Arquivo de Notícias
Bastidores da Política - 21 de junho 2011
domingo, 31 de julho de 2011
por Jornal A Voz da Serra
Prefeito e Defesa Civil rebatem crítica
de colunista sobre uso de caminhonete
A semana começou quente na política friburguense. O motivo do imbróglio foi a fotolegenda publicada pelo colunista de O Globo, Ancelmo Gois, sob o título “O que é isso, sr. prefeito?”, retratando a compra feita pela Prefeitura de uma caminhonete para a Defesa Civil com recursos do SOS Brasil, após a tragédia climática de 12 de janeiro. Na referida nota, o colunista afirma que o veículo “está sendo usado pelo prefeito Dermeval em alguns de seus deslocamentos”, em detrimento aos 15 engenheiros do órgão que, por enquanto, “sequer pegaram as chaves” e são obrigados “a se espremer em um único carro”. O colunista encerrou a notícia publicada na edição de ontem, segunda-feira, com o comentário “coisa feia!”.
A reação do governo municipal à notícia foi imediata. A Comunicação Social da Prefeitura distribuiu duas cartas à imprensa — também encaminhadas ao autor da notícia — questionando “o exagero” e a conotação “difamatória”. Uma das cartas é assinada pelo próprio prefeito Dermeval Neto e outra de autoria do coordenador local da Defesa Civil, coronel Roberto Robadey.
Em ambas as cartas, de conteúdo muito semelhante, o prefeito e o coordenador da DC esclarecem que “realmente o veículo [a caminhonete em questão] foi adquirida com recursos do SOS Brasil, visando dotar a nossa Defesa Civil dos equipamentos necessários para o bom funcionamento da mesma e capacitá-la para atendimento à população friburguense, em especial aos moradores de áreas de difícil acesso, tão castigadas pelas chuvas de 12 de janeiro”. No entanto, “cabe ressaltar que o veículo em questão ainda não está equipado para ações emergenciais, o que será feito tão logo recebamos mais dois veículos (...) possibilitando, então, o trabalho de profissionais [da Defesa Civil] que têm se dedicado arduamente aos serviços de atendimento às comunidades em áreas de risco”.
Ainda nas cartas, o governo municipal chama a atenção do colunista de O Globo para a própria foto publicada por ele, onde se percebe que a caminhonete está adesivada com o nome da Defesa Civil e ainda com a origem dos recursos usados para a sua aquisição [SOS Brasil], “prezando assim pela transparência e pela honestidade em todas ações administrativas”.
O prefeito esclarece que o veículo já foi sim utilizado por ele, juntamente com o coronel Roberto Robadey, e também por outros profissionais da Defesa Civil “todas as vezes em que foram necessários deslocamentos às áreas de difícil acesso, o que não entendo como ato ilegítimo, mas apenas como cumprimento da minha função, no cargo em que estou investido”, destaca. Dermeval acrescenta que, caso contrário do que afirma a fotolegenda, “as chaves se encontram em local de conhecimento e acesso da Defesa Civil” e que a caminhonete não está ainda à disposição de engenheiros e de outros profissionais do setor “simplesmente por não estar equipado para a perfeita utilização e o desempenho das funções técnicas”.
Dermeval e Roberto Robadey acrescentam que “desde a tragédia climática, a Defesa Civil e seus profissionais utilizam veículos [duas caminhonetes] cedidas pelo governo estadual, devidamente equipados e em ótimas condições de uso, dotadas de sinalização luminosa e sonora, o que descarta a hipótese de que 15 engenheiros se espremeram em um único veículo para o cumprimento de suas funções, fato que, por si só, é impossível e denota o interesse da informação em denegrir a imagem do governo municipal e a atuação dos profissionais que integram os quadros da Defesa Civil com seriedade, profissionalismo e nobreza”.
O coronel Robadey ainda lamenta que a nota “venha a macular todo o trabalho de extrema seriedade que vem sendo desenvolvido pelo Poder Público na resposta ao que é apontado como o maior desastre climático da história do país e um dos oito maiores do mundo”, conclui.
Senador aliado afirma que governador “cometeu erros no caso dos bombeiros”
O senador Lindbergh Farias (PT-RJ) foi aliado do governador Sérgio Cabral (PMDB) nas eleições do ano passado e garante que pretende repetir a aliança com o peemedebista na eleição para a Prefeitura do Rio em 2012. No entanto, o senador foi taxativo ao comentar a crise dos bombeiros.
Na opinião de Lindbergh, Sérgio Cabral cometeu uma sequência de erros e deu “declarações infelizes” que serviram para agravar a crise causada pela reivindicação salarial dos bombeiros. E acrescenta: “Aquela prisão de 439 bombeiros tinha tudo pra virar o que virou: um ato de comoção”, disse.
Na opinião do senador, “o governador Sérgio Cabral é muito habilidoso para fazer política com o pessoal da política, com os prefeitos. Tem que ser habilidoso também com os movimentos”, opinou.
Deputado inclui estradas serranas
no programa rodoviário de Cabral
Através de seu blog, o deputado estadual Rogério Cabral (PSB) anuncia ter apresentado emenda ao projeto de Lei de autoria do governador Sérgio Cabral — recentemente entregue à Assembleia Legislativa — sobre a execução do programa rodoviário do Estado do Rio. O referido programa trata da recuperação das estradas estaduais no interior utilizando um empréstimo de U$ 420 milhões obtido junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento.
A emenda do deputado friburguense, segundo ele, visa garantir que parte desses recursos seja destinado à construção da Estrada do Contorno, entre Mury e a entrada de Duas Barras, na RJ-116, visando tirar o tráfego pesado de caminhões do eixo-rodoviário de Nova Friburgo. A proposta ainda prevê a recuperação de estradas estaduais como RJ-142 (Serramar), RJ-130 (Teresópolis), RJ-150 (Amparo), entre outras.
O projeto do governador está tramitando nas comissões internas da Alerj, onde espera pareceres obrigatórios, antes de ser votado pelos deputados estaduais no plenário.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Deixe o seu comentário