Arquivo de Notícias
Bastidores da Política - 27 de janeiro 2012
sexta-feira, 06 de abril de 2012
por Jornal A Voz da Serra
DER entrega hoje as obras da Ponte de Bom Jardim
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ) entrega hoje, sexta-feira, a recuperação dos acessos a Ponte de Bom Jardim no entroncamento com a RJ-116, restabelecendo a ligação dos eixos norte e sul com essa importante rodovia. Essa obra é fundamental para retomada da ordem desse local que foi fortemente atingido com a tragédia das chuvas da Região Serrana no ano passado. A reintegração dessa ponte, que foi destruída e é a única entrada para o município de Bom Jardim, é considerada estratégica para a retomada natural da rotina dos moradores dessas áreas atingidas. As ações foram focadas nos reparos e reforço permanente nas cabeceiras dos dois lados, somado a pavimentação, melhorias físicas e operacionais da ponte.
A recuperação estrutural da ponte e pavimentação dos acessos nesse trecho sentido para a RJ-116 é resultado do empenho do DER-RJ, junto com o investimento do Governo do Estado de aproximadamente R$ 12 milhões na realização deste projeto. Os serviços para o acesso da ponte, de 70 m de comprimento por 17,5 m de largura, seguem em andamento no sentido para a RJ-146, com previsão de entrega para março deste ano. Cerca de 50 homens trabalham diariamente na realização dos trabalhos. Até a conclusão total serão construídas ainda as muretas de divisão e implantação de uma nova sinalização. Vale ressaltar que em paralelo ao cronograma dessa obra complexa, se fez necessário a participação do exército, que atuou no local improvisando uma estrutura metálica que pudesse realizar a ligação entre Nova Friburgo e Bom Jardim, sendo a solução paliativa de momento.
A RJ-116 é a principal via de escoamento de hortifrutigranjeiros das regiões produtoras para a capital, passando pelos municípios de Cachoeiras de Macacu, Nova Friburgo, Bom Jardim, Duas Barras, Cordeiro, Macuco, São Sebastião do Alto, Itaocara, Aperibé, Santo Antônio de Pádua, Miracema e Laje do Muriaé. É também a maior rodovia estadual do Rio de Janeiro e tem vários trechos de perímetro urbano. A previsão é que mais de 200 mil pessoas serão diretamente beneficiadas com a concretização desta obra.
Nova Friburgo terá 1ª Conferência
sobre transparência em fevereiro
A iniciativa é do prefeito Sérgio Xavier, atendendo decreto presidencial: nos dias 13 e 14 de fevereiro, Nova Friburgo será sede da 1ª Conferência Sobre Transparência e Controle Social (Consocial), abordando o tema “A sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública”. O evento é preparatório para a conferência nacional.
A conferência municipal terá como objetivos debater e propor ações de promoção da participação da sociedade civil no acompanhamento e controle da gestão pública e de fortalecimento da interação entre sociedade e governo; promover, incentivar e divulgar o debate e o desenvolvimento de novas ideias e conceitos sobre a participação social no acompanhamento e controle da gestão pública; estimular os órgãos e entidades públicas a implementar mecanismos de transparência e acesso a informações e dados públicos, além de fomentar o uso dessas informações em benefício da sociedade; entre outros.
A Conferência encaminhará propostas e elegerá delegados para a 1ª Conferência Estadual sobre Transparência e Controle Social, a se realizar no fim do ano no Rio de Janeiro. As despesas com a organização e realização do evento serão de responsabilidade da Prefeitura.
Câmara sanciona lei destinando 10%
das casas populares para policiais
Dez por cento das casas populares nos programas executados no município terão que ser destinadas para policiais militares e civis. A proposta de autoria do vereador Marcos Medeiros (PTB) não foi sancionada pelo prefeito, mas passa a ter força de lei após ter sido promulgada esta semana pela mesa diretora da Câmara.
Para ter direito aos imóveis, os policiais militares e civis terão que comprovar atestado de residência e trabalho no município, não possuir imóvel próprio e ainda atender aos demais requisitos regulamentares exigidos pelos órgãos competentes responsáveis pela seleção de interessados em adquirir a unidade habitacional.
A Câmara também promulgou esta semana lei de autoria do vereador Cláudio Damião (PT) obrigando a Fundação Municipal de Saúde a designar funcionário de seu corpo técnico para acompanhar os doentes e pacientes que utilizam o transporte para fora do município, em qualquer que seja o veículo utilizado para tal transporte. O referido funcionário deve ser uma pessoa apta a prestar primeiros socorros e deve estar também munido de kit de primeiros socorros e de medicamentos em geral para uso em caso de emergência.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Deixe o seu comentário