Arquivo de Notícias
Bastidores da Política - 27 de outubro.
terça-feira, 11 de janeiro de 2011
por Jornal A Voz da Serra
Ledir Porto confirma que deixará Secretaria de Educação
“Não seria ético permanecer no cargo sem
a presença do doutor Heródoto no governo”
A professora Ledir Porto confirmou ter conversado segunda-feira, 25, com o prefeito em exercício, Dermeval Neto, oportunidade em que pediu exoneração do cargo de secretária municipal de Educação. Ela argumentou que não seria ético de sua parte permanecer no governo sem a presença do prefeito licenciado, Heródoto Bento de Mello, e também justificou o seu pedido alegando solidariedade ao grupo de secretários demitidos pelo prefeito em exercício. Ledir Porto, entretanto, afirmou que vai esperar a nomeação de seu substituto para fazer uma transição do cargo sem atropelos, de modo a não atrapalhar a continuidade do serviço e não prejudicar o fim do ano letivo nas escolas públicas municipais.
“Sempre cultivei valores e ética. Como faço parte de uma equipe (secretariado de Heródoto) e esta equipe foi desmantelada, entendo que devo sair também”, disse ela, ressaltando que, de forma alguma, tem divergências pessoais com o prefeito em exercício, de quem tem grau de parentesco (é tia da esposa de Dermeval Neto).
Ledir Porto acredita num retorno em breve do prefeito licenciado, que permanece internado em um hospital no Rio de Janeiro, restabelecendo-se de um acidente sofrido na estação ferroviária de Lausanne, na Suíça, em setembro. Heródoto, neste período de afastamento, já apresentou três pedidos de licença médica à Câmara. “Creio no retorno do doutor Heródoto e, quando isto acontecer, poderei repensar a minha decisão de deixar a Secretaria de Educação”, frisou.
Reiteradas vezes, a secretária de Educação disse que está agindo com muita ética e dignidade e que, embora já tenha comunicado oficialmente a sua saída, pediu a sua equipe de trabalho e também aos diretores de escolas para que permaneçam em seus cargos. “Não há como negar que Nova Friburgo passa por um momento de insegurança política”, disse, referindo-se à indefinição sobre o retorno de Heródoto e às atitudes adotadas nos últimos dias pelo prefeito interino. “Mas pedi a todos (auxiliares) que continuem trabalhando com motivação, como sempre fizeram”, disse. “A secretaria está desenvolvendo grandes projetos e eles não podem ser paralisados de forma alguma. A transição do cargo será feita com muita tranquilidade e equilíbrio, para não atrapalhar as 20 mil crianças da nossa rede escolar”, destacou.
Lindberg lidera hoje carreata e
caminhada pró-Dilma na cidade
A candidata petista Dilma Rousseff não virá mesmo a Nova Friburgo, assim como seu adversário no segundo turno, José Serra (PSDB). Mas, às vésperas do término da campanha eleitoral para o segundo turno, o senador eleito Lindberg Farias (PT) comandará carreata e caminhada no município para pedir votos à candidata majoritária de seu partido.
Lindberg não estará sozinho nas ruas para tentar reverter a derrota de Dilma (30%) para Serra (39%) em Nova Friburgo, em 3 de outubro. Já confirmaram presenças na carreata e caminhada o deputado federal eleito Glauber Braga (PSB) e o próprio suplente de Lindberg no Senado, o deputado estadual Olney Botelho (PDT).
A carreata pró-Dilma terá concentração às 14h, no Parque de Eventos na Via Expressa, em Olaria. Em carro aberto, Lindberg cruzará a cidade até Conselheiro Paulino e depois retornará ao Centro. Na Praça Dermeval Barbosa Moreira, em frente ao Ienf, está previsto comício, que antecederá à caminhada de Lindberg, Glauber e Olney na Avenida Alberto Braune.
Eleitor não pode ser preso
até terça da semana que vem
Desde ontem, 26, até o dia 2 de novembro, às 17h, nenhum eleitor poderá ser preso, para que seja garantido o livre exercício do voto, informa o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Pela lei eleitoral, nenhuma autoridade pode, desde cinco dias antes e até 48 horas depois do encerramento da eleição, prender ou deter qualquer eleitor.
As únicas exceções são se houver flagrante delito (de crime afiançável ou inafiançável), se o eleitor sofrer sentença criminal condenatória por crime inafiançável, ou por desrespeito a salvo-conduto. O eleitor não pode ser preso por crime cuja situação de flagrante já se encerrou, por condenação a crime afiançável ou por prisão preventiva ou provisória decretada.
Ato pró-Serra na Câmara
Aliados do candidato à Presidência da República, José Serra (PSDB), promoveram na sexta-feira, 22, ato político no plenário da Câmara. O evento foi organizado pelos presidentes municipais do PSDB e DEM, Marcelo Verly e Raul Marcos, respectivamente, e também pelo presidente regional do PPS, o deputado reeleito Comte Bittencourt. Os tucanos, democratas e socialistas formam a coligação nacional do presidenciável que disputa no próximo domingo, 31, o segundo turno, contra a petista Dilma Rousseff.
Vox Populi: Dilma tem a preferência
dos eleitores católicos e evangélicos
Pesquisa Vox Populi divulgada nesta segunda-feira, 25, mostra a presidenciável do PT, Dilma Rousseff, à frente da disputa do segundo turno com 49% das intenções de votos totais, enquanto José Serra (PSDB) marcou 38%. O número de eleitores que dizem votar nulo ou em branco é de 6%. Entre os que se dizem indecisos ou não responderam, o índice é de 7%. Pelos votos válidos, Dilma aparece com 57% contra 43% do tucano.
Segundo a pesquisa, 88% dos entrevistados dizem já ter certeza da decisão tomada. Entre os eleitores de Dilma, 53% são homens e 46%, mulheres. Já Serra tem mais apoio entre mulheres (40%) do que entre os homens (36%). A pesquisa mostra que a petista venceria entre eleitores católicos (51% a 39%), católicos não praticantes (53% a 35%) e evangélicos (44% a 41%). Entre os eleitores que não têm religião, a vantagem da petista é de 46% a 38%.
O levantamento, encomendado pelo portal iG, ouviu 3.000 pessoas em 214 cidades, entre os dias 23 e 24 deste mês. A margem de erro é de 1,8 ponto percentual para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o número 37.059/10.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Deixe o seu comentário