Arquivo de Notícias
Bastidores da Política - 22 de junho 2011
domingo, 31 de julho de 2011
por Jornal A Voz da Serra
Prefeitos e secretários de Saúde
debatem implantação do Samu
Prefeitos e secretários municipais de Saúde de diversos municípios serranos se encontraram ontem, 21, em Nova Friburgo, para discutir a implantação do Sistema de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O encontro aconteceu no Centro Administrativo da Prefeitura (antigo prédio da OI/Telemar).
O prefeito Dermeval Neto e a secretária de Saúde, Jamila Calil, foram os anfitriões da reunião, que também contou com a presença do deputado estadual Rogério Cabral e a representante do secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, Monique Fazzi. O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Serrana (CIS-Serra) enviou Marcos Celi como interlocutor.
O governo federal se comprometeu a arcar com 50% das despesas do Samu na Região Serrana e o governo estadual, que havia acenado com a possibilidade de complementar o restante, voltou atrás e ficará com 25% dos gastos, igual parcela de responsabilidade dos municípios. O governo federal já cedeu 19 ambulâncias básicas e outras três especiais para serem distribuídas aos municípios que, entretanto, só entrarão em funcionamento quando o programa for efetivamente regulamentado. Não ficou definida a data em que isto acontecerá.
Magistério municipal debate política
salarial com secretário de Educação
Hoje, 22, às 18h, o secretário municipal de Educação, Marcelo Verly, debaterá no Teatro Municipal de Nova Friburgo — com a presença da Comissão de Educação da Câmara de Vereadores — a política salarial com profissionais do setor, em audiência pública específica. A intenção do governo municipal é traçar a nova política salarial a tempo de ser incluída no planejamento do Orçamento de 2012.
O secretário garantiu ontem, 21, que todos os números relativos à folha de pagamento da Educação em Nova Friburgo serão apresentados e “os profissionais presentes terão a oportunidade de participar e influir diretamente na construção da proposta salarial. O objetivo final da discussão é a valorização do profissional”, disse.
Estarão em pauta temas como os valores globais da folha de pagamento, possibilidades de aumento salarial e suas implicações, efetivação do plano de cargos, carreiras e salários do magistério e proposta de plano para pessoal de apoio, vantagens e desvantagens dos regimes celetista e estatutário, limites legais de gastos com pessoal, aplicação de recursos do Fundeb na folha de pagamento, chamada dos concursados de 1999 e 2007, entre outros assuntos.
PMDB lidera em número de filiados, divulga TSE
O PMDB é o partido com o maior número de brasileiros filiados a uma legenda política. Levantamento realizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostra que a sigla abriga 2,3 milhões de filiações. O PT vem em segundo, com 1,4 milhão. Na terceira posição aparece o PP (1,36 milhão); seguido pelo PSDB (1,32 milhão); PTB (1,15 milhão); PDT (1,13 milhão); e DEM (1,09 milhão). As sete legendas abrigam a maioria dos quase 14 milhões de brasileiros filiados a partidos políticos. Segundo o TSE, existem hoje 13.962.531 filiados a algum dos 27 partidos registrados na Justiça Eleitoral.
O PMDB é também a legenda com o maior número de mulheres filiadas (1.025.337), seguido do PT (607.469), e do PSDB (583.450). Na faixa etária em que o voto é facultativo (16 a 18 anos), o PP lidera em número de filiados (662). Em seguida vem o PT (632) e o PMDB (545).
Senado aprova isenção de equipamentos hospitalares
A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou terça-feira, 21, — por 12 votos a um — projeto que isenta do pagamento de vários tributos os equipamentos hospitalares importados e sem similar nacional. Analisada em caráter terminativo, a proposta segue para a Câmara, sem necessidade de passar pelo plenário da Casa.
O projeto isenta equipamentos e materiais hospitalares, sem similar nacional, listados em ato conjunto dos ministros da Saúde e da Fazenda, dos impostos de Importação, do IPI, da Contribuição para o PIS/Pasep e da Cofins. A medida influi, por exemplo, na taxação de equipamentos para ressonância magnética e tomografia.
Glauber recebe secretário
friburguense em Brasília
O deputado federal Glauber Braga (PSB) recebeu em seu gabinete parlamentar, em Brasília, a visita do secretário municipal de Projetos Especiais, Gustavo Sarruff, e da subsecretária de Convênios da Prefeitura, Valeska Ornelas. O objetivo do encontro, segundo o deputado, foi acompanhar os dois representantes do governo municipal em contatos em vários ministérios para tentar rever a liberação de algumas emendas para a cidade.
“Fui procurado pelo Gustavo e pela Valeska para poder ajudá-los aqui no Congresso. Existem alguns recursos para a cidade que precisam ser liberados, mas estão presos por burocracia ou por que o município perdeu alguns prazos”, explicou Glauber.
Estado estima que
Região Serrana receberá
200 mil turistas em julho
Nova Friburgo, Teresópolis e Petrópolis tentam se reerguer após a tragédia climática, sobretudo atrair de volta o turismo. Na avaliação do governo estadual, as três cidades deverão receber cerca de 200 mil turistas durante os 31 dias de julho, quando acontecerá o Festival de Inverno nas cidades serranas. A estimativa foi divulgada na página oficial do governo estadual.
Em Nova Friburgo acontecerão dois festivais de inverno. Um organizado pela Prefeitura, entre os dias 1º e 7 de julho; e o segundo promovido pelo Sesc-Rio, de 8 a 31 de julho. Nestes eventos estão previstos shows, exposições, peças teatrais, filmes, palestras e outras programações culturais.
“A Região Serrana, que reúne alguns dos mais importantes destinos turísticos do estado, atrai, anualmente, milhares de turistas durante o inverno. Aliado ao clima convidativo, os eventos, promovidos durante a alta estação da região, incentivam turistas a se deslocarem para as festas. Este ano, em especial, a participação dos visitantes é importante para que as cidades, que foram atingidas no início do ano pelas fortes chuvas, possam mostrar ao público que estão aptas a receber, com conforto e excelência, aqueles que forem prestigiar os eventos”, avalia representante cultural do governo estadual.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Deixe o seu comentário