Arquivo de Notícias
Bastidores da Política - 22 de dezembro.
terça-feira, 11 de janeiro de 2011
por Jornal A Voz da Serra
Convidada por Jamila, diretor financeiro da Unimed assume a direção do Hospital Municipal Raul Sertã
Os novos diretores geral e médico do Hospital Municipal Raul Sertã já estão definidos. Ontem pela manhã, a também nova secretária municipal de Saúde e presidente da Fundação Municipal de Saúde, Jamila Calil, que assumiu os cargos há cerca de dez dias, fez a apresentação protocolar de Antonio Fabiano Chicre da Costa e Evandro Vahia de Abreu ao prefeito em exercício, Dermeval Neto, durante audiência na Prefeitura. Antonio Chicre passa a responder pela direção geral e Evandro Vahia pela direção médica do HRS.
Antonio Chicre ocupa atualmente a direção financeira da Unimed, e seu colega também faz parte do grupo médico particular e, num passado recente, foi o diretor geral do Hospital Unimed. Ambos, porém, têm vasta folha ligada à rede pública desde a época da Benemérita Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Nova Friburgo, gestora do antigo hospital público Santo Antônio, que deu origem ao atual Raul Sertã.
Dermeval Neto elogiou Jamila pelas duas escolhas e a nova secretária da Saúde destacou que os dois diretores do Raul Sertã são pessoas que têm muito a colaborar com a gestão pública da cidade. Chicre e Evandro comungam da ideia de que é hora, mais uma vez, de dar sua contribuição para a coletividade.
Câmara faz sessão extra para votar concurso de 99
A Câmara realiza sua segunda sessão extraordinária de fim de ano (a primeira foi dia 14, para aprovar o Orçamento municipal de 2011), a fim de votar anteprojeto de lei de autoria do prefeito em exercício, Dermeval Neto, com o intuito de corrigir e ratificar os editais do concurso público da Prefeitura de 1999 que, segundo advogados do governo municipal, serão suficientes para validar o processo seletivo de servidores, que vem sendo discutido judicialmente há dez anos. A sessão extra foi marcada para a próxima segunda-feira, 27, às 9h.
A tendência é de que a matéria seja aprovada pelos 12 vereadores, embora parte dos legisladores friburguenses – que votarão a favor – demonstre cautela com relação à eficácia da matéria para sepultar de vez o imbróglio jurídico envolvendo cerca de quatro mil concursados de 1999.
Vereadores aprovam projeto para combater a homofobia
A Câmara aprovou na última sessão ordinária do ano projeto de autoria do vereador Cláudio Damião (PT) – foto –, proibindo qualquer forma de discriminação a pessoas em razão da sua orientação sexual. A iniciativa teve como origem o Centro de Referência de Promoção da Cidadania LGBT Hanna Suzart. A matéria foi aprovada por 10 a 2 e segue para sanção do prefeito em exercício, antes de ser publicada.
“A aprovação do projeto significa que a Câmara está caminhando em defesa da tolerância e da cidadania. Fico feliz por ser porta voz daqueles que lutam por uma sociedade despida de preconceitos e que prime pela igualdade”, disse Damião. “Sabemos que é pretensão eliminar por completo todas as formas de discriminação, contudo é mais um passo em direção a uma sociedade em que prevaleça a diversidade, a diferença natural e cultural entre as pessoas”, acrescentou.
Ainda segundo Damião, “é importante lembrar que há também a lei estadual 3406, sancionada no ano de 2000 pelo então governador Anthony Garotinho, que combate atitudes de preconceito contra homossexuais e, assim como a lei aprovada pela Câmara de Nova Friburgo, preserva o exercício regular do direito à manifestação artística, bem como à liberdade religiosa e de pensamento”, lembrou.
Rogério Cabral defende apoio a agricultor que proteja a natureza
Produtores rurais poderão receber apoio financeiro para auxiliar na conservação da vegetação e dos recursos hídricos no Estado. É o que prevê o projeto de lei de autoria do deputado estadual Rogério Cabral, que cria o Programa Amigos da Natureza (PAN). Ele foi votado pela Assembleia Legislativa, em segunda discussão, nesta terça-feira, 21.
O projeto autoriza o Estado, em parceria com demais governos e com a iniciativa privada, a pagar pelas medidas de conservação. O valor do apoio será fixado por hectare por área de preservação ambiental e poderá aumentar em 50% sempre que um conjunto de medidas individuais puder constituir um projeto de conservação de micros ou bacias hidrográficas.
Embora o texto não traga o valor do auxílio, que deverá ser estabelecido pelo governo estadual, ele define seu prazo mínimo: dez anos. Para o deputado friburguense, a proposta favorece a conservação dos recursos naturais e o reflorestamento, beneficiando o produtor rural.
“É um estímulo à consciência ambiental e à conservação e um meio eficaz de beneficiar os agricultores familiares”, diz.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Deixe o seu comentário