Ela é friburguense, mora perto do Chapéu da Bruxa—uma das montanhas situadas no Cascatinha, um dos bairros mais altos da cidade—e está toda envolvida este mês com o universo das feiticeiras: vassouras voadoras, árvores que falam e abóboras encantadas. Luciléa Noel, ceramista nata, que trabalha com a argila há mais de 20 anos, está a todo vapor terminando sua produção de abóboras para o Dia das Bruxas, uma de suas peças mais procuradas.
“Moldo cada abóbora manualmente, uma a uma, depois eu retiro o barro do interior, para ela ficar oca e as pessoas poderem colocar uma vela lá dentro. A cara da abóbora—olhos, boca e dentes—eu faço com instrumentos próprios, e todo esse processo artesanal dá uma personalidade a cada peça”, afirma a artista.
Dentro desse mundo de magia, Luciléa Noel, ou Lu, como é conhecida pelas pessoas, faz árvores com rostos, cogumelos e seres da natureza, como duendes e outros personagens. As peças de Lu podem ser usadas para decoração, ou com finalidades próprias. As abóboras são pequenas luminárias, que mostram a chama da vela através dos olhos e boca de cada abóbora. As árvores com rosto também podem ser usadas como vasos, e a planta cresce no topo do tronco da árvore.
Todos esses trabalhos agora estão mais perto dos friburguenses. Desde o início do ano, Luciléa Noel abriu seu ateliê bem no centro de Nova Friburgo, na Rua Monsenhor Miranda 35. Lá no espaço, além de expor se trabalho, Lu dá aulas de cerâmica para crianças e adultos, de modelagem em argila e de utilização de torno. No torno, os alunos produzem mais as peças utilitárias, como pratos, copos e tigelas.
Ela sempre trabalha com o barro de qualidade superior, que aguentam altas temperaturas no forno e dão mais resistência às peças. Os adultos, de acordo com ela, preferem mais a produção de peças utilitárias. As crianças, como ela conta, gostam mesmo é de fazer esculturas, moldando personagens, máscaras, em criações próprias. Mas é através da orientação da professora atenciosa que as crianças e adultos aprendem as técnicas de cerâmica. E produzem suas próprias obras de arte.
Quem quiser conhecer o Ateliê de Luciléa Noel e conferir a produção para o Dia das Bruxas, ou ainda se inscrever nas aulas de cerâmica, é só ligar para o telefone (22) 9909-1346 e marcar uma visita.
Duas receitas horripilantemente fáceis de fazer
Olhos Esbugalhados
Ingredientes:
Ovos
Pimentão
Azeitonas pretas
Palitos de dente
Ketchup
Modo de preparo:
Cozinhe os ovos, espere esfriar e descasque-os. Corte as pontas dos ovos e um pedaço de pimentão do mesmo tamanho, para ser colocado em um dos lados cortados. Corte um círculo de azeitona e coloque-o em cima do pedaço do pimentão para formar a íris e a pupila do olho. Com um palito de dente molhado no ketchup, faça listras nos ovos para que pareçam as veias dos olhos.
Martini Assustador
Ingredientes:
Gelo
30ml de vodka preta
60ml de suco de cereja
Modo de preparo:
Coloque os ingredientes em uma coqueteleira e chacoalhe. Depois, é só colocar em uma taça de martini. Para decoração, são recomendadas framboesas.
Deixe o seu comentário