Arquivo de Notícias
Bastidores da Política - 8 a 10 de outubro 2011
sexta-feira, 06 de abril de 2012
por Jornal A Voz da Serra
A um ano da eleição, cenário político
friburguense parece jogo de xadrez
Várias peças do tabuleiro foram movimentadas nos últimos dias com trocas partidárias
O cenário político friburguense se assemelha a um verdadeiro jogo de xadrez com rei, rainha, torres, bispo, cavalos e muitas peças de peão. E, nos últimos dias, várias dessas peças foram movimentadas no tabuleiro do jogo eleitoral de 2012, quando serão eleitos os futuros mandatários (prefeito e vice) e 21 vereadores para o mandato que compreende os anos de 2013 a 2016. O pleito está marcado para 7 de outubro de 2012, em turno único, mas até lá, outras jogadas de mestre devem acontecer até o xeque-mate.
Algumas jogadas na sucessão municipal deixaram o quadro político agitado. A primeira delas foi a saída do deputado estadual Rogério Cabral do PSB da ex-prefeita Saudade Braga e do deputado federal Glauber Braga. Rogério Cabral confirmou o seu ingresso no recém-fundado PSD. Tanto Rogério como Saudade estão cotados para a disputa majoritária em 2012.
Outras mudanças importantes neste xadrez político envolveram os atuais chefes dos Poderes Executivo e Legislativo friburguenses. Em litígio com o presidente regional do PMDB, ex-deputado Jorge Picciani, o prefeito Dermeval Neto foi forçado a deixar o partido peemedebista, ao qual esteve filiado por 18 anos. Ironia do destino, o presidente da Câmara, Sérgio Xavier, assumiu a vaga de Dermeval no PMDB. Recém-desfiliado do PP, Sérgio Xavier ingressou no PMDB com direito a assumir a presidência da executiva local. Ao mesmo tempo, o vereador Renato Abi-Râmia—também do PMDB, mas opositor do atual governo municipal—ganhou espaço no partido sendo indicado como um dos membros da executiva local. Dermeval—agora no PTdoB—e Sérgio Xavier, agora adversários, devem se enfrentar novamente, ambos como prováveis candidatos em 2012.
No tabuleiro da sucessão, a única peça não movimentada foi a do vereador Marcos Medeiros (PTB), campeão de votos ao Legislativo em 2008, que não esconde de ninguém o desejo de lutar pelo mais importante posto da política friburguense. Por outro lado, o sindicalista e ex-vereador Edil Nunes trocou o PT pelo Psol com ideia de se lançar candidato majoritário. No PT, é provável que o nome do vereador e presidente da CPI da Tragédia, Cláudio Damião, seja indicado para concorrer ao governo municipal. Ele, Damião, não fala do assunto no momento.
No PR, os vereadores Isaque Demani e Edson Flávio colocaram seus nomes à disposição da regional para serem indicados para concorrer ao Palácio Barão de Nova Friburgo. Nada definitivo, assim como uma eventual candidatura do pedetista Olney Botelho. Tudo pode acontecer.
Esta semana, ao mesmo tempo em que ficou decidido que Nova Friburgo irá eleger 21 vereadores no pleito de 2012, houve um verdadeiro corre-corre com dezenas de pré-candidatos mudando a filiação partidária às vésperas do prazo final permitido pelo TSE. O vereador Jorge Carvalho, líder do governo na Câmara, trocou o PMDB pelo PTdoB. Já o colega Reinaldo Rodrigues deixou o PPS e assinou no PR. O secretário municipal de Agricultura e primeiro suplente de vereador, Roberto Wermelinger, optou pelo PSD. Nami Nassif assumiu filiação ao PSC.
E o jogo de xadrez eleitoral está apenas começando...
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Deixe o seu comentário