Arquivo de Notícias
Bastidores da Política - 24 de fevereiro.
sábado, 31 de julho de 2010
por Jornal A Voz da Serra
Governo Heródoto confirma
mudança na liderança na Câmara:
Sai Marcelo Verly, entra Jorge Carvalho
O vereador Jorge Carvalho (PMDB), que já teve duas reuniões esta semana com o prefeito Heródoto Bento de Mello no Palácio Barão de Nova Friburgo, é o novo líder do governo municipal na Câmara. Jorge Carvalho está ocupando temporariamente a cadeira de vereador, por conta da licença do Legislativo do atual superintendente da Autran, vereador Vanor Breder Pacheco (PSC). O peemedebista substituirá no cargo o vereador Marcelo Verly (PSDB).
Ex-adversário político de Heródoto, Jorge Carvalho comentou a escolha de seu nome: “Sou do PMDB que, junto com o PSC, elegeu o prefeito Heródoto em 2008. O PMDB não está no governo municipal por oportunismo, mas faz parte por ter sido legitimado nas urnas, apoiando a candidatura de Heródoto”, disse ele, lembrando que, antes da eleição municipal, aconteceu uma reconciliação entre os dois, fato inclusive retratado numa manchete de A VOZ DA SERRA.
Um ex-adversário liderar o governo na Câmara não é novidade. O próprio Marcelo Verly se reelegeu vereador por um grupo político adversário da candidatura Heródoto. Verly e HBM também já tiveram divergências na época em que Heródoto estava filiado ao PSDB, o que, inclusive, gerou seu desligamento da sigla tucana. Em entrevista esta semana, o vereador do PSDB destacou que sua saída do cargo de líder do governo na Câmara “não denota qualquer rompimento com o prefeito (Heródoto)”. Ele estava na liderança desde janeiro de 2009 e, mesmo não confirmando, especula-se que tenha deixado a função para se dedicar a uma possível candidatura a deputado federal este ano.
Edson Flávio: “Não me considero
vereador da bancada governista”
O vereador Edson Flávio (PR) – que na semana anterior ao Carnaval se negou em duas sessões consecutivas a votar um projeto do Executivo que propõe a organização estrutural da Fundação Municipal de Saúde (FMS) - disse ontem, 23, antes do retorno das sessões legislativas, que só votará em propostas que entenda serem positivas para o município. Segundo ele, a proposta de organização da FMS remetida pelo governo municipal para apreciação na Câmara “é cheia de falhas”, entre as quais o fato de não propor reajuste salarial para todos os funcionários da Saúde. Edson Flávio, inclusive, disse ter se reunido na manhã de ontem com o secretário de Saúde, Ostvald Dantas, para expor seu ponto de vista.
Indagado se o fato de se negar a aprovar um projeto do Executivo poderia gerar um afastamento da bancada governista, Edson Flávio afirmou: “Não fui eleito e também nunca me considerei da bancada governista”, embora reconheça que durante a atual legislatura tenha votado a favor da grande maioria dos projetos remetidos pelo prefeito. “Considero-me independente, mas voto com consciência. Se entendo que os projetos são bons, voto a favor. Avalio que, agindo desta forma, estou contribuindo para a governabilidade do município”, destacou.
Famoso historiador suíço deve receber comenda da Câmara
O pedido teria sido feito pelo prefeito Heródoto Bento de Mello (PSC) e, segundo informações, sensibilizou o presidente da Câmara, vereador Sérgio Xavier (PP). Este ano, uma das duas Comendas Barão de Nova Friburgo – principal honraria oferecida pelo Legislativo – já tem dono: será entregue ao famoso historiador suíço Martin Nicoulin que, além de ser amigo do chefe do Executivo, é um dos maiores incentivadores e articuladores do intercâmbio entre o município e o povo colonizador.
O segundo agraciado ainda não foi escolhido, mas, caso a distinção a Nicoulin seja confirmada pelo plenário da Câmara, será a primeira vez que a distinção será entregue a um estrangeiro.
A exemplo de 2009, a solenidade de entrega das comendas será antecipada para o mês de maio, de forma a coincidir com os festejos de aniversário de Nova Friburgo.
Junto com as comendas, a Câmara também homenageia personalidades que não nasceram no município, mas que, na opinião dos vereadores, contribuem para o desenvolvimento da cidade.
No total serão entregues este ano 56 títulos de cidadania, quatro por cada vereador – inclusive com a indicação também dos dois vereadores que estão licenciados da Câmara.
Ônibus da Assembleia prestou atendimento em Conselheiro
Neste mês de fevereiro o ônibus da Assembleia Legislativa já havia estado em Nova Friburgo para prestar serviços à população no centro da cidade. Mas, quando faria o mesmo em Conselheiro Paulino, quebrou. Para compensar, o veículo retornou ontem ao distrito. Segundo o secretário municipal de Assistência Social, Isaque Demani, o ônibus da Alerj prestou serviços gratuitos de orientações aos portadores de deficiência, tais como isenção de tributos para aquisição de automóveis, questões referentes à Carteira Nacional de Habilitação, passe livre, obtenção de próteses através do SUS e informações sobre aposentadorias por invalidez, isenção de imposto de renda e da taxa de incêndio, entre outras questões.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Deixe o seu comentário