Arquivo de Notícias
Bastidores da Política - 31 de março.
sábado, 31 de julho de 2010
por Jornal A Voz da Serra
Braulio, Helinho e Wermelinger se afastam da Prefeitura para ficarem aptos a disputar eleições
Estratégia do prefeito é ganhar mais tempo para escolha de candidato a deputado estadual
O prefeito Heródoto Bento de Mello (PSC) deve anunciar oficialmente nas próximas horas a desimcompatibilização dos secretários de Governo, Braulio Rezende; de Obras, Hélio Gonçalves Correia, e de Agricultura, Roberto Wermelinger, a tempo deles ficarem aptos a serem indicados para concorrer a uma cadeira de deputado estadual nas eleições de outubro próximo. Segundo infomações de bastidores no Palácio Barão de Nova Friburgo, sede do governo municipal, a ideia do prefeito em formar uma lista tríplice tem como objetivo ganhar um tempo maior para escolher apenas um nome, que receberia o apoio político do governo municipal na campanha. Os outros dois deverão voltar a seus cargos num futuro breve.
O quebra-cabeça político-eleitoral é ainda tratado a sete chaves pelo governo municipal. Para despistar, inclusive, Heródoto chegou a dizer no último final de semana, na festa de aniversário do seu secretário de Governo e braço-direito da atual administração municipal, que Braulio Rezende estava sendo preparado para concorrer à sua sucessão em 2012. Presidente do PMDB local, Braulio Rezende deu uma declaração na semana passada a esta coluna dizendo que nada estava definido sobre a sua eventual candidatura em 2010 e que seguiria “a orientação de meu líder político, o prefeito Heródoto”, afirmou. Caso Braulio deixe o governo municipal seu substituto deverá ser o seu irmão, José Rezende, que acumularia o cargo com o de secretário de Serviços Públicos. Outra opção para o cargo é o ex-deputado Carlos Guimarães.
O secretário de Obras teve seu nome cogitado ano passado para concorrer a deputado estadual e, na ocasião, declarou reiteradas vezes que não tinha esta pretensão. Seu nome foi incluído pelo prefeito na lista tríplice pelo fato de “estar realizando um bom trabalho”, na opinião do prefeito, e também por estar filiado ao PSC – partido da base governista municipal e estadual – e que, segundo a matemática eleitoral, necessitaria de um menor número de votos no pleito proporcional para garantir uma vaga na Assembleia Legislativa. O substituto temporário de Helinho provavelmente será um de seus auxiliares na Secretaria de Obras. A especulação recai sobre o nome do engenheiro José Nader.
O advogado e atual secretário de Agricultura, Roberto Wermelinger (PMDB), também ficará em stand bye para eventualmente concorrer a deputado estadual. Segundo informações, seu substituto na secretária seria o advogado Carlos Alberto Carneiro. Embora o prefeito tenha dito que, no momento, não pretende fazer mais nenhuma mudança na bancada governista na Câmara, a possível saída de Wermelinger pode abrir a discussão. O advogado é o primeiro suplente da coligação PSC/PMDB e poderá substituir o professor Jorge Carvalho (segundo suplente) na liderança do governo. Nesse caso, Jorge deixaria a Câmara e assumiria um cargo na Prefeitura.
Damião confirma ter recebido
convite para disputar eleições
Cabo eleitoral e amigo pessoal do ainda prefeito de Nova Iguaçú, o vereador Claudio Damião (PT) comemorou a indicação de Lindberg Farias como pré-candidato petista ao Senado Federal. O político da Baixada Fluminense venceu a disputa contra a secretária estadual de Assistência Social, Benedita da Silva, na prévia interna do PT realizada no último domingo. Em Friburgo, Lindberg venceu Bené por 103 a 53 votos.
Damião disse ter ligado para Lindberg, assim que este foi declarado vitorioso na prévia, e garantiu que o futuro candidato petista ao Senado estará em Friburgo depois da Semana Santa. O vereador petista admitiu que, num encontro recente, foi convidado pelo prefeito de Nova Iguaçú para concorrer a uma cadeira de deputado estadual este ano.
CPI da Educação constata problemas em creche
Os vereadores Edson Flávio (PR), Marcelo Verly (PSDB) e Luciano Faria (PDT) - foto -, integrantes da CPI da Educação criada pela Câmara para investigar denúncias do atual governo municipal contra a administração anterior, visitaram na manhã de ontem, terça-feira, as instalações do prédio adquirido no final do governo anterior para a instalação de uma creche no Jardinlândia. A CPI documentou a visita com fotos e fará um relatório sobre as condições do imóvel, segundo os vereadores, com inúmeros problemas de conservação e inadequado para o funcionamento de uma creche. Em seguida, os vereadores foram ao prédio também adquirido na gestão passada, nas proximidades do Bairro Suíço, no centro da cidade, mas não puderam vistoriá-lo porque o portão estava trancado e não havia um responsável no local. Os dois imóveis foram adquiridos por cerca de R$ 500 mil na administração Saudade Braga. Os outros dois integrantes da CPI, vereadores Claudio Damião (PT) e Pierre Moraes (PDT) não participaram das vistorias.
DER anuncia início imediato de obras em vias atendendo pedido do deputado Rogério Cabral
Em reunião realizada no último dia 25, o presidente do DER, engenheiro Henrique Ribeiro, garantiu ao deputado estadual Rogério Cabral (PSB) – presidente da comissão de Agricultura da Alerj – que iniciará as obras entre a RJ-130 (Friburgo/Teresópolis) e a BR-101, pleiteadas pelo parlamentar, a fim de melhorar a interligação entre os Ceasas de Conquista e Águas Quentes. A pavimentação da rodovia é pleiteada há anos pelos produtores rurais da região serrana, tida como a maior produtora de hortifrutigranjeiros do estado do Rio. Depois da reunião, o deputado disse que o DER já concluiu a parte burocrática da obra (licitação) e que “os trabalhos podem ser iniciados a qualquer momento”.
Rogério Cabral disse ainda ter recebido a garantia do presidente do DER de que o órgão estadual iniciará ainda neste semestre as obras de melhoria na RJ-148 (Friburgo / Sumidouro), no trecho entre as localidades de Dona Mariana a Campinas, além de ter assegurado também a liberação de massa asfáltica para outras estradas vicinais da região.
“Saio desta reunião confiante de que estas antigas reivindicações dos produtores rurais vão ser realmente atendidas imediatamente e ajudará as comunidades atendidas a resolver seus problemas de escoamento das safras agrícolas”, disse.
Sérgio Cabral e Garotinho, adversários,
ganharão título de cidadania friburguense
Ex-aliados e atuais adversários políticos, o governador Sérgio Cabral (PMDB), e o ex-governador Anthony Garotinho (PR) vão se enfrentar na campanha eleitoral deste ano para o Palácio Guanabara. Mas, antes disso, na véspera do aniversário de Nova Friburgo, ambos serão homenageados pelo Legislativo local com o Título de Cidadão Friburguense.
A lista dos 60 agraciados foi divulgada oficialmente esta semana, após os nomes terem sido aprovados recentemente em plenário. A indicação do nome do atual governador foi feita pelo vereador Marcos Medeiros (PTB), enquanto o ex-governador receberá a homenagem do vereador Edson Flávio (PR).
Sérgio Cabral e Garotinho receberão o convite para a solenidade marcada para 15 de maio, no Teatro Municipal, cujo evento terá como ponto alto a entrega das Comendas Barão de Nova Friburgo ao empresário Rogério Faria (Stam) e ao historiador suíço Martin Nicoulin.
Olney anuncia ter conseguido
posto policial para a Serramar
O deputado estadual Olney Botelho (PDT) - foto - anunciou esta semana que o governador Sergio Cabral (PMDB) acatou indicação de sua autoria para implantação de um Posto de Policiamento Comunitário na Estrada Serramar. Segundo o parlamentar, o secretário estadual de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, enviou-lhe um ofício confirmando a implantação do PPC em breve.
Segundo a assessoria do deputado, o PPC será instalado nas imediações da divisa entre Nova Friburgo e Casemiro de Abreu, próximo à localidade denominada de Ponte Santa Luzia. Olney disse ainda que as despesas da obra serão de responsabilidade do DER.
Presidente local do PSDB confirma
presença no lançamento de Serra
O vereador Marcelo Verly, presidente local do PSDB, confirmou presença no evento em Brasília, no próximo dia 10, que marcará o lançamento da candidatura do governador de São Paulo, José Serra, à presidência da República. Vice-presidente da Câmara e membro do diretório estadual tucano, Verly analisou o resultado da pesquisa Datafolha, divulgada no último final de semana, que mostra o pré-candidato do PSDB com vantagem de 9% sobre a petista Dilma Rousseff, pré-candidata do presidente Lula.
“A população brasileira deseja novos avanços, novas conquistas, e vai avaliar a biografia política e administrativa dos candidatos. No meu ponto de vista, todos os nomes que se apresentam são muito bons, nomes respeitáveis da política nacional. Entendo que o mais preparado é José Serra, que já demonstrou resultados concretos em todos os cargos públicos que ocupou, notadamente como ministro da Saúde (gestão FHC), onde fez uma verdadeira revolução no setor, implantando o Programa de Saúde da Família, os genéricos, a política nacional de combate à Aids, fortalecendo o SUS e tantas outras.”, avaliou o presidente tucano lembrando que, por esses motivos, fez questão de entregar em 2009 o Título de Cidadania Friburguense ao político paulista durante uma visita ao Palácio Bandeirantes, sede do governo de São Paulo.
PR realiza congresso estadual e vereador quer indicação para ser candidato este ano
O Partido da República (PR) realizará nos próximos dias 9 e 10 de abril, no Rio, um congresso estadual que deverá ratificar o nome do ex-governador Anthony Garotinho para disputar a sucessão estadual e ainda definir um plano de ações para a campanha eleitoral. O evento também deverá servir para a elaboração de uma pré-lista de candidatos a deputado federal e estadual e discussão de uma política de alianças partidárias no estado do Rio.
O vereador friburguense Edson Flávio disse que participará do evento e se mostra animado com a possibilidade de ser indicado pelo partido para disputar uma cadeira na Câmara dos Deputados no pleito de outubro deste ano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Deixe o seu comentário