Arquivo de Notícias
Bastidores da Política - 29 a 31 de janeiro 2011
domingo, 31 de julho de 2011
por Jornal A Voz da Serra
Prefeitura construirá três mil casas populares e empreiteira anuncia outras duas mil para desabrigados friburguenses
A presidente da República, Dilma Rousseff, e o governador Sérgio Cabral anunciaram na última quinta-feira, 27, a construção de oito mil casas populares nos municípios serranos devastados pela tragédia climática do dia 12. Deste total, cerca de três mil unidades serão destinadas a Nova Friburgo. Os imóveis na Fazenda da Laje, com toda a infraestrutura pública anexa (escolas, creches, postos de saúde e etc) serão doados para os desabrigados. A topografia e análise do terreno já desapropriado pela Prefeitura, com o aval do Judiciário, estão sendo iniciados e a expectativa é que as obras de construção comecem até o início de março. A previsão é que os imóveis possam ser entregues em 12 meses. A prestação de R$ 50 e os moradores ainda receberão subsídio do governo estadual.
A boa notícia é acompanhada por uma outra: através do programa federal Minha Casa, Minha Vida, a empresa Frienge Engenharia já deu início à construção de mais duas mil casas populares. As obras no lote de 800 imóveis, também na Fazenda da Laje, já foram, inclusive, iniciadas. Outras 400 casas serão erguidas no Parque Maria Tereza e mais 700, no Barroso, em Amparo.
As quase duas mil casas populares do programa Minha Casa, Minha Vida, construídas pela empresa particular, terão subsídio federal e estadual para ajudar os desabrigados e desalojados. As prestações também terão subsídio dos governos estadual e federal e as famílias com renda mensal até três salários mínimos serão incluídas num plano de prestação de R$ 50 mensais. Caberá ainda ao poder público erguer a infraestrutura necessária e oferecer saneamento básico.
Governador elogia Dilma e empresários
que estão ajudando a Região Serrana
O governador Sérgio Cabral elogiou a presidente Dilma Rousseff e todos os empresários que estão ajudando a Região Serrana do Estado do Rio a se recuperar da tragédia climática do dia 12, que devastou sete municípios, entre os quais, Nova Friburgo. Sérgio Cabral disse que a iniciativa do governo federal em construir casas populares, assim como a doação de outras unidades pela iniciativa privada, "é muito bem-vinda ao povo do Rio de Janeiro e, em especial, à população da Região Serrana".
"O que não esperávamos é que a senhora nos trouxesse hoje (quinta-feira, 27) esta notícia tão maravilhosa, somada ao ato de doação dos empresários da construção, inspirados e motivados pelo Minha Casa, Minha Vida. Um programa que já construiu mais de 500 mil unidades habitacionais e tem mais de um milhão em perspectiva ainda este ano", disse o governador no encontro com Dilma e prefeitos de municípios da Região Serrana, quinta-feira, 27, no Palácio Guanabara.
A parceria entre o governo e empresários prevê que o Estado entre com os terrenos e a infraestrutura nos sete municípios serranos que serão assistidos - Nova Friburgo, Bom Jardim, Teresópolis, Petrópolis, Areal, São José do Vale do Rio Preto e Sumidouro. A Secretaria de Estado de Obras já está estudando os terrenos que abrigarão o total de oito mil novas moradias (casas e/ou apartamentos) para fazer toda a preparação necessária e oferecer as condições para a instalação dos condomínios.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Deixe o seu comentário