Arquivo de Notícias
Bastidores da Política - 24 a 26 de setembro 2011
sexta-feira, 06 de abril de 2012
por Jornal A Voz da Serra
Câmara define em breve quantos vereadores serão eleitos em 2012
Número de cadeiras no Legislativo poderá ser de 15, 17 ou 21
A única coisa certa é que o número de vereadores eleitos no ano que vem para a legislatura 2013/2016 será maior do que as atuais 12 cadeiras. Se a quantidade vai aumentar para 15,17 ou 21 ainda é uma incógnita. A decisão deve sair nas próximas semanas, quando o plenário do Legislativo friburguense analisará as propostas que, por enquanto, estão sendo discutidas informalmente na Casa.
Há dois anos, quando o Congresso Nacional promulgou uma lei restringindo o repasse de recursos do Executivo para o Legislativo no orçamento anual dos municípios, Nova Friburgo ficou automaticamente autorizada a aumentar a quantidade de vereadores para até 21 representantes na próxima legislatura. Porém, nos últimos dias, o presidente da Câmara, Sérgio Xavier, solicitou ao procurador do próprio Legislativo, o advogado Guilherme Cardoso, um estudo sobre o assunto. Em fase de elaboração, este estudo analisa a possibilidade do número de cadeiras ficar entre 15 a 17 parlamentares.
A decisão final, seja qual for, será dada pelo plenário da Câmara composto por 12 vereadores que, em sua grande maioria, tem interesse pessoal no tema. Isto porque, como se sabe, quase todos os atuais parlamentares municipais pretendem concorrer a um novo mandato proporcional no ano que vem.
Regional passa PMDB local “de porteira fechada” para o presidente da Câmara
O vereador e presidente da Câmara, Sérgio Xavier, está mesmo com os dois pés fora do PP e com os dois fincados no PMDB. Há informações de que ele já teria assinado oficialmente a sua filiação no partido peemedebista no meio desta semana, em um encontro no Rio de Janeiro. O vereador não só está se filiando ao novo partido, como também recebeu a incumbência de presidí-lo em Nova Friburgo. O presidente do Legislativo também tem o seu nome cotado para disputar a Prefeitura em 2012, encabeçando uma aliança que já contaria com o apoio de outros quatro siglas: PDT, PP, PSC e PPS.
A filiação de Sérgio Xavier deve mudar completamente as bases do PMDB no município, até porque, no linguajar popular, ele receberá o partido “de porteira fechada”, com amplos poderes de decisão. Antes disso, a regional terá que tomar decisões sobre a permanência ou não de outros filiados, como o atual prefeito Dermeval Neto, o vereador e líder do governo na Câmara, Jorge Carvalho, e ainda com o presidente municipal dos peedebistas, Braulio Rezende Filho. A tendência é que os três venham a se desligar da sigla.
Secretário de Agricultura pode desistir de ir para PT
O advogado e atual secretário municipal de Agricultura, Roberto Wermelinger, disse que subiu no muro a sua filiação no Partido dos Trabalhadores. Há 15 dias, ele havia anunciado que estava se desfiliando do PMDB para assinar no PT, partido pelo qual concorreria a uma vaga de vereador em 2012. Atualmente, Wermelinger é o primeiro suplente de vereador da coligação PMDB/PSC e preferiu permanecer na Prefeitura do que assumir uma cadeira no Legislativo com a licença de Vanor Breder Pacheco (secretário de Serviços Públicos). A cadeira na Câmara é ocupada pelo segundo suplente, Jorge Carvalho - líder do governo.
Wermelinger disse que a sua provável desistência de assinar no PT deve-se à demora do partido em tomar uma decisão. Ele disse ter percebido uma certa má vontade de alguns petistas com a sua filiação já que, como provável candidato à vereança em 2012, estaria provocando ciúmes políticos internamente.
O secretário de Agricultura não descartou completamente a filiação no PT. Ele, contudo, já está analisando propostas de outros partidos, como a própria permanência no PMDB.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Deixe o seu comentário