Arquivo de Notícias
Bastidores da Política - 6 de janeiro de 2011
terça-feira, 11 de janeiro de 2011
por Jornal A Voz da Serra
Heródoto continua internado
Médico diz que não há ainda previsão de alta médica do prefeito licenciado
O prefeito licenciado Heródoto Bento de Mello (PSC) continua internado no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, ainda sem previsão de alta médica. A informação foi dada na manhã de ontem, 5, por seu médico particular, Marcos Benchimol, acrescentando que o paciente “está se recuperando bem”.
Benchimol, entretanto, explicou que, a pedido da família do prefeito licenciado, está impedido de dar maiores informações sobre o quadro clínico de Heródoto. “Peço a compreensão de todos”, disse ele, em resposta às insistentes indagações do colunista. O médico, no entanto, acrescentou que o paciente está se alimentando normalmente, dentro de uma dieta do hospital particular, onde está internado desde 29 de setembro.
A atual licença médica do engenheiro Heródoto Bento de Mello (PSC) é válida até o dia 11 de fevereiro (60 dias, a contar de 14 de dezembro, quando foi aprovada por nove dos 12 vereadores).
Heródoto está afastado do governo friburguense desde 7 de setembro, quando viajou em visita oficial à Suíça. Ele deveria ter retornado em 21 de setembro, porém sofreu um acidente na estação ferroviária de Lausanne. Depois de ficar internado por duas semanas no país europeu, o prefeito retornou ao Brasil em 29 de setembro e, desde então, permanece no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, com uma breve alta médica de três dias. Neste período já foram solicitadas cinco licenças médicas: uma de dez dias, outras duas de 15 dias e, as mais recentes, de 60 dias.
Dermeval pretendia congelar o
valor do IPTU, mas lei o impede
O valor do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e de demais impostos, tributos e taxas municipais será corrigido em 6,08% no exercício de 2011, conforme antecipou o colunista Giuseppe Massimo na edição de ontem, 5. O índice corresponde ao INPC, entre novembro de 2009 e novembro de 2010. O prefeito em exercício, Dermeval Neto (PMDB), disse que se dependesse de sua vontade o valor seria o mesmo do ano passado, porém, a lei tributária vigente o impediu de adotar o congelamento, sob pena de responder a processo de renúncia fiscal.
O secretário municipal de Fazenda, Francisco de Assis (foto), disse que os carnês de cobrança dos impostos municipais já estão sendo confeccionados e começarão a ser distribuídos no início de fevereiro. O contribuinte que pagar o imposto até 19 de fevereiro, em cota única, terá desconto de 10%. O parcelamento poderá ser feito em dez vezes.
“A Alegria Voltou” será o tema
do carnaval, anuncia Turismo
O secretário municipal de Turismo, José Mota (foto), anunciou ontem, 5, que o tema do carnaval 2011 em Nova Friburgo será “A alegria voltou”. Ele disse que o tema não tem duplo sentido, descartando qualquer ligação com a situação política do município, na qual o prefeito Heródoto está licenciado e a Prefeitura vem sendo administrada pelo vice, Dermeval Neto.
Zé Mota disse que o valor de subvenção oficial da Prefeitura às cinco escolas de samba e aos quatro blocos de enredo já está definido. Cada escola receberá cerca de R$ 46 mil, e os blocos, a metade. A verba deve ser entregue ainda este mês, dependendo apenas da liberação do Orçamento deste ano da Prefeitura.
Ex-governador e atual ministro Moreira Franco, do PMDB, minimiza boicote do partido à posse de ministro petista do Rio
O novo ministro de Assuntos Estratégicos, o ex-governador do Rio, Moreira Franco, afirmou na terça-feira, 4, que “haverá sempre divergências” entre PMDB e PT, mas negou uma rebelião dos peemedebistas contra o governo Dilma Rousseff. Ele tomou posse pregando “tranquilidade” na negociação de cargos no segundo escalão federal, foco da insatisfação peemedebista.
“É claro que haverá sempre divergências, mas isso não constitui uma crise”, disse ele sobre a relação entre PMDB e PT. “A vida parlamentar é uma vida de dissenso, da opinião e do conflito. O consenso é uma utopia autoritária.”
O PMDB está insatisfeito com a perda de órgãos que controlava no governo Lula e boicotou esta semana a posse do Luiz Sérgio (PT), novo ministro das Relações Institucionais. Assim como Moreira, o petista é outro nome do Rio de Janeiro na linha de frente do governo Dilma.
Indicado pelo vice-presidente Michel Temer (PMDB), Moreira afirmou que a bancada governista deve se esforçar para “consolidar a unidade, e não para consolidar divergências”. Ex-governador do Rio de Janeiro (1987-1991), o novo ministro substitui o embaixador Samuel Pinheiro Guimarães na Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência. No discurso de posse, ele disse que os planos da pasta precisam ter prazo de execução e fonte de financiamento para saírem do papel.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Deixe o seu comentário