Arquivo de Notícias
Bastidores da Política - 6 de setembro 2011
sexta-feira, 06 de abril de 2012
por Jornal A Voz da Serra
Nova Friburgo perde unidade
de multinacional para Três Rios
Fábrica da Nestlé vai gerar mil empregos diretos no Centro-Sul Fluminense
Nova Friburgo chegou a ser considerada favorita na disputa no ano passado. Porém, o sonho de ser contemplada com uma fábrica da Nestlé, definitivamente, está sepultado. A multinacional optou por construir a sua terceira unidade em Três Rios, cidade do Centro-Sul Fluminense. Segundo informações, pesou na escolha o fato de Três Rios estar próxima a bacias leiteiras e também ser cortada por duas rodovias federais.
A especulação em relação a Nova Friburgo foi criada após encontros entre o vereador Edson Flávio (PR) com a cúpula da multinacional, em especial, com o presidente Ivan Zurita. Na ocasião, a própria Nestlé ventilou a hipótese de escolher o município serrano, construindo a unidade na região de Campo do Coelho. Aos poucos, porém, a euforia foi sendo trocada por uma sensação de frustração.
A nova fábrica da Nestlé em Três Rios, inclusive, já está em fase final de construção e deverá ser inaugurada em 21 de outubro. A unidade será a terceira que a multinacional abre no Estado do Rio—as outras ficam em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio, onde produz sorvetes, e em Petrópolis, na Região Serrana, para envasamento de água mineral.
“Vamos tentar trazer a presidenta Dilma para inaugurar a fábrica da Nestlé e, quem sabe, a filial da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Não posso garantir que ela venha, mas vou convidá-la”, afirmou o governador Sérgio Cabral, destacando que a nova unidade da multinacional gerará cerca de mil empregos diretos e ajudará a reativar a cadeia leiteira do Centro-Sul Fluminense, criando oportunidades de trabalho indireto para mais quatro mil pessoas.
A Nestlé está investindo R$ 200 milhões para construir a nova indústria, que terá capacidade de produzir entre 350 a 400 mil litros de bebidas lácteas por dia.
Lojas devem ser obrigadas a adaptar
provadores para deficientes físicos
A Assembleia Legislativa (Alerj) votará hoje, terça-feira, em primeira discussão, o projeto de lei 2.916/10, que obriga estabelecimentos comerciais de todo o Estado do Rio de Janeiro a adaptarem provadores de roupas a portadores de deficiência, de acordo com as regras de acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
“A aprovação do projeto proposto facilitará esta simples ação, que permitirá ao portador de necessidades especiais o ‘direito’ de comprar e experimentar sua peça de roupa e se necessário for trocar no mesmo dia”, diz a autora da proposta, a ex-deputada, Sula do Carmo.
CPI da Câmara antecipa reunião
Em virtude do feriado de 7 de Setembro, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI)—criada pela Câmara para investigar repasses de recursos para o município no pós-tragédia climática—antecipou para hoje, terça-feira, a oitiva de testemunhas que seriam ouvidas amanhã. A oitiva da próxima sexta-feira segue inalterada. As reuniões ordinárias de hoje e quinta-feira, às 17h30, também não sofreram alterações.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Deixe o seu comentário