Localizada entre duas bacias hidrográficas — Paraíba do Sul e Macaé —, Nova Friburgo possui um relevo responsável por alta densidade de canais de drenagem, que, somada aos altos índices de chuva, resulta na existência de um grande número de riachos, córregos e rios, com nascentes no território municipal.
Fauna é o termo coletivo para a vida animal de uma região e o termo correspondente para plantas é flora
Suas matas e florestas ficam nas áreas de maior altitude do município, nos distritos de Mury, Lumiar e São Pedro da Serra. A expansão urbana reduziu as áreas de floresta no Centro e no distrito de Conselheiro Paulino. No século 19, os distritos de Amparo e Riograndina sofreram desmatamentos em grandes áreas para o cultivo do café e de outros produtos agrícolas e para a pecuária. O distrito de Campo do Coelho também registra extensas áreas desmatadas, principalmente no vale do Rio Grande, por sua vocação histórica para o cultivo de hortaliças e expansão de pastagens.
Legislação ambiental preservou o que restou
Ainda assim e, felizmente, a tempo, com os avanços na legislação ambiental surgiram diversas APAs (áreas de preservação ambiental municipais e estaduais). Uma das mais importantes é a APA de Macaé de Cima (estadual), criada em 2001, que abrange os distritos de Lumiar e de São Pedro da Serra, além de parte do distrito de Mury.
Lumiar e São Pedro da Serra são duas vilas que se completam, oferecendo ao visitante inúmeras opções de lazer. Com ambiente florestal intocado, são dotadas de inúmeras belezas naturais, como as corredeiras do Rio Macaé, o Encontro dos Rios, a Pedra Riscada e extensas regiões de Mata Atlântica preservada.
Graças à legislação, a reserva de Macaé de Cima conserva intocada a beleza selvagem da Mata Atlântica. Entre rios, árvores gigantescas, palmeiras, cipós e delicados arbustos, vegetação de toda espécie, florescem orquídeas e bromélias. Lá encontramos uma variada fauna, de macacos, tamanduás, cotias, capivaras e esquilos, pássaros. A reserva tem mais de 4.000 espécies animais e vegetais, sendo 19 exclusivas da própria reserva.
Produção local
Além de suas belezas naturais, a exuberância de suas matas e seus caudalosos rios, Nova Friburgo destaca-se pela produção de couve-flor, caqui, morango, flores de corte, olerícolas, queijos, mel, entre muitos outros. O município é um dos maiores produtores de água do estado do Rio do Janeiro, sendo mais de 40% de seu território coberto por Mata Atlântica, que possui a maior biodiversidade do Brasil — algo próximo de 3.500 espécies por hectare.
Deixe o seu comentário