Arquivo de Notícias
Bastidores da Política - 28 de junho 2011
domingo, 31 de julho de 2011
por Jornal A Voz da Serra
Boatos sobre renúncia de Dermeval
e morte de HBM são desmentidos
Ninguém sabe onde e quem começou, mas, ante o feriadão nas repartições públicas devido ao Corpus Christi e o fim de semana, dois boatos circularam pelas esquinas da cidade e em redes sociais na internet nos últimos dias. Um dando conta de uma suposta renúncia do prefeito em exercício, Dermeval Barboza Moreira Neto (PMDB), e outra sobre um eventual falecimento do prefeito afastado, Heródoto Bento de Mello (PSC). Os dois boatos foram desmentidos na manhã de ontem, 27.
Após ter passado o feriado fora da cidade, o prefeito Dermeval iniciou sua agenda de compromissos participando de plenária do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Nova Friburgo (Codenf), na sede da InterTV. Ao sair do encontro ele comentou os boatos. “Nova Friburgo vive um momento de muitas notícias, muitas delas sem fundamento”, disse.
A única renúncia de Dermeval foi ao convite para participar, na noite de ontem, 27, do jantar festivo dos 60 anos do jornal O Dia, no Rio de Janeiro, no qual também participariam a presidente Dilma Rousseff (PT) e o governador em exercício, Luiz Fernando Pezão (PMDB). Dermeval optou por não viajar para participar da abertura da Fevest.
O publicitário Alexandre Meinhardt, amigo particular do prefeito afastado Heródoto Bento de Mello, ligou na manhã de ontem para a coluna Bastidores da Política para desmentir que HBM tivesse falecido no Paraná. HBM, que ainda se recupera do acidente sofrido numa estação ferroviária na Suíça, em setembro do ano passado, está hospedado na casa de uma de suas filhas, em Londrina. “Soube do boato e liguei para ele [Heródoto]. Ele está bem e muito animado”, disse o publicitário.
Manoel do Pote afirma
que cumpre seu último
mandato como vereador
Após quatro mandatos como vereador, Manoel Martins, mais conhecido como Manoel do Pote (PSB), anuncia que encerrará a carreira política em 31 de dezembro de 2012. Isto porque, segundo ele, já tomou a decisão de não concorrer a um novo mandato no pleito do ano que vem. “É verdade. Não serei mais candidato na próxima eleição”, disse.
Vereador mais velho da atual legislatura (completa 72 anos em novembro), Manoel do Pote retornou à Câmara semana passada, após ter ficado cerca de 40 dias afastado devido a uma delicada cirurgia para implantação de uma prótese na cabeça do fêmur. Por recomendação médica, o vereador tem se locomovido amparado por um par de muletas. “Se dependesse de mim já teria deixado elas [as muletas] de lado, mas quem manda é o médico. A minha operação foi bem-sucedida e já estou quase bom”, disse.
Manoel do Pote disse que, com sua decisão de não concorrer mais a nenhum cargo eletivo, a ideia é que seu filho, o engenheiro civil Joelson Almeida Martins, coloque seu nome à disposição para sucedê-lo na vida pública. Joelson, assim como o pai, está filiado no PSB, do deputado federal Glauber Braga e da ex-prefeita Saudade Braga.
Secretaria de Fazenda instala central
para cobrança de tributos municipais
A Secretaria Municipal de Fazenda colocou em funcionamento ontem, 27, a Central de Cobrança Administrativa — situada na Avenida Alberto Braune 224, Centro. A central tem como principal objetivo melhorar o atendimento ao contribuinte e também incrementar as receitas municipais. A central de cobrança terá a árdua tarefa de diminuir os altos índices de inadimplência de tributos municipais. Este ano, por exemplo, estima-se que 42% do IPTU (estimado em R$ 12 milhões) não foram pagos pelos contribuintes. O índice é maior ainda em relação ao ISS: 60% da arrecadação de R$ 14 milhões previstas no orçamento municipal. Em relação aos anos anteriores, os valores não pagos são inscritos na dívida ativa.
De acordo com o secretário de Fazenda, Francisco Assis Barbosa, a central dá oportunidade ao contribuinte de regularizar seus débitos junto à fazenda pública municipal de forma mais célere. Numa primeira fase, o secretário aposta no bom relacionamento técnico com empresas e prestadores de serviço do município e contribuintes do IPTU, ISS e outros tributos municipais. Caso não haja o pagamento administrativo, haverá a cobrança judicial, através da Procuradoria da Prefeitura.
Francisco Assis adverte para duas opções: se o débito já está ajuizado ou não. Nos dois casos o contribuinte deve se dirigir à Central. No primeiro caso, o atendimento é feito no cartório de execução fiscal existente na própria Central, com os débitos sendo parcelados.
A fim de incrementar as receitas municipais, a Secretaria Municipal de Fazenda está intensificando a fiscalização, tanto com estratégias de inteligência, com cruzamento de dados, quanto com o aumento da equipe de fiscais. Para o secretário, é importante que o contribuinte se antecipe à fiscalização e quite seus débitos, a fim de evitar acréscimos financeiros com multas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Deixe o seu comentário