Biblioteca Pública Municipal terá oficina de contadores de histórias, nos sábados de julho

quinta-feira, 01 de julho de 2010
por Jornal A Voz da Serra

A Biblioteca Pública Municipal de Nova Friburgo está com inscrições abertas, até amanhã, 2 de julho, para a oficina de contadores de histórias, a ser realizada no próprio local (Rua Farinha Filho, 50, Centro). Durante os cinco sábados de julho (3, 10, 17, 24 e 31), os inscritos aprenderão sobre a arte de contar histórias.

As oficinas direcionadas a artistas, professores, educadores sociais, advogados, estudantes, profissionais de saúde, de turismo, de meio ambiente e de administração, além de escritores, leitores, avôs, avós, pais e mães, trabalhadores informais e todo e qualquer amante da leitura, serão realizadas das 9 h às 12h.

Durante as 15 horas programadas, o oficineiro Francisco Gregório Filho, que, além de contador de histórias e escritor, é o secretário do Pró-leitura de Nova Friburgo, abordará o seguinte conteúdo: ler, contar, cantar e escrever histórias; construção de acervo e escolha de repertório; a voz, o corpo, a expressão; o olhar cúmplice e cativante; o espaço, o movimento e o gesto; estudo de textos de diferentes gêneros da literatura; o conto popular e seus contextos culturais; a brincadeira e as narrativas; apresentação pública e bibliografia.

 

Jogo do aprendizado

Em seu livro Difícil passagem, Francisco Gregório diz: “o contar histórias é prática que nos remete a mecanismos tradicionais de transmissão de conhecimentos. Oferece a possibilidade de troca de vivências e saberes de forma lúdica, transformando num jogo o que, na verdade, constitui aprendizado. As histórias ouvidas vão formando nossos acervos e ajudando a construir nossa autonomia. Com elas e a partir delas, vamos mediando a realidade, produzindo idéias e exercitando nossa crítica sobre o que vemos e ouvimos, conferindo nossa relação com a natureza, as diferentes culturas, os bens materiais e imateriais e os outros seres vivos”.

Para as oficinas, o secretário contará com a assessoria de Maria Clara Cavalcanti, psicóloga, especialista em literatura infantil e juvenil e em leitura, integrante, há 13 anos, do Confabulando - contadores de histórias, e atualmente subsecretária do Pró-leitura de Nova Friburgo.

Maria Clara, autora do artigo Arco-íris, Estrelas & Papoulas, publicado pelo Leia-Brasil na Revista Sonhos, compara sonhos e histórias utilizando-se de um mito tupi. Contam os tupis que, junto a Tupã, o Deus dos deuses, capaz de dominar os raios e os trovões, mora uma ‘deusa- anciã’ chamada Kerpimanha. A velha senhora, dona dos sonhos, desce do céu pelo caminho do arco-íris para trazer os sonhos que sonhamos por vezes acordados durante o dia, e pelos raios das estrelas, os que sonhamos em repouso, durante a noite. Como um sopro de vida, ela entra no coração das pessoas e só sai de lá quando elas despertam. Assim, quando uma pessoa se lembra de seu sonho ou devaneio, encontra o recado de Tupã que a velha deixou gravado em seu coração.

 

Prazer de ler

Durante as oficinas, Gregório contará com a consultoria da professora Eliana Yunes, doutora em leitura e coordenadora da Cátedra Unesco de Leitura da Puc-Rio. Em seu texto A preferência, no livro Ler e contar / Contar e ler, de autoria de Francisco Gregório, Eliana diz: “pesquisas apontam que o prazer de ler se constitui desde a mais tenra idade, quando as crianças se familiarizam com narrativas orais. As estruturas narrativas têm, efetivamente, o poder de organizar sequências temporais, ajudando as crianças a perceberem alterações no fio do tempo. Movem as emoções, provocam imagens, suscitam a reflexão e promovem o trânsito permanente entre o imaginário e real, ficção e história. Os contadores de histórias não apenas rememoram os relatos ancestrais, mas promovem autores e obras contemporâneas, além de clássicos universais e causos regionais”.

Embora o prazo para inscrições seja relativamente curto, os interessados devem procurar o quanto antes Lúcia ou Ana Lúcia na Sala de Leitura Infantil da Biblioteca Municipal. Mais informações pelo telefone (22) 2521-1761, das 8 horas às 19 horas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade