Arquivo de Notícias
Bastidores da Política - 8 de outubro.
terça-feira, 11 de janeiro de 2011
por Jornal A Voz da Serra
Dermeval recebe hoje deputados e suplente de Senador eleitos
O prefeito em exercício até o fim deste mês (Heródoto deverá renovar sua licença médica por mais 15 dias), Dermeval Barboza Moreira Neto (PMDB) – foto –, recebe hoje, às 10h, os deputados federal e estadual eleitos pelo município, Glauber Braga (PSB) e Rogério Cabral (PSB), respectivamente, além do deputado estadual Olney Botelho (PDT), eleito primeiro suplente de Senador na chapa do petista Lindberg Farias. O encontro acontece no gabinete do prefeito.
Segundo a Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura, além de parabenizar os três políticos domiciliados no município, o encontro terá como objetivo uma conversa política sobre o cenário pós-eleitoral em Nova Friburgo e no Centro-Norte Fluminense.
“Estamos vivendo um novo momento e precisamos integrar o município e nossa região. Independentemente de nossas posições partidárias, a eleição de Olney e Glauber e a reeleição de Rogério Cabral fortalecem Nova Friburgo e todo o Centro-Norte Fluminense”, disse Dermeval Neto.
Dilma e Serra terão agora o mesmo espaço na propaganda da TV e rádio
A campanha eleitoral do segundo turno começa hoje, 8. Nas emissoras de rádio e televisão, os candidatos Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) agora dividirão igualmente o tempo de aparição diária.
De acordo com a legislação em vigor, as redes de rádio e televisão apresentarão a programação em duas etapas diárias, com 20 minutos, cada. O tempo é dividido igualmente entre os candidatos, ou seja, dez minutos para cada veiculação fixa. As propagandas serão exibidas também aos domingos. No rádio, os programas irão ao ar duas vezes ao dia, tendo início às 7h e ao 12h. Na televisão, o horário é às 13h e às 20h30. Cada candidato também terá 7,5 minutos por dia para as inserções, que variam de 15 a 60 segundos.
Eleição presidencial nunca teve virada no segundo turno
Os candidatos Dilma Rousseff (PT), primeira colocada em 3 de outubro, e José Serra (PSDB), que acabou sendo beneficiado pelo crescimento de Marina Silva (PV), começam a disputar o segundo turno (31 de outubro), que irá definir quem será o sucessor de Lula. Até hoje, nunca na história deste país houve uma reviravolta eleitoral. Ou seja, quem ficou na frente no primeiro turno, acabou sendo eleito presidente da República.
Em eleições presidenciais, já houve um caso em que a diferença foi menor do que a atual entre os dois concorrentes no segundo turno: em 2006, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ficou somente sete pontos percentuais à frente de Geraldo Alckmin (PSDB). Mesmo assim, o petista acabou vencendo.
Eleição ‘’solteira’’ e feriado podem aumentar abstenção
Em Nova Friburgo, cerca de 25 mil eleitores não compareceram às urnas em 3 de outubro. No universo estadual, a abstenção ultrapassou a casa dos dois milhões. Já no país, quase 25 milhões não votaram. A expectativa é de que a abstenção possa aumentar no dia 31 de outubro, data em que será realizado o segundo turno presidencial.
A razão para esta expectativa negativa é o fato de o segundo turno presidencial ser uma eleição “solteira” para a maioria da população. Isto porque em 18 estados já são conhecidos os novos governadores eleitos ou reeleitos. Outro fator levado em consideração é a proximidade do dia da votação – domingo, 31 – com o feriado de Finados, que será na terça seguinte, dia 2 de novembro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Deixe o seu comentário