episcopal, padre Alexandre da Silva Guidio, assumiu a Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Macaé, no ano 2001. Desde então, realizou obras e organizou o trabalho pastoral.

Segundo o vigário, o maior legado que deixa não é material, mas espiritual. "Aqui em Fátima vi inúmeros nascimentos, casamentos e também mortes. Hoje, os paroquianos criam laços de amizade uns com os outros. Além disso, é uma comunidade muito fervorosa”, finalizou. (fonte: Assessoria de imprensa da diocese).


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade