Arquivo de Notícias
Bastidores da Política - 8 de janeiro
sábado, 31 de julho de 2010
por Jornal A Voz da Serra
Casa de Galdino do Valle será
tombada hoje pela Prefeitura
Aprovada no final de 2009, a lei municipal de autoria do Executivo estimulando a preservação de imóveis históricos de Nova Friburgo será utilizada pela primeira vez, hoje, sexta-feira. Às 17h, o prefeito Heródoto Bento de Mello (PSC) assina o tombamento municipal da casa do saudoso político Galdino do Valle Filho, localizada na avenida de mesmo nome, no número 47, no centro da cidade.
Se por um lado, o tombamento municipal impede a demolição do prédio sob qualquer argumento, por outro, a municipalidade oferecerá um desconto no valor do IPTU e outros impostos municipais, de forma a estimular os herdeiros a preservarem o imóvel, considerado um patrimônio histórico da cidade. Aliás, segundo entendimentos entre o prefeito e o filho de Galdino, Afrânio Veiga do Valle, a ideia é transformar a casa num espaço cultural aberto ao público para a história do saudoso médico e político.
Galdino do Valle Filho teve uma vida marcante em Nova Friburgo. Médico conceituado, presidiu a Câmara de Vereadores e também ocupou o cargo de prefeito nas primeiras décadas do século XX. Galdino também foi deputado federal e considerado um grande líder político no Rio de Janeiro, quando a cidade era Capital Federal.
“O dia 8 de janeiro de 2010 será uma data muito importante para a história de Nova Friburgo: vamos tombar a casa de Galdino do Valle, com a intenção de fazermos a preservação do prédio e também iniciarmos a construção ali, na avenida de mesmo nome, um espaço cultural e turístico da nossa cidade”, disse o prefeito Heródoto ao agendar a solenidade para esta sexta-feira, 8, em seu gabinete.
Reinaldo Rodrigues está irredutível mas Heródoto insiste para que ele assuma Secretaria de Olaria
Hoje, sexta-feira, poderá ser o dia D para o prefeito Heródoto Bento de Mello (PSC) fechar a reforma do secretariado. Com praticamente todos os nomes já fechados e divulgados durante esta semana, o chefe do Executivo insistirá para convencer o vereador Reinaldo Rodrigues (PPS) a trocar a sua cadeira na Câmara pelo cargo de secretário especial de Olaria. Em conversa telefônica com este colunista, no final da manhã de ontem, o parlamentar permanecia irredutível, embora, em determinado momento do diálogo, tenha sido um pouco flexível em relação ao convite.
“Fui eleito para ser vereador e quero continuar sendo vereador”, disse Reinaldo repetindo a mesma argumentação de semana passada, quando recusou o convite pela primeira vez. “Mas, na política, a gente nunca pode dizer que dessa água não beberei”, acrescentou na manhã desta quinta-feira, 7, deixando uma porta aberta para um possível entendimento com o governo municipal.
Muito elogiado pela cúpula do governo municipal, o atual secretário de Olaria, Rafael Rodrigues (filho do próprio vereador Reinaldo) foi convidado para permanecer na admnistração pública, transferindo-se para a Subsecretaria de Obras, onde poderá o trabalho de informatização da pasta. Expert em informática, Rafael ainda desempenharia outros papéis do ramo, mas, a exemplo do pai, não se mostrou animado com a proposta.
No caso de Reinaldo Rodrigues aceitar o convite para assumir a secretaria de Olaria, sua vaga na Câmara passaria para o ex-vereador e atual suplente, Alexandre Cruz (PPS), que, no governo Saudade Braga (PSB), desempenhou a função de secretário de Serviços Públicos.
Vanozinho confirmado no comando da Autran
O ato oficial não foi divulgado na quinta-feira, 6, juntamente com as demais nomeações do primeiro escalão, mas a Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura, confirmou que o vereador Vanor Breder Pacheco (PSC) será mesmo o novo superintendente da Autarquia Municipal de Trânsito (Autran). Vanozinho substitui o coronel Hudson de Aguiar Miranda que se transformou no novo secretário de Ordem Urbana, pasta criada na reforma administrativa da Prefeitura.
Para a vaga de Vanozinho na Câmara irá o segundo suplente da coligação INova Friburgo, professor Jorge Carvalho (PMDB), já que o primeiro suplente, o advogado Roberto Wermelinger (PMDB) teve seu nome confirmado para permanecer na secretaria de Agricultura.
Como a Justiça Eleitoral só diplomou na ocasião o primeiro suplente de cada partido e coligação, Jorge Carvalho foi obrigado a protolocar esta semana um pedido de diplomação e aguarda a decisão para os próximos dias. Tão logo o documento seja expedido, ele assumirá interinamente a cadeira no Legislativo friburguense.
Nova sessão extraordinária da Câmara pode esbarrar na viagem de vereadores
Vários vereadores estão aproveitando o recesso oficial até 2 de fevereiro da Câmara, para viajar em férias de descanso ao lado da família. Este fato, inclusive, poderá atrapalhar os planos do governo municipal de requerer a convocação extraordinária do Legislativo prevista para semana que vem.
O governo municipal pretende fazer a convocação em regime de urgência, urgentíssima com a intenção de aprovar alguns projetos, como a regulamentação dos quadros funcionais da Fundação Municipal de Saúde e Autarquia Municipal de Trânsito (Autran) – de forma a serem adequados à reforma admnistrativa da Prefeitura –, mudanças no Conselho Municipal de Meio Ambiente e, finalmente, a proposta de criação da secretaria de Fiscalização dos Serviços Públicos Concedidos.
Na véspera do Ano Novo, o Legislativo realizou duas sessões extraordinárias simultâneas: uma para aprovar as subvenções municipais para entidades culturais, educacionais e agremiações carnavalescas e ainda para aprovar a criação da Secretaria Pró-Leitura.
Vereador Claúdio Damião diz que é prematuro analisar aliança estadual PT e PMDB
O vereador petista Claúdio Damião disse que estava “pronto para abraçar com força” a candidatura do prefeito de Nova Iguaçu, Lindberg Farias (PT), ao governo estadual. Damião, inclusive, considera o político da Baixada Fluminense como um homem público “com grande apelo popular e carismático”, analisou. O vereador destacou ainda que, na sua opinião particular, “o momento era propício pelo lançamento da candidatura própria do PT ao governo estadual”. No entanto, com as recentes notícias na imprensa carioca sobre a desistência de Lindberg em disputar a eleição estadual majoritária e apoiar o ex-desafeto Sérgio Cabral (PMDB), o parlamentar friburguense adotou uma posição mais cautelosa.
“Não tive contato direto ainda com Lindberg depois que a notícia foi veiculada na imprensa. O que sei li na imprensa. É preco se fazer qualquer análise neste momento”, ponderou Damião, que se considera um político de posição independente.
“Mas é claro que a posição de Lindberg será ainda discutida internamente no PT. Na minha opinião, defendo sua candidatura ao governo”, disse, esquivando-se de tomar pública uma opinião com relação ao seu eventual apoio à reeleição do atual governador, o peemedebista Sérgio Cabral, como defende o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e também a cúpula nacional do PT.
Alerj derruba veto de governador e mantém vivo programa Rio Mel
O Programa Rio Mel ganhará força. A Assembleia Legislativa do Rio derrubou, por 42 votos a cinco, o veto parcial do governador Sérgio Cabral (PMDB) aos principais objetivos do projeto de lei que criou o programa no estado.
Segundo o deputado Rogério Cabral (PSB), autor do projeto, a derrubada do veto garante o incremento da cadeia produtiva de mel e seus derivados, através da introdução de novas tecnologias; certificação dos produtos através da criação de um selo de qualidade e a difusão de ações educativas sobre a abelha apis mellifera.
“O veto tornava a norma inócua. Fico feliz em ver que os deputados se posicionaram em defesa do incremento a este setor, que reúne centenas de produtores no estado”, disse.
O texto foi novamente remetido ao governador para promulgação das regras. Caso o governador insista em não sancionar a matéria na íntegra, o conteúdo da proposta será promulgado pela própria Assembleia Legislativa, através de ato do presidente da Casa, deputado Jorge Picciani (PMDB).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Deixe o seu comentário