Arquivo de Notícias
Bastidores da Política - 28 de setembro.
terça-feira, 11 de janeiro de 2011
por Jornal A Voz da Serra
Dermeval tenta assumir mandato e Câmara adia decisão para hoje. Heródoto volta na quarta-feira
A coluna Bastidores da Política teve acesso ontem, 27, a um documento exclusivo sobre o paradeiro do prefeito Heródoto Bento de Mello (PSC). Ele continua na Suíça. Porém, já está com tudo preparado para o voo da empresa Swiss, que sai às 22h40 (17h40 horário de Brasília) do aeroporto de Zurich, na Suíça. Ainda segundo o documento, o voo sem escalas é de carreira, o que sinaliza que seu estado de saúde é melhor do que davam conta os comentários que tomaram Nova Friburgo nos últimos dias. A chegada dele ao Brasil está prevista para as 5h45 de amanhã, 29, no terminal 2 do Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Heródoto viajará na primeira classe da aeronave Airbus A343 JET, cujo prefixo é LX 0092.
Ontem, segunda-feira, o vice-prefeito Dermeval Barboza Moreira (PMDB) tentou assumir o mandato de prefeito. Acompanhado do advogado Leandro Simão, Dermeval foi à Câmara por volta das 16h20 e esteve reunido com os vereadores por cerca de uma hora e meia. Pediu ao Legislativo que lhe desse posse, mas a decisão ficou para hoje, terça-feira, às 16h. A tendência é que a Câmara acate um pedido de licença médica do prefeito Heródoto e dê posse provisória ao vice.
Dermeval insiste, contudo, que o cargo de prefeito seja declarado vago e a posse se torne permanente. A pendenga poderá ter um desfecho nas esferas do Poder Judiciário. Através de requerimento protocolado na Câmara, na quinta-feira, 23, o vice argumenta que o prefeito infringiu o artigo 117 da Lei Orgânica Municipal, que prevê a perda do mandato do prefeito em caso de ausência do município por mais de 15 dias, sem autorização expressa do próprio Legislativo.
Heródoto embarcou no dia 7 de setembro para a Suíça, onde deveria ficar por 12 dias. No entanto, segundo nota oficial da própria Prefeitura, Heródoto sofreu um acidente na estação ferroviária de Lausanne, na Suíça, e depois de passar por atendimento médico foi impedido de retornar ao Brasil. A Câmara recebeu do secretário municipal de Governo, Braulio Rezende, atestado médico comprovando o ocorrido com o prefeito.
Ministro interino do Trabalho visita município acompanhado de Olney
O ministro interino do Trabalho e Renda, Paulo Roberto dos Santos Pinto (que substituirá o ministro Carlos Lupi até o fim de outubro), visitou Nova Friburgo ontem, 27. A convite do deputado Olney Botelho (PDT), ele esteve na sede da Associação de Desenvolvimento Integrado e Sustentável (Adis), em Olaria, para participar do encerramento de cursos de capacitação profissional no setor turístico, promovido pelo governo federal, e que atenderá a 11 municípios do Centro-Norte fluminense. O ministro também visitou a Subdelegacia do Trabalho de Nova Friburgo.
Segundo o ministro, o curso de capacitação profissional do governo federal é pioneiro no estado do Rio e atendeu a cerca de três mil pessoas na região. “Não existe nada mais importante ao ser humano do que ter esperança. Receber capacitação para executar um determinado trabalho é motivo de esperança para o cidadão”, disse Santos Pinto, enaltecendo a importância dos cursos federais.
O ministro interino revelou ao deputado Olney Botelho que o Ministério do Trabalho pretende promover outros cursos na região e que a próxima iniciativa será voltada ao setor de construção civil.
Ibope: Lindberg tem 37% e
Crivella 34% para o Senado;
Maia e Picciani ficam com 23%
O Ibope divulgou nova pesquisa de intenção de voto para o Senado, encomendada pela TV Globo, em parceria com o jornal O Estado de S. Paulo. O resultado aponta empate técnico entre os dois primeiros colocados, Lindberg Farias e Marcelo Crivella. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Segundo a pesquisa, Lindberg Farias (PT) tem 37% e Marcelo Crivella (PRB) 34%. Com a margem de erro, Lindberg pode ter entre 35% e 39% e Crivella entre 32% e 36%. O instituto aponta César Maia (DEM) e Jorge Picciani (PMDB) com 23% cada; Waguinho (PT do B), com 7%, e Marcelo Cerqueira (PPS), com 3%. Milton Temer (PSOL) e Carlos Dias (PT do B) têm 2% cada. Os outros candidatos não alcançaram 1%. Votos nulos e em branco somam 19% e, eleitores indecisos, 34%. A soma dos percentuais chega a 200%, porque nesta eleição serão escolhidos dois senadores.
O Ibope também divulgou os resultados de votos válidos para o Senado. Os primeiros colocados são Lindberg Farias, com 28% dos votos válidos, seguido por Marcelo Crivella, com 26%. Depois vem César Maia, com 18%, e Jorge Picciani, com 17%. Waguinho tem 5% dos votos válidos. Marcelo Cerqueira e Milton Temer têm 2%, cada; Carlos Dias, 1%. Os outros candidatos não alcançaram 1% dos votos válidos.
A pesquisa foi realizada entre os dias 21 e 23 de setembro. O Ibope ouviu 2.002 eleitores. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (82329/2010) e no Tribunal Superior Eleitoral (31805/2010).
Eleitor não poderá ser preso a partir de hoje
Conforme o calendário oficial, a partir de hoje, 28, e até 5 de outubro, nenhum eleitor poderá ser preso ou detido no país, exceto em flagrante ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável. É o que prevê a lei eleitoral vigente.
Ainda de acordo com o calendário, 30 de outubro é o último dia para a divulgação da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão e a realização de reuniões públicas, comícios e debates. É também o prazo final para o eleitor requerer a segunda via do título eleitoral.
Diretório da FSD promove hoje debate sobre educação
A Associação dos Docentes Mário Prata, da Faculdade Santa Dorotéia, realiza hoje, 28, a partir das 18h30, debate com os candidatos a deputado federal domiciliados em Nova Friburgo, para discutir a crise da educação no estado do Rio. O evento será no Ginásio Santa Paula Frassinetti, na própria faculdade (Rua Monsenhor Miranda, 86, Centro). Foram convidados os candidatos Jamila Calil, Marcelo Verly, Glauber Braga, Renato Abi-Râmia, Edson Flávio e Luiz Salarini.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Deixe o seu comentário