Arquivo de Notícias
Bastidores da Política - 29 de setembro.
terça-feira, 11 de janeiro de 2011
por Jornal A Voz da Serra
Câmara aceita licença médica do prefeito até sexta-feira; Heródoto chega hoje, e Dermeval assume só por dois dias
A Câmara aceitou a licença médica do prefeito Heródoto Bento de Mello (PSC) por dez dias, a contar retroativamente de 20 de setembro, data em que o chefe do Executivo municipal sofreu acidente na estação ferroviária de Lausanne, na Suíça, e o impediu de retornar ao município dentro do prazo de 15 dias, previsto na Lei Orgânica de Nova Friburgo, em que poderia ter ficado ausente sem necessidade de pedir autorização do Legislativo. O pedido de licença foi entregue na Câmara com a assinatura do procurador do município, o advogado Júlio Azambuja. Com isso, o vice-prefeito Dermeval Barboza Moreira Neto (PMDB), enfim, pode assumir a cadeira de prefeito. Entretanto, a posse do vice tem validade curta, somente até a meia-noite desta quinta-feira, 30.
A informação oficial do governo municipal é que, já restabelecido e liberado pelos médicos suíços, Heródoto embarcou ontem, 28, às 17h40 (horário de Brasília), no Aeroporto de Zurich, também na Suíça, com destino a Guarulhos, em São Paulo, num voo sem escala. A chegada estava prevista para as 5h40 desta quarta-feira, 29. De São Paulo, Heródoto embarcará diretamente num voo da ponte aérea para o Rio de Janeiro, onde será recebido no meio da manhã por familiares, assessores e amigos. A vinda para Nova Friburgo deve acontecer no meio da tarde de hoje, 29. “A viagem é longa e cansativa (duração de 12 horas). Vamos decidir isso na hora”, disse ontem o secretário de Governo, Braulio Rezende, após uma conversa telefônica com o próprio prefeito. “Posso assegurar que o prefeito está bem”, acrescentou.
Caso os fatos narrados acima venham a se consumar nesta quarta, a crise política estabelecida nos últimos dias estará encerrada. Na esfera jurídica, a situação fica na dependência do vice-prefeito recorrer ou não ao Judiciário. Ontem, durante a posse na Câmara, Dermeval Neto se emocionou ao fazer um discurso lembrando do pai, o ex-prefeito Vanor Tassara Moreira. O plenário da Câmara estava lotado na posse do prefeito interino.
“A crise serve como lição: não existe
super-homem nessa vida”, diz Dermeval
Antes de assumir provisoriamente o cargo de prefeito, o vice Dermeval Neto disse que a crise política no governo municipal, instalada com a ausência de Heródoto e a cogitação da eventual perda do mandato, serve de lição para as duas partes. Adotando um tom mais conciliador, ele disse que, a princípio, não pretende recorrer às esferas do Judiciário para tentar permanecer na chefia do Executivo. Dermeval enfatizou, porém, que o episódio só será completamente superado caso o comando governista assuma uma postura de maior diálogo e transparência.
“Não existe nenhum super-homem nessa vida. E os acontecimentos dos últimos dias mostram isso com muita nitidez”, disse Dermeval, fazendo alusão ao fato de não haver garantias quanto ao futuro de ninguém, e as coisas podem vir a mudar de uma hora para outra. “Fica esta lição”, frisou, defendendo a abertura do diálogo na cúpula da Prefeitura.
Braulio conversa com Heródoto pelo
telefone e garante que ele está bem
O secretário de Governo, Braulio Rezende, braço direito do prefeito, disse ter conversado mais uma vez por telefone com Heródoto, às 7h30 de ontem, 28. Pelo fuso horário, a conversa para o prefeito aconteceu na hora do almoço, na Suíça. Segundo Braulio, o prefeito está bem de saúde e chega hoje ao Brasil. Heródoto reassumirá o mandato nesta sexta-feira, 1º.
Ainda segundo o secretário de Governo, Heródoto se interou da rotina friburguense e fez questão de mandar uma mensagem de agradecimento a todos que “oraram pelo seu pleno restabelecimento”, relatou Braulio.
Na opinião do braço direito do prefeito, o retorno de Heródoto, previsto para o decorrer do dia de hoje, colocará um ponto final a toda polêmica dos últimos dias. Ontem houve reunião de secretariado, na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), onde Braulio colocou os colegas a par dos acontecimentos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Deixe o seu comentário